Crítica | Invasão a Londres

JWave Cine 61
Essa semana está chegando aos cinema o filme “Invasão a Londres” e ele parece ter sido produzido para aquela galera que gosta de filmes de ação direto dos anos 80.

Dirigido por Babak Najafi, o filme foi produzido pela G-BASE, Milenium Films, LHF Filme, sendo distribuído aqui no Brasil pela Diamond Films.

Trailer

Mas vamos falar da história?
A história tem foco no agente dos Serviços Secretos Norte Americano Mike Banning (interpretado pelo Gerard Butler). Com a esposa grávida e pensando em se demitir do serviço para poder curtir melhor sua família.

Só que a vida não seria tão mansa assim, porque o Primeiro-Ministro Britânico acaba sendo morto após uma cirurgia e faz com que 40 países enviem seus chefes de estado para seu funeral. É nessa realidade, que o presidente americano, Benjamin Asher (interpretado por Aaron Eckhart) precisa do Mike Banning e acaba o retirando de sua folga.

O filme coloca a grandiosidade que é 40 chefes de estado indo para Inglaterra e o quão trabalhoso é para cada equipe, além da própria inglesa em administrar essa “convivência”.

A “invasão”
E é a partir desse ponto que o filme deixa pra trás as falas meio piegas em que se constrói o relacionamento de amizade de Mike com Benjamin, para debater a realidade atual e seu problema com terrorismo.

Cada chefe de estado está presente em algum ponto de Londres. Todos estão indo para a cerimônia do chefe de estado, quando acontecem os primeiros ataques que revelam que até a policia britânica estava com infiltrados.

Da explosão do carro do governo canadense, temos a explosão da Ponte com possível morte do Primeiro-Ministro do Japão. Em poucos segundos, você percebe uma série de ataques em grandes proporções por toda Londres, o que faz que o presidente americano se torne o centro das atenções, restando Mike e sua equipe proteger o presidente.

Opinião
O “Invasão a Londres” tem toda pirotecnia de filmes americanos, mas nem por isso deve ser ignorado ou banalizado como mais um filme de ação.

Ele sabe dosar os diálogos piegas com ótimos diálogos, subvertendo e subindo o nível em algo crescente. Isso sem mencionar as cenas de tirar o fôlego da cidade sendo destruída e virando terra de ninguém.

Em épocas de crise na política do Brasil, temos uma atuação sublime do Morgan Freeman no papel de Vice Presidente dos EUA, Allan Trumbull. Ele assume o país, quando presidente americano vira o alvo dos terroristas e debate em frente as câmeras quando confrontado que já trabalhou com vendas de armas para outros países no passado.

Por mais que a fuga do Mike com Benjamin acabe sucumbindo sua equipe aos poucos, isso não os torna heróis. Todos os lados tem pontos positivos e negativos, sendo debatido em cena que mesmo lutando para sobreviver, aqueles que estão no governo americano não estão tão certos assim.

E é nesse ponto que somos apresentados aos terroristas e a motivação deles de ter criado a “morte do Primeiro-Ministro britânico” para chamar atenção do mundo e sucumbir o próprio num processo de renovação. E que muito além disso, seus planos começaram no momento que eles foram atacados no passado.

Os fatos que aconteceram em “Invasão a Londres” tem a ver com seu inicio rápido no Oriente com um ataque vindo de alguns desses países que estavam ali naquele dia velando o Primeiro-Ministro morto.

E o filme não deixa de lado a violência brutal de “Tropa de Elite” ou “Operação Invasão” e notamos isso com diversos momentos em que Mike tortura os terroristas. Seja em diferentes níveis de tortura, diversas vezes você achará que o personagem irá falar: “Pede para sair”.

O “Invasão a Londres” é um bom filme e pontua o debate da luta contra os terroristas e como eles surgem. Tem seus clichês, mas isso não desmerece nem um pouco a direção de Babak Najafi. Não havia visto nada do diretor antes, mas agora ficarei atento por gostar muito de como foi conduzido e produzido esse filme.

Nota
4 de 5.

Galeria

Agradecimentos a Diamond Films Brasil pelo convite.

Relacionados

Solo Leveling | Desfecho da temporada será exibido neste sábado (30)

Preparem-se para o aguardado desfecho da temporada de Solo...

Guiguzi Desembarca no Honor of Kings

Guiguzi, o mais recente acréscimo ao rol de heróis...

The Elder Scrolls Online | DLC Scions of Ithelia chega aos consoles

Aventureiros de Tamriel, preparem-se para mergulhar nas profundezas das...
spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.