JMangá #85: O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)

JMangá POST 2016 85

Um casal que não se conhece, mas sente afinidade desde o primeiro encontro por acaso e a chuva constante. Esses são os protagonistas de “O Jardim das Palavras” (Kotonoha no Niwa, no original), mangá de volume único ilustrado por Midori Motobashi e trazido ao Brasil pela New Pop e um dos lançamentos do Anime Friends 2016. Curiosos? Então vamos lá!

A história
Takao Akizuki está no primeiro ano do colegial, mas não está muito empenhado em estudar para se formar. Em todos os dias chuvosos, ele cabula aula e pensa no seu verdadeiro objetivo, que é tornar-se um sapateiro. Um dia, ele acaba encontrando por acaso Yukari Yukino, que está se abrigando da chuva no mesmo lugar para onde ele costuma ir quando cabula as aulas. De forma natural, sem nem mesmo se apresentar, os dois iniciam uma amizade descompromissada, apoiando-se um no outro mesmo sem saber o que tanto os aflige.

Devido à época de chuvas, os encontros passam a ser mais frequentes. Takao busca em Yukari uma espécie de permissão para seguir em frente com seu sonho; Yukari, por sua vez, parece estar no limite dos seus sentimentos. Prestes a se mudar de cidade, tem medo de que essa aproximação não permita que ela dê um passo à frente, enquanto Takao nem imagina que o mesmo sentimento caloroso que toma seu peito quando pensa na moça misteriosa é o mesmo que a faz chorar ao se imaginar longe dele.

Apesar de não dizerem nada um para o outro, é certo que eles se amam: como levar adiante tal sentimento com todos os impedimentos que existem em suas vidas? Será que este amor salvará seus corações? Os desdobramentos deste relacionamento ao mesmo tempo terno e triste estão neste lindo one shot, que já está disponível em algumas bancas e nas lojas especializadas.

kotonoha-5

Outras mídias
O mangá é baseado no filme de Makoto Shinkai, que foi premiado como a melhor animação do ano no ITunes Best de 2013, bem como no Festival Internacional de Cinema de Fantasia, no Festival de Stuttgart de Filme de Animação e, também em 2013, recebeu o Prêmio Kobe de teatro (já ouviu nosso podcast sobre o filme? Corre lá no http://www.jwave.com.br/2015/11/jwave-269-o-jardim-das-palavras-kotonoha-no-niwa.html e deixe sua opinião!). Além do mangá e do filme, a trama também tem sua versão novel, escrita por Makoto Shinkai e publicada originalmente de setembro de 2013 a abril de 2014 na revista Da Vinci.

Edição Brasileira
A edição da New Pop está muito linda. Ela vem com o habitual off set sem transparência e páginas coloridas. A revisão, nesta edição assinada pela Débora Tasso, deu uma boa melhorada em comparação com outras obras lançadas pela editora. A tradução ficou a cargo de Sayuri Tanamate e a edição é de Caio Cezar.

Yukari-and-Takao-kotonoha-no-niwa-38820330-1200-933 (1)

Opinião
É uma obra triste, mas ao mesmo tempo acolhedora. O traço leve de Midori Motobashi nos transporta para dentro da história, de um jeito que dá até para sentir os pingos de chuva que castigam e acariciam os personagens ao mesmo tempo.

Takao é um protagonista carismático; parece aquele tipo de pessoa que, mesmo se esforçando para não se envolver com ninguém, dá vontade de chegar perto e insistir na amizade. Yukari parece ter uma personalidade frágil, mas só ela sabe o quanto sofreu até encontrar Takao e reaprender a ansiar por algo que não seja o fim de tudo. Em suma, a história é muito boa e, mesmo dando vontade de ver o que aconteceu depois do desfecho, acredito que a trama se resolveu bem em um volume. Espero que venham outras obras deste tipo para o Brasil, aproveitando a grande variedade de publicações que temos nas bancas hoje em dia.

Agradecemos ao pessoal da New Pop que nos cedeu o volume para análise.

Comentários

comentários


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
%d blogueiros gostam disto: