Review | Louco – Fuga

JQuadrinhos POST 2016 24

A gente tarda um pouco, mas não falha. Assim também é o tom de Louco – Fuga, a décima Graphic MSP, lançada na CCXP 2015 e de autoria do ilustrador paulistano Rogério Coelho. Esse é um dos álbuns que mais me impressionaram e me emocionaram, não à toa. Venham comigo nessa viagem maravilhosa!

louco-fuga-p2

A história

Alguém está fugindo, embora tivesse um objetivo antes de qualquer coisa; salvar seu amigo, preso na gaiola daqueles que não toleram a voz da criatividade, os Guardiões do Silêncio. Aquele que foge é um velho conhecido nosso, Licurgo Orival Capiaspirino de Oliveira, Louco para os íntimos. O prisioneiro é um lindo pássaro dourado, amigo do rapaz desde que este ouviu seu canto pela primeira vez, quando poucos ainda ouviam.

Fugir não significa necessariamente desistir e, por isso, Licurgo decide recuar por um tempo, até que possa retornar ao mundo dos Guardiões do Silêncio para resgatar o Pássaro. Assim decidido, ele encontra uma nova história para ficar enquanto o dia certo não chega.

Neste mundo, o rapaz encontra quatro crianças que sorriem ao assistir seu espetáculo e, sem saber o poder que há em um sorriso, lhe dão força para almejar a tão sonhada liberdade de seu velho companheiro, bem como ampliar ainda mais sua imaginação, que inventa formas cada vez mais criativas de fugir dos captores do Pássaro. Licurgo sabe que não poderá fugir para sempre e que é de suma importância que se apresse para cumprir seu objetivo e, por isso, irá tomar coragem para abandonar a gaiola em que ele mesmo se trancou e, finalmente, abrir novamente uma portinha há muito fechada. Como ele fará isso, deixo para vocês descobrirem por si mesmos, afinal, que graça tem receber tudo de mão beijada, seja a liberdade ou o final de uma boa história?

louco-fuga-p4

O autor

Rogério Coelho, além de ser um doce de pessoa, é um premiado ilustrador. Já havia participado de outros projetos com os estúdios Mauricio de Sousa, o MSP 50 e no lindíssimo livro Mônica(s).
Ele também colaborou com revistas infantis como a Recreio e é autor dos livros O Gato e a Árvore e O Barco dos Sonhos, ambos publicados pela editora Positivo. Em 2012, recebeu o Prêmio Jabuti pelo trabalho como um dos autores da coleção Mundo Leitor-Linhas da Vida.

LOUCO1

LOUCO2

Opinião

Louco – Fuga é uma obra de arte. O modo como Rogério Coelho trata um personagem tão clássico como o Louco foi poético. O envolvimento dele com o Pássaro, com as crianças e as homenagens não só ao universo clássico da Turma da Mônica como às Graphics antecessoras foi de uma delicadeza ímpar.

O Louco de Coelho não é propriamente alguém desprovido de sanidade mental, mas sim, uma pessoa crescida com alma de menino que deseja salvar alguém querido, mas para isso precisa juntar alguns pedaços que estão espalhados em outros lugares: um sorriso, um apelido carinhoso, um cãozinho agradecido e as lembranças de um canto que dá força aos sonhos, algo que nunca podemos abandonar. Tudo isso, junto com a vontade de ser e estar livre, contribui para que essa Graphic seja não só uma obra-prima do design e dos quadrinhos, mas também uma história para refletir bastante.

Quanto do seu eu interior está tão pressionado pelas responsabilidades do dia a dia que não te permite prestar atenção aos sons à sua volta, às gargalhadas dos seus pares e à beleza que há nas pequenas coisas? Deixe sair um pouco do Louco que há dentro de você. Garanto que fará muito bem.

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img
Artigo anterior
Próximo artigo
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.