Review | Turma da Mônica – Lembranças

Depois de nos fazer gastar caixas e caixas de lenços com Laços e nos deixar uma sensação de “quero mais” com Lições, os irmãos Caffagi fecham sua trilogia de Graphics MSP com o título Lembranças, lançado na CCXP 2017 e protagonista deste JQuadrinhos.

A história

Mônica continua sua vida em uma escola diferente de seus amigos de infância. Enquanto ela cultiva uma amizade com as novatas Penha e Sofia como pode, nada parece mudar no bairro do Limoeiro: Cascão consegue convencer seus pais a matriculá-lo em uma escolinha de futebol, Magali concluiu seu curso de boas maneiras e está feliz com Quinzinho e Cebolinha está aproveitando as pequenas felicidades do primeiro amor (ainda que platônico).

 

Mesmo com esse clima aparentemente tranquilo, Cebolinha e Cascão precisam lidar com o bullying de Tonhão e sua turma e Magali com o fato de que apenas ela foi convidada para a festa de Carminha Frufru e precise fazer uma escolha (que provavelmente será concretizada pelo seu estômago).

Apesar de parecer lidar bem com o fato de estudarem em escolas diferentes, Mônica sente não se encaixar mais na turma; suas outras “amigas” não a procuram mais e a falta de convite para a festa faz com que a menina pense que não é mais querida, ainda que os verdadeiros motivos sejam outros. Para piorar, além da questão do bullying, os garotos precisam reconstruir a sede do clubinho, destruída pela chuva forte.

Para resolver esses probleminhas, Cebolinha vai queimar seus neurônios e colocar em ação seus planos infalíveis. Só resta saber se, dessa vez, eles terão resultados melhores do que uma coelhada e alguns hematomas.

Opinião

Enquanto Laços puxou para o lado emocional e Lições ensinou a lidar com aquilo que não temos como controlar, Lembranças foi uma viagem à nostalgia. Referências aos anos 80, como o Mix Face da Magali (eu era doida por um desses), o desenho animado “A Princesa e o Robô” ou o guerreiro brutamontes Kalik, paródia do Conan; uma homenagem fofa para as guerreiras lunares que você respeita… tudo pensado para fazer sorrir não só os fãs saudosistas como também aqueles que chegaram agora.

 

Quem pode negar que já não teve uma memória tão seletiva quanto a da Mônica? Que não tentou resolver um problema na escola se metendo em um ainda pior? Ou simplesmente não desejou fazer parte daquela turminha mais popular? Todas as situações pelas quais Mônica e seus amigos passam nos lembram momentos das nossas próprias infâncias, quando tudo o que queríamos era brincar, comer um monte de doces e ficar acordado até mais tarde. E é isso que faz de Lembranças o final ideal para uma trilogia pois, assim como nossa infância, tudo que é bom infelizmente acaba.

Relacionados

spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.