Anime Friends | Cobertura Geral

O Anime Friends 2019 chegou e consolidou como maior evento da América Latina do seguimento de animê e mangá. Criado lá no começo de 2000, o evento foi o primeiro evento de animê e mangá a trazer atrações internacionais e desde então se reinventou diversas vezes, chegando na encarnação atual que voltou a abraçar as culturais japonesa e geek.

Sendo o segundo ano administrado pela Maru Division, o evento adotou como casa o espaço de eventos do Anhembi, adotando um modelo de evento muito mais próximo de outros eventos geek do Brasil e do mundo, do que anteriormente que usava tendas no Campos de Marte, criando polos de culturais espalhados a céu aberto.

Outro fato também consolidado é o sistema de vendas de ingressos, em que lotes sendo anunciados há mais de seis meses teve dava um desconto maior de 50% do valor final na porta do evento. É algo extremamente comum em outros eventos de games e cultura geek, porém trazendo esse modelo pra cá, ele torna também democrático o valor do ingresso se você se atentar aos lotes anunciados por eles.

Por fim, o evento repetiu diversas atrações, deixando sua marca, como Ultraman Heroes que acabou ganhando uma nova história ainda mais adaptada ao mercado brasileiro.

Mas será que o evento valeu a pena? É isso que vamos explicar aqui nessa nossa cobertura.

Dia Gratuito

Uma ação que se repetiu do ano passado foi a que o Anime Friends abriu as portas gratuitamente para 20 mil pessoas. Numa ação em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, o evento forneceu gratuitamente.

Esgotado em poucas horas, o evento foi totalmente transparente com o público em trocar ingresso comprado de sexta por um dos outros dois dias ou receber dinheiro de volta.

O curioso desse dia? Para público das antigos foi provavelmente rever rostos antigos. Galera que curtia evento há mais de 20 anos e que sumiu das edições recentes, apareceu aos montes na sexta-feira.

O lado chato? Foi sexta-feira por volta das 20 horas em que público que tentou entrar e foi barrado na porta. Depois de discussões, acabaram entrando no evento, porém foi um episódio desagradável, num dia que havia ocorrido tudo bem na feira em si.

Quando palestras ganham os palcos…

Anime Friends sempre teve palestras, porém analisando nesses quase 20 anos de evento, tivemos uma evolução considerável que de meras salas para lugares com isolamento acústico alguns anos atrás para o palco no modelo atual.

Seguindo modelo de conversas informais no palco, o Anime Friends encontrou um modelo bem interessante em que o público consegue ouvir bem, além de interagir com os convidados. Foi ali que tivemos conversas interessantes com a Ayaka Komatsu, Jiraya e outros convidados de peso, em que alguns momentos tiveram jogos com público valendo prêmios.

E mesmo sendo um modelo menor, a estrutura funcionava, trazendo ali perto um estande com Meet e Greet, em que o público poderia facilmente comprar senha e tirar foto com convidado que acabou de dar palestra ali no palco.

Gostei muito do modelo atual e provavelmente o evento finalmente encontrou seu melhor modelo desde então.

Shows e Palco Principal

Uma das minhas queixas em relação ao Anime Friends 2018 era em relação aos palcos. Trazendo uma disposição estranha, letreiros sem graça e qualidade sonora aquém, a edição do ano passado não valorizou os artistas e isso foi devidamente desfeito esse ano.

O Anime Friends 2019 trouxe um palco maior e com uma qualidade sonora bem melhor do que do ano passado, porém ainda inferior ao palco de 2017 que considero o melhor palco do evento desde sua criação. Independente disso, o acesso era fácil e ficava num espaço do evento, distante de outras atrações, sem atrapalhar uma as outras.

Assumo que o único problema que vi ali era o palco do K-POP ser tão próximo do palco principal, porém mesmo assim não tinha uma guerra de som como já presenciei em outros eventos. Então o resultado final foi bem interessante, trazendo excelentes shows tanto nacionais como internacionais. Provavelmente foi um dos pontos mais altos do evento, ao lado do palco do Ultraman Heroes.

Ultraman Heroes, Sato Company e Crunchyroll

Perto da saída do evento, tivemos outro palco em que tinham apresentações do Ultraman Heroes, além de ter sido exibido animês dublados do Crunchyroll e trechos do filme do Boku no Hero que será lançado em agosto pela Sato Company.

A primeira mudança desse espaço era que ele tinha um modelo mais de painel no ano passado. Esse ano sendo aberto, o palco foi mais prático e mais informal do que o ano passado, podendo entrar e sair em qualquer momento.

Além disso, não sendo fechado como no ano anterior, as atrações podiam ser assistidas mesmo de fora.

De longe, esse foi o melhor palco em termos de som e imagem, trazendo as melhores palestras da feira devido a isso. Em especial a palestra da Sato com os dubladores do filme do Boku no Hero.

Já o Ultraman Heroes, tivemos uma adaptação local de uma estranha arma que caiu próximo de São Paulo e acaba ressuscitando um vilão do passado. Com ajuda do público, Ultras trazem de volta dois Ultras muito importantes. O show em si tem uma história cativante, lutas bem coreografadas e a sacada de ser entre o público, sendo uma das melhores coisas do evento.

Acertos

Num balanço geral, Anime Friends continua acertando o tom. Sendo administrado por uma nova empresa há dois anos, o evento foi revitalizado, se concentrou na cultura japonesa, manteve palestras, porém abriu mão de algumas atrações como concurso de karaokê (Animekê); e o próprio concurso internacional WCS.

Por mais que esse ano, focou a divulgação tanto em atrações internacionais como youtubers, o que é plausível e lembra um pouco as edições da outra administração, Anime Friends 2019 trouxe bem mais acertos do que erros, sendo um lugar divertido para encontrar amigos e tirar mais fotos e assistir boas apresentações e show.

Outra coisa foi a forma que a organização do evento tratou a imprensa. Assumo que esse foi o primeiro Anime Friends que recebi releases para agendas entrevistas de artistas, pude conversar com artistas de forma privativa com outros jornalistas, como também tive resumo de cada dia dos eventos. Por mais que outros eventos tem tratamento assim com a imprensa e até vão além, essa é a primeira vez que vejo esse tipo de tratamento com a imprensa no Anime Friends, sendo um ponto positivo que torço ser repetido nos próximos anos.

Erros

Anime Friends 2019 teve mais acertos do que erros, porém não nego que se comparar a outros eventos geek, o evento se descuidou em alguns pontos como o lugar aonde ficou a roupa da Sailor Vênus que estava com vidros riscados e sujos, o que tirava um pouco o brilho de tirar fotos ali.

Além disso, tirando painéis criativos do evento, faltam parceiros no evento que tragam estátuas e cenários divulgando seus trabalhos. Numa época em que parte do público deseja ir além dos cosplayers para tirar fotos dentro do evento.

O palco cosplay estava infelizmente com áudio muito baixo e tive dificuldade de entender o que estava sendo apresentado ali devido o áudio. Mesma coisa sobre o palco de KPOP por estar próximo demais do palco principal, acabei tendo dificuldade do que estava sendo apresentado ali.

Anime Friends em 2019 trouxe boas surpresas e se mostrou uma boa opção para o mês de julho, quando o assunto é evento geek. Então torço que o Ressaca em dezembro e a próxima edição no ano que vem repita as escolhas acertadas dessa edição.

Agradecemos o evento pela produção de conteúdo e iremos lançar o mais breve possível.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.