Netflix é uma plataforma online para visualizar os seus programas televisivos e filmes preferidos, e rapidamente se tornou um dos serviços de eleição da população do Brasil. Brasil esteve entre os primeiros países fora dos Estados Unidos da América a que o serviço foi disponibilizado, e desde então, o seu crescimento tem sido exponencial. Com mais de 100 milhões de subscritores no total, a empresa do Netflix ficou surpreendida com a elevada adesão da população do Brasil à plataforma devido à popularidade da pirataria no país. Um estudo realizado em 2016, mostrou que 71% dos usuários On Demand no Brasil utilizavam Netflix, em comparação com 84% para o Youtube e 50% para o maior grupo de mídia no Brasil, a Globo, com apenas 50%.

Estados Unidos é atualmente o país com o maior número de subscritores na plataforma, no entanto, o Brasil tem potencial para equiparar os valores americanos. Esse potencial não vem só da população brasileira de mais de 200 milhões de pessoas, mas também da indústria televisiva desenvolvida .

No que toca ao Netflix, a plataforma já tem disponível uma série brasileira (3%) que conquistou os corações dos subscritores da plataforma e ainda alcançou top 5 dos programas estrangeiros mais vistos no Netflix. Brasil é bem conhecido pelas suas novelas que chegam a alcançar popularidade internacional, que consequentemente acaba por abrir portas aos seus talentosos atores com aparições em outros programas televisivos no estrangeiro.

Estas são apenas alguns dos motivos pelo qual o Netflix é uma plataforma tão admirada pelo Brasil, mas aqui ficam outros motivos que incentivam esta perfeita relação:

  • Brasileiros são utilizadores ativos da internet: o crescimento da quantidade de usuários da internet no Brasil é maior que em qualquer outro lugar. As duas maiores razões para a população brasileira navegar na internet é para pesquisas e entretenimento flexível. Consequentemente, o elevado uso da internet pode ser responsável pelo decréscimo em 4.3% das subscrições da televisão por cabo.
  • Conteúdo estratégico original: Cerca de 75% das visualizacoes ocorrem devido ao algoritmo de recomendações da plataforma, o que explica porque 5 em cada 10 pesquisas foram de originais do Netflix. No que toca a estatísticas brasileiras, 8 dos 10 programas mais vistos no Brasil são licenciados pela Netflix, sendo que um deles, a série 3%, o primeiro original brasileiro, conquistou um lugar no top 5 dos programas estrangeiros mais vistos no Netflix.

  • Utilização Offline: Em Novembro de 2016, Netflix adicionou a nova opção de poder visualizar conteúdos em modo offline. Um estudo mostrou que o Brasil se encontra nos 10 países com uma das piores infraestruturas para internet, que consequentemente, afeta a velocidade da internet para os aparelhos eletrônicos.
  • Pirataria e downloads ilegais: Um estudo governamental já teria mostrado que 41% dos usuários brasileiros na internet já teriam feito download online de conteúdo ilegalmente. O preço, flexibilidade e a exposição global são alguns dos fatores que têm feito a população brasileira aderir à plataforma do Netflix em vez de optarem por pirataria.
  • O preço: No que toca a uma ida ao cinema, o Brasil é o segundo país com os bilhetes mais caros. Em 2016, em plena crise económica, um bilhete custaria cerca de 28 reais, quase o dobro de uma subscrição mensal no Netflix (R$19.9).

About Ronaldo Peres

Jornalista e pesquisador da área de tecnologia, atuando a 6 anos como freelancer desenvolvendo textos e artigos sobre tecnologia para diversos veículos e mídias

View all posts by Ronaldo Peres