Review | Log Horizon #1

JMangá POST 2016 93

Um mundo que só existia na tela do computador agora é a realidade de 30 mil jogadores. Ao instalar a décima segunda expansão do jogo Elder Tale, essas pessoas não foram capazes de se deslogar, ficando presas em um mundo virtual onde não se pode morrer de fato e nem comer com prazer, já que a comida tem uma aparência apetitosa, porém não possui gosto. Será que ainda é possível voltar ao mundo real?

Esse é o plot de Log Horizon, um dos inúmeros lançamentos da New Pop no Anime Friends 2016 e que vou falar um pouco nessa edição do JMangá. Que a aventura comece!

A história

Shiroe é um jogador bem conhecido em Elder Tale; um Enchanter com um apelido bem intrigante, “O Conspirador de Óculos”. Junto com seus amigos, construíram um nome de respeito no jogo e tudo ia bem até o dia em que ficaram presos no mundo virtual.

Após 10 dias sem sucesso nas tentativas de reverter essa nova realidade e preocupados com o clima que começa a pairar em cada canto, ele resolve sair em jornada com seus companheiros Naotsugu (Guardian, amigo de Shiroe desde sempre) e Akatsuki (Assassin devotada a Shiroe desde que este a ajudou em algum momento).

Os companheiros reunidos
Os companheiros reunidos

A missão parece simples: resgatar um dos membros de uma guilda amiga, a meiga e pequenininha Druid Serara. No caminho eles enfrentam muitos perigos (nada é mais assustador do que pessoas que não têm mais nada a perder) e encontram aliados poderosos, mas de nada adianta continuar lutando e saindo em expedições se o maior desafio está longe de ser concluído: voltar para o mundo real sãos e salvos. E esta missão de resgate parece ser apenas o começo, já que os perseguidores de Serara não vão deixá-la em paz tão facilmente.

Outras mídias

A versão mangá de Log Horizon que temos em mãos é baseada na série de novels de mesmo nome, que já conta com 10 volumes no total. Assim como o mangá, os autores são Mamare Touno (roteiro) e Kazuhiro Hara (arte).

Existem muitas franquias de mangás de Log Horizon em andamento no Japão e não sei se todas virão para o Brasil. São elas:

– Log Horizon Gaiden, com 4 volumes até agora;

– Log Horizon: Nishikaze no Ryôdan, também com 4 volumes até agora;

– Log Horizon Gaiden: Nyanta-honcho Shiawase no Recipe, com 2 volumes até o momento.

Além dos mangás, a trama já ganhou duas temporadas de anime com 25 episódios cada, sendo a primeira realizada pelo estúdio Satelight e a segunda pelo Estúdio Deen. É adaptação pra ninguém botar defeito.

A edição brasileira

Como já é praxe da New Pop, a versão brasileira de Log Horizon foi editada em papel off-set. Não traz páginas coloridas, nem ilustrações extras.

Um pouquinho da edição brasileira de Log Horizon
Um pouquinho da edição brasileira de Log Horizon

A revisão está um pouco melhor mas ainda tem trabalho pela frente. A edição ficou por conta de Caio Cezar e a tradução a cargo de Karen Kazumi Hayashida.

Opinião

Apesar de ter personagens até que bacaninhas, Log Horizon não prima pela originalidade. O plot de “viver dentro de um jogo” já foi usado várias vezes com inúmeras variações, como nos violentos e cheios de fan service “Btoom” e “Savanna Game”, no fofinho e curto “.//hack” e até mesmo em parte dos indecifráveis “Enigma” ou “Jogo do Rei”.

Talvez seja cedo para falar algo, já que o primeiro volume não explora muito o momento em que esses jogadores ficam presos no jogo; só sabemos que foi no dia em que lançaram a décima segunda extensão de Elder Tale e que eles não são capazes de sair nem mesmo em caso de game over.

Também não ficou claro para mim o porquê do nome de algumas criaturas serem mantidos entre colchetes: seria por se tratar de um jogo ou era para ter alguma nota de rodapé ou glossário que depois foram abandonados? Ou isso já veio do original e não tem explicação plausível? Enfim, muita coisa ainda precisa ser explicada, mas talvez eu esteja mal acostumada com histórias que me ganham logo no primeiro volume.

Para quem for fã de histórias envolvendo aventuras intermináveis e personagens baseados em jogos, é uma ótima opção. Espero que os próximos volumes nos dêem pistas mais claras do que virá pela frente.

Agradecemos ao pessoal da New Pop que nos encaminhou o material para análise.

Relacionados

Diablo IV | Chega ao Xbox Game Pass

Os fãs da franquia Diablo têm motivos para comemorar,...

Dragon Ball Xenoverse 2 | Novo DLC recebe teaser

Fãs de Dragon Ball, segurem seus kamehamehas, porque a...

Overwatch 2 | Venture chega para testes neste final de semana

Os jogadores de Overwatch 2 têm a oportunidade de...
spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.