11º Okinawa Festival – uma viagem cultural a Okinawa

11º Okinawa Festival

Neste último final de semana (10 e 11/08) tivemos a 11ª edição do Okinawa Festival – um evento que a cada ano se consolida como grande expoente da cultura okinawana no Brasil, sobretudo em São Paulo.
O evento foi realizado nas dependências do Clube-Escola Vila Manchester, localizado no bairro de Vila Carrão, zona leste da capital paulista.

O evento foi aberto oficialmente no sábado, com um cerimonial que contou com a presença de diversas autoridades da comunidade nikkei – dentre as quais estavam os vereadores Masataka Ota e George Hato, os deputados federais Walter Ihoshi e Keiko Ota, os deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato, entre outros.
Também esteve presente uma delegação formada por autoridades da província de Okinawa, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa local, Masaharu Kina, e que trouxe ao todo oito parlamentares.
Todos participaram da tradicional quebra do taru (barril de saquê), ritual para trazer sorte e bons fluídos ao evento.

Autoridades brasileiras e okinawanas participam da quebra do taru
Autoridades brasileiras e okinawanas participam da quebra do taru

Uma atração à parte do evento foi a sua área gastronômica, que trouxe pratos tradicionais da província de Okinawa, como o conhecido hiija nu shiru (sopa de cabrito).

11_okinawafestival (11) 11_okinawafestival (10)
E claro, não faltaram atrações culturais. Diversos grupos de dança folclórica (odori) passaram pelo palco do evento, e mostraram toda a beleza e arte refinadas da dança tradicional.

Yotsudake - Ryukyu Buyou Kyokai do Brasil
Yotsudake – Ryukyu Buyou Kyokai do Brasil
Nutibana - Kotarokai Hatsue Omine
Nutibana – Kotarokai Hatsue Omine
Bon Odori - Fujinkai Vila Carrão
Bon Odori – Fujinkai Vila Carrão

Instrumentos tradicionais também ganharam espaço no palco do Festival. Destaque para o sanshin – o clássico shamisen de três cordas de Okinawa, trazido pelas escolas Ryukyu Minyo Kyokai e Ryukyu Minyo Hozonkai.

Ryukyu Minyo Kyokai
Ryukyu Minyo Kyokai
Godo Enso - Nomura-Ryu Ongakukai
Godo Enso – Nomura-Ryu Ongakukai

Okinawa também é uma ilha conhecida por ser o berço de estilos de luta – em especial o karatê e a arte de armas conhecida como kobudo (ou arte marcial antiga).
Estas artes foram trazidas ao palco do Okinawa Festival pelos membros da Associação Okinawa Kobudo Jinbukai/Okinawa Shorin-Ryu Jyureikan do Brasil, sob a liderança do sensei Flavio Vicente de Souza.
Outras artes como o aikidô também marcaram presença.

Okinawa Kobudo Jinbukai
Okinawa Kobudo Jinbukai
Aikido - Brazil Aikikai
Aikido – Brazil Aikikai

E o Okinawa Festival não se limitou apenas ao tradicional. Ritmos modernos, como o Matsuri Dance e o K-Pop, deram o ar da graça.

Smile - Matsuri Dance
Smile – Matsuri Dance
Seinenkai Vila Carrão/First Wish - K-Pop
Seinenkai Vila Carrão/First Wish – K-Pop

Cantores também marcaram presença no Okinawa Festival. Além do sempre presente Joe Hirata, se destacaram também os pequenos e talentosos Ryu Jackson (que além de cantar, balançou o público com covers de Michael Jackson e do coreano Psy) e Karen Taira, que já participou do programa de Raul Gil no SBT e recentemente ficou entre os melhores do reality Ídolos Kids, da Record.

Joe Hirata
Joe Hirata
Karen Taira
Karen Taira
Ryu Jackson
Ryu Jackson

O eisa daiko, o estilo de taiko de Okinawa, foi muito bem representado. Os grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Requios Gueinou Doukoukai fizeram belíssimas apresentações, tanto no sábado quanto no domingo.
Além deles, outros grupos de taiko como o Soragoi Wadaiko, também passaram pelo palco.

Soragoi Wadaiko - ACREC
Soragoi Wadaiko – ACREC
Ryukyu Koku Matsuri Daiko
Ryukyu Koku Matsuri Daiko
Requios Gueinou Doukoukai
Requios Gueinou Doukoukai

É comum ver nas portas das casas dos okinawanos estátuas de leões, que eles acreditam trazer proteção e boas energias a seus lares. Estes leões – ou shisá, como são chamados – também são representados por meio de dança.
O Grupo Shishimai de Campinas se encarregou de trazer esta dança ao Festival.

Grupo Shishimai de Campinas
Grupo Shishimai de Campinas

Um dos pontos altos do evento ocorreu no domingo, quando o público presente no evento pôde conferir uma atração muito especial: a performance Spirit of Ryukyu, apresentada pelos membros do Saito Satoru Ryubu Dojo – a academia de dança tradicional liderada pelo mestre Satoru Saito.
Esta apresentação contou ainda com a participação especial do Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Satoru Saito durante a apresentação de "Spirit of Ryukyu"
Satoru Saito durante a apresentação de “Spirit of Ryukyu”

O Matsuri Daiko, aliás, fechou o Okinawa Festival com chave de ouro, apresentando-se durante o show da banda Tontonmi, e convocando todo o público a participar do famoso kachashi, fazendo uma verdadeira festa ao final do evento.

Durante os dois dias, foram arrecadados donativos e alimentos não-perecíveis, que foram doados a entidades assistenciais mantidas pela comunidade nipo-brasileira.

E assim foi o 11º Okinawa Festival. Um evento que cresce a cada ano, e ganha espaço entre os principais da comunidade. Parabéns a todos os organizadores!

Por enquanto é só, pessoal. Até a próxima!

Relacionados

spot_imgspot_img
Daniel Ramos
Daniel Ramos
Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.