Saiba por que algumas séries são canceladas tão cedo

C:\Users\Avantis\Downloads\netflix-3733812_1920.jpg

Fonte: PixaBay.com

Comentários nas postagens, abaixo-assinado, imploração. Estes são os processos de súplica e sofrimento dos fãs de séries canceladas. Isso acontece com frequência, mas nem por isso os espectadores compreendem a decisão. Apesar de nem sempre conseguirem alcançar o objetivo de salvar o seriado querido, as campanhas mostram toda a união e criatividade dos fãs.

Mas o motivo do cancelamento nunca fica claro, afinal, se a série tem uma grande audiência, por que descontinuá-la? Essa dúvida é compreensível, afinal, até pouco tempo o sucesso de uma série era medido pela sua longevidade em canais de televisão. Não mais.

Para a Netflix, por exemplo, um dos motivos para alguns dos cancelamentos é o de que as séries  foram consideradas muito caras. O serviço de streaming emprega um modelo de gestão, onde proporciona pagamento antecipado para os custos da produção, mas em contrapartida não garante a longa duração da série. Mas, durante o período de idealização e produção, a Netflix é conhecida por dar aos escritores e produtores liberdade criativa e tem sido relativamente paciente, dando uma segunda temporada a séries produzidas por novatos, dando tempo ao tempo. Porém, quando custos da produção começam a subir, a Netflix aperta os cintos e fica mais severa nos critérios de renovação.

De acordo com a equipe do portal Guia55, a audiência é sim levada em consideração, mas diante de séries com altos custos, os números precisam ser realmente expressivos para que valha a pena o investimento. Especialistas do portal ainda destacam que o objetivo do serviço de streaming, para aumentar a base de assinaturas, é introduzir novas séries o tempo todo, por isso a cada mês lançamentos são divulgados

Cancelamentos em grandes emissoras também são comuns. Um dos motivos, além dos mesmos destacados anteriormente, é que simplesmente não há espaço na programação para tantas séries. Todos os anos, as grandes redes de televisão aberta dos Estados Unidos se preparam para o chamado “upfront”, que consiste na apresentação de novidades aos anunciantes. Para que novas séries entrem nas grades, antigas devem ser deixadas de lado, ou seja, a fila anda, até na indústria televisiva.

Separamos uma pequena lista com produções que foram canceladas e deixaram o público revoltado. Confira:

The OA

Uma das séries mais elogiadas da Netflix, principalmente por sua trama criativa, reflexões profundas sobre temas filosóficos e magnífica fotografia e design de produção. Por isso, fãs não acreditaram quando a plataforma decidiu cancelar a série após 2 temporadas. 

Supernatural

Com 15 anos de exibição, não é de se espantar que Supernatural tenha chegado ao fim. A decisão foi tomada em conjunto pelo elenco e equipe de produção da série, que já planejam o desfecho da história de Sam e Dean há alguns anos.

Anne With an E

O cancelamento de Anne With an E foi um dos que mais gerou revoltas dos fãs, em protestos que até hoje continuam na ativa, mesmo após o lançamento da 3ª e última temporada, no início de janeiro de 2020.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.