Review | One Piece Blue Deep

A Panini Comics trouxe o quinto databook do One Piece, sendo uma chance única para aprofundar ainda mais sobre o universo do Luffy e seus amigos.

Lançada em 2012 no Japão, a edição ganha sua primeira versão em português com informações de 321 personagens, capítulo 00 de One Piece, informações sobre Akuma no Mi, Navios, Golpes e uma entrevista pra lá de especial com Eiichiro Oda.

Capa brasileira com marcador de página de brinde

Grande Registro de Personagens DEEP

Trazendo quase 200 páginas sobre personagens, essa parte da publicação traz informações do passado e presente dos personagens. São 321 personagens organizados com informações atualizadas e curiosidades de cada um deles.

Eiichiro Oda GREAT ANSWER

Parte das entrevistas

Uma das partes mais curiosas dessa edição é a reunião das entrevistas: Eiichiro Oda  Responde! DEEP e Toshio Suzuki X Eiichiro Oda – Grand Talk.

Transcrição de um programa de rádio do produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, a entrevista revela diversas curiosidades do Oda sobre Ghibli, jogos e como o Oda conheceu o Toshio Suzuki.

Nessa entrevista tem alguns pontos curiosos como Oda falando seu filme favorito do Studio Ghibli que é Nausicaa, entre outras curiosidades que ele tem em relação ao estúdio. Outra coisa é o momento paparazzi do Oda que foi atrás do Toshio Suzuki alguns bons anos atrás num show do Dream Come True.

Outra coisa é que Eiichiro Oda comenta sua amizade com Akira Toriyama, além das comparações de sua obra com filmes de Yakuza e outros mangás clássicos.

Obra favorita do Studio Ghibli pelo Oda
Conan, o garoto do futuro é o personagem favorito do Oda de todos os personagens criados pelo Miyazaki

Registro de Forças do Novo Mundo

Essa parte do databook temos informações sobre Akuma no Mi, Navios e Golpes. Cada seção está bem detalhada e explica com detalhes como por exemplo as regras de uma fruta Akuma no Mi.

Crônicas de uma Batalha entre Grandes Piratas ROMANCE DAWN

Aqui temos o Capítulo Zero – Strong World que se passa vinte anos antes de One Piece começar. Eiichiro Oda se preocupa até em fazer uma ilustração na abertura do capítulo citando os personagens que irão aparecer na história.

Para fãs de One Piece, com certeza é a chance única de ver personagens num momento de explicar e tirar tantas dúvidas.

Formato nacional

Edição nacional com orelha, pôster e marcador de página

A edição segue padrão das edições anteriores, optando por uma edição toda em Pisa Brita e trazendo 4 páginas em papel couché colorido, além de um pôster com as duas capas históricas.

A capa nacional tem duas orelhas trazendo informações do databook e do Sanji. E devo falar que realmente é bom acompanhar esse tipo de publicação por aqui, sendo que pela Panini Comics temos One Piece e Naruto que ganharam esse tipo de formato por aqui.

Voltando a edição em si, ela traduz e adapta muito bem o formato japonês. Assumo que em termos de diagramação, somos totalmente diferentes e mesmo assim a edição faz localizações muito felizes ao manter perfis de personagens e curiosidades exatamente como estavam no original.

Só que infelizmente algumas coisas continuam confusas que são as entrevistas, por exemplo. Tendo uma diagramação da direita pra esquerda, quando se faz a versão brasileira vai para esquerda pra direita. E aí confunde aonde começa e termina uma entrevista. Lembrando que isso não é um problema da Panini Comics, porque a Editora JBC já teve o mesmo problema com Love Hina, Death Note e Fullmetal Alchemist. Não sei até aonde a diagramação tem liberdade para alterar as coisas, mas ainda não encontraram uma solução para as entrevistas. Espero que um dia encontrem uma melhor solução para elas.

O pôster segue o mesmo estilo de outras publicações japonesas e a Panini Comics fez um trabalho impecável. Merece realmente todos os parabéns pela fidelidade ao trazer exatamente como a versão original.

A edição brasileira foi traduzida pelo Felipe Monte que fez um bom trabalho e manteve mesmo estilo do mangá.

Custando 29,90, acredito que a edição cumpre o que promete e tem um bom custo benefício. Considerando papel, pôsteres e o marcador de página, a Panini entregou bastante a um preço camarada. É um ponto a ser considerado quando você escolher essa edição para ter em casa.

Ilustração do pôster no verso
Pôster da edição aberto

One Piece Blue Deep

Autor: Eiichiro Oda Tradutor: Felipe Monte

Capa: Cartão com orelhas

Miolo: Pisa Brite / Couché Formato: 13,7×20 cm

Estrutura: 292 páginas, sendo 4 coloridas em Couché + Poster fixo em couché

Periodicidade: Especial – Volume único

Brinde: Marcador de páginas

Preço: R$ 29,90

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.