Veja como a década de 90 mudou o mundo dos games

Com muitas revoluções, novos consoles, novas estéticas e novos estilos de jogos, os anos 90 mudaram para sempre a história dos games no mundo. Até hoje, vários jogos da época são relembrados e remasterizados e as grandes franquias de games surgiram naquele período. Vamos relembrar algumas das revoluções que a década de 1990 trouxe para essa indústria.

Consoles revolucionários

Os anos 90 já começaram com todo o impacto gerado pelo Super Nintendo, o SNES, que surgiu em resposta ao Mega Drive, da Sega, como concorrente direto entre os primeiros consoles de 16 bits. O Nintendinho, porém, teve muito mais sucesso mundial e até hoje é lembrado pela enorme quantidade de jogos marcantes.

Alguns anos mais tarde, em 1994, foi o lançamento do Playstation, que abalou o mundo dos games. Duas de suas funções revolucionaram os consoles: os controles dual stick e os memory cards. Além disso, os jogos em CD aumentaram em mais de 10 vezes a capacidade de armazenamento de um jogo, possibilitando games muito mais elaborados.

Jogos que fizeram história

Grande parte dos jogos que estão marcados na história dos games é desta década. Basta ver a quantidade de remakes, remasterizações e continuações que são lançadas hoje em dia. O aumento da capacidade dos consoles permitiu a complexidade nos jogos e mudou para sempre este setor. Veja alguns dos mais emblemáticos:

  • Super Mario World
  • Donkey Kong Country
  • Sonic the Hedgehog
  • Street Fighter II
  • Mortal Kombat
  • Resident Evil
  • Crash Bandicoot
  • The legend of Zelda
  • Tomb Raider
  • Gran Turismo
  • Pokémon Red & Blue

O começo da era portátil

Hoje em dia, é comum que muitos jogos sejam elaborados pensando nos aparelhos portáteis, como os celulares. Esta revolução também teve início nos anos 90. Apesar de haver alguns protótipos anteriores, foi ali que os consoles portáteis se consolidaram, principalmente com o lançamento do Game Boy, que estourou logo no começo da década, e do Atari Lynx.

Depois de algum tempo com os consoles maiores tomando conta do mercado, hoje observamos essa tendência de volta, com o sucesso do Nintendo Switch e o grande número de pessoas procurando por aparelhos mini game, muitos deles com emuladores de consoles antigos.

Intersecção entre games e cultura pop

Se hoje em dia é praticamente impossível dissociar os jogos da cultura pop em geral, é importante saber que nem sempre foi assim. Foi também nos anos 90 que isso começou a ocorrer, com alguns jogos se tornando sucessos midiáticos.

O grande pivô dessa transformação foi Pokémon, que fez história no Game Boy e, quando transformado em animação televisiva, elevou os parâmetros da indústria gamer, abriu novas possibilidades e se transformou no fenômeno mundial que é até hoje em dia.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.