Crítica | Lion Man


Um dos seriados que vieram aqui no Brasil, no auge do sucesso Changeman e Jaspion. A série não teve o devido tratamento que as outras, tornando injustamente, apenas mais uma entre outras que vinham sendo exibidos no inicio da década de 90.

Produzida em 1973, a série Fuun Lion Man ( literalmente Tempestuoso Lion Man), o seriado teve 25 episódios, e foi continuação da serie Kaiketsu Lion Man (literalmente Vigilante Lion Man). As duas, podem ser facilmente distiguir como a de Lion Man laranja e de Lion Man branco, a original.

O seriado foi produzido numa época, em que os filmes de velho oeste estavam explodindo de sucesso nos EUA e na Itália, enquanto no Japão, o cinema explorava o mundo dos samurais. P-Production, a produtora dos dois seriados, logo bolou um seriado aonde todas as músicas remetessem ao velho oeste, enquanto o seriado falasse de samurai, a mistura deu um seriado com um diferencial, aonde tinha músicas inesquecíveis ao estilo ocidental, e roteiro sério e maduro, sobre o universo dos samurais.

Tendo inicio com a cena antológica, de Dan Shimaru, prometendo se vingar da morte de seu irmão e a destruição da sua vila. O protagonista da série estava disposto a qualquer coisa para destuir a família de Mantor do Diabo.

Lion Man, sempre ajuda o casal de irmãos, Sankichi e Shinobu. Ambos procuram seu pai, que desapareceu há muitos anos, e é o ultimo parente vivo deles. Assim, quase todo episódio, Dan Shimaru, acaba os salvando da família de Mantor.

O seriado tem muitas reviravoltas, trazendo incerteza sobre se realmente o Lion Man ira se vingar de Mantor. Uma delas, é quando aparece o personagem Jaguar, o invencível felino, que deseja a todo custo, ter uma luta até a morte com Lion Man. Jaguar, chega a se unir ao inimigo, apenas para poder lutar com Lion Man, mas acaba descobrindo as reais intenções do herói não querer lutar com ele, assim tornando seu um aliado na guerra contra Mantor.

Durante a série, acabamos descobrindo os personagens secundários melhor, assim conhecendo que Sankichi, é uma criança prodígio, que consegue desenvolver algumas armas contra a família de Mantor, como uma dinamite. Por outro lado, conhecemos a linda e meiga, Shinobu, que canta a bela canção “Shino no Kazoeuta”, em muitas situações da série, sobre reflexão em sua busca pelo seu pai.

Em cada episódio, Dan Shimaru, entra mais no terreno conquistado pela famíia de Mantor, assim percebendo que a conquista do Japão, por Mantor, está quase sendo concluída. Dan Shimaru, tenta incentivar vilarejos a lutar contra o inimigo, às vezes, conseguindo convencer e os fazer lutar por sua liberdade, outras vezes, ele fracassa, ao querer mudar as pessoas.

O grande momento da série, realmente é quando o Lion Man, pensa ter encontrado a derrota, mas logo surge o Lion Man branco, o original, que o incentiva a continuar sua luta contra Mantor. Infelizmente, por causa da dublagem, o impacto da cena original, que é tocar a abertura da série do Lion Man branco, foi toda ignorada na versão brasileira, assim não causando a mesma reação que o público japonês teve, ao ver o encontro dos dois.

Talvez, um dos momentos mais injustos do seriado, é quando Jaguar decide lutar sozinho contra o inimigo, sendo derrotado. Lion Man, encontra o companheiro morto, assim jurando mais uma vez, que ira liquidar a família de Mantor.

Lion Man, ainda encontraria um outro personagem que ensinaria a ele, que para derrotar Mantor, ele teria que lutar muito mais bravamente que antes. Joe Tiger Jr, é um dos personagens mais carismáticos da série, sendo um carrasco, mas também amigo a sua maneira, de Lion Man. Uma curiosidade é que o personagem Joe Tiger Jr. Tem ligação com o personagem Joe Tiger, que aparece no seriado Kaiketsu Lion Man.

Na reta final do seriado, Lion Man, deixa de utilizar seu elmo, tornando visualmente parecido com o Lion Man branco, mas também se tornando ainda mais felino, em sua personalidade.
Sankichi e Shinobu acabam descobrindo o destino de seu pai. Seu pai, não é mais humano, tornando se um dos aliados da família de Mantor. Infelizmente, o pai deles acaba morrendo no confronto final, assim ambos jurando que só lembrariam do pai deles, quando este foi humano, recebendo um tufo de cabelo de Lion Man, que havia recebido do pai deles, dizendo que era uma lembrança de quando ele foi humano.

Um dos momentos altos da série é quando numa investida egoísta, Dan Shimaru, decide entrar na caverna de Mantor, sozinho, para derrotar de uma vez, assim cumprindo sua vingança. Joe Tiger Jr., oferece sua ajuda, mas Dan Shimaru, não aceita, pois não aceitaria perder mais ninguém.

No final da série, nada mais justo que a missão cumprida, Dan Shimaru, cavalga longe ao seu cavalo, enquanto Sankichi e Shinobu se despedem do amigo que fez. Eles também voltariam para seu vilarejo. Joe Tiger Jr, saúda ao amigo que fez, de longe, sabendo que realmente Lion Man não precisava de sua ajuda. O Japão aos poucos se reconstruiria, esquecendo que houve um período de trevas, no continente, assim encerrando um dos mais fantásticos seriados que já se passou aqui no Brasil.

A série infelizmente, veio para a televisão, por causa do sucesso das series de live action, havia explodido naquela época. Assim, a série veio junto com a segunda remessa de series de sucesso, como Jiban e Jiraya, estreando de maneira tímida e até confusa na televisão brasileira. Comprada pela Top Tape, a série, veio com mais dez episódios da serie Kaiketsu Lion Man, série original e anterior a Fuun Lion Man. A própria dublagem, também prejudicou a série, ao cortar trilha sonora, em alguns episódios e até na variação de dubladores, em personagens principais da série.

Fuun Lion Man, já foi lançado no Japão, tanto em laser disc, como em dvd. A série, mesmo tendo um roteiro sério e tendo ótimos atores, infelizmente peca pela produção de baixo orçamento, tornando muitas vezes, inverossímil e até estragando, muitas vezes o clima que a série desejava passar.

Tendo quase metade de episódios, do que a série anterior, Fuun Lion Man, tem diversas mudanças bruscas de roteiro, parecendo que estava a todo custo a conquistar novos públicos, durante sua vinculação.

Uma coisa, que qualquer fã da série, nunca esquecerá, é quando Dan Shimaru se transforma em Lion Man. O foguete em suas costas, liga o fazendo voar até o sol, trazendo de volta como Lion Man. Outra coisa, inesquecível para fãs da série é o “Furacão Lion Man” que sempre utilizado por ele, quando derrota algum monstro de Mantor.

Para fãs, de novelas de samurai, ou mesmo mangas do tipo “Lobo Solitário” e “Blade – lâmina imortal”, vale de curiosidade o seriado Fuun Lion Man, por tornar os quadrinhos, quase real.

Essa matéria originalmente foi escrita para um site de tokusatsu, porém por algumas mudanças, o site acabou reformulando e seu conteudo antigo foi apagado. Espero que gostem, já que Lion Man é uma série zombada pelo seu visual, porém ela é muito boa, principalmente para a época. Uma pena essa série nao ter tido o êxito, principalmente por ter sido uma série “velha” comparada com as demais que eram exibidas na mesma época.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

6 COMENTÁRIOS

  1. Meu nome é Hildebrando Souza, tenho 32 anos, e respeito muito esta série, por que querendo ou não é uma série original uma mistura de velho oeste com samurais é bem diferente não só para a época como para hoje, infelizmente não lembro dos episódios e não sei de nenhum site que dá para assistir ou comprar toda esta série pois é demais, para quem não conhece, não vá pela tecnologia tentem sentir oque eles tinham na época pois foi muito bem elaborado um abraço, meu e-mail é [email protected]

  2. Boa matéria. Só quem comenta que não. XD

    Estava atrás de uma fonte fonte de informação mais confiável que os blogs toscos que falam terem visto Lionman e rido pela idade do Toku. Acho muito engraçado isso. O mais engraçado é terem achado que a série era pra ser séria. Outro erro bem feio. Aliás dúvido que as pessoas que saibam desse fato tenham comentado. Muito menos se dignem a responder à pessoas que não conhecem o gênero e acham que foi algo de uma mente doentia de um japon~es brisado e as séries são todas a mesma.

    O que mais me surpreende é que ao invés de terem passado o Poderoso Lionmaru antes resolvberam pegar a comédia de poucos capítulos que nem era tão boa assim e tratar Lionmaru como uma continuação sendo que as séries são conectadas, mas não continuações. ainda mais porque LionMan Laranja, como ficou conhecido por aqui, era uma série posterior ao Lionman Branco. Sabiam que o Lioinmaru resgata o Lionman Laranja? Pois, é. Daí o fato de Gavan (se não me engano) ter sido lançado como Jaspion 2 aqui no brasil. *Facepalm*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.