Como aprender a língua japonesa?

No Ocidente, o idioma japonês é frequentemente reconhecido como difícil de se aprender. Essa apreensão repousa em vários medos, por exemplo: “saber mais de 2000 Kanji antes de ser capaz de ler ou escrever perfeitamente em japonês”, “os dois silabários: Katakana e Hiragana” e também “do vocabulário sem raiz comum às línguas européias”. Essas dificuldades fervilham na Internet conferindo à língua japonesa um lugar de destaque no ranking das línguas mais difíceis de se aprender no mundo. Para ter um ponto de vista mais técnico sobre esse assunto, encontramos Ryuji Ezoe, gerente do departamento de comunicação da SNG (Shinjuku Nihongo Gakko), uma escola japonesa em Tóquio.

Japonês, uma língua muito diferente do português.

É certo que o idioma japonês apresenta certas dificuldades. “Sua gramática é muito diferente das línguas européias, a ordem sintática dos elementos essenciais da oração: o sujeito, o objeto e o verbo são particulares” específica Ryuji. Portanto, é uma lógica de construção de sentença completamente nova que o aluno deverá assimilar. Conseguir falar japonês exige que os falantes de idiomas latinos pratiquem uma significativa ginástica intelectual. Em Tóquio, a SNG recebe “muitas vezes, estudantes que aprenderam japonês em seu país de origem e adquiriram um nível muito bom de leitura e escrita, porém, não podemos dizer o mesmo em questão ao nível comunicação, ” explicar Ryuji. A partir de então, “É realmente a prática que se torna decisiva no processo de assimilação”. Como resultado, o
japonês é um idioma que, para ser desbloqueado, pode exigir mais do que qualquer outra imersão
em seu país de origem.

Entrevista com Ezoe Takahide, diretor da SNG

Imersão: a melhor maneira de dominar o idioma japonês

Sem ignorar a complexidade, aprender japonês poderia estar ao alcance de qualquer “boa vontade”, mas exigiria imersão para realmente ser capaz de alcançar um nível satisfatório de conversação. “Em nossa escola em Tóquio, nossos alunos podem chegar sem nunca ter aprendido japonês. Em apenas algumas semanas, a maioria deles conseguem ler, entender textos simples e escrever todas as sílabas do Hiragana e Katakana. Isso é frequentemente visto no caso dos estudantes que participam da estadia de verão no Japão oferecido pela nossa escola”. Uma estadia de três semanas em imersão completa, oferecendo cursos alternados pela manhã e atividades culturais à tarde. Como em todas as línguas, a imersão é, portanto, a maneira mais rápida de aprender o básico, a gramática e as flexões. Além dos cursos, os alunos que aprendem em imersão evoluem em um contexto de 100% de seu japonês ora através da televisão, com os estudantes japoneses que conhecem, com os comerciantes e todos com quem falam em japonês. Nesse ritmo, tanto as expressões como vocabulários cotidianos são rapidamente integrados à prática, o que permite uma assimilação muito mais rápida do que o tradicional aprendizado teórico feito sentado ao redor de uma mesa em seu país de origem.

Sobre a SNG

A SNG é uma escola de língua japonesa localizada no coração de Tóquio. Oferece programas de estudo de 1 mês a 2 anos. Novas classes iniciam ao longo do ano. No verão, a SNG também organiza uma viagem de imersão ao Japão. As inscrições geralmente iniciam-se a partir de dezembro. A estadia é realizada em um pequeno grupo supervisionado com umnúmero de vagas relativamente muito limitado. Não hesite em entrar em contato conosco para maiores informações.

Experiência de um Bon Odori

SNG Summer course : Como vestir um Yukata

Shinjuku Japanese Language Institute

Site em português: https://www.sng.ac.jp/pt/

Endereços no Japão

Shinjuku Japanese Language Institute
Unidade 1
〒169-0075
2-9-7 Takadanobaba Shinjuku-ku Tokyo Japan
TEL: 03-5273-0044

Shinjuku Japanese Language Institute
Unidade 2
〒169-0075
1-14-15 Takadanobaba Shinjuku-ku Tokyo Japan
TEL: 03-3207-8550

Shinjuku Japanese Language Institute
Unidade 3
〒169-0051
3-26-13 Nishi-Waseda, Shinjuku-ku Tokyo Japan
TEL: 03-5273-0753

Shinjuku Japanese Language Institute
Centro de Treinamento de Okutama
〒198-0213
32 Umisawa Okutama-machi Nishitamagun Tokyo Japan
TEL: 03-5273-0044

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.