InícioGamesPokémon X & Y :  Mais de 4 milhões de cópias vendidas...

Pokémon X & Y :  Mais de 4 milhões de cópias vendidas em 48 horas

Lojas do mundo inteiro iniciaram as vendas de Pokémon X & Y a meia noite do dia 12 de outubro. Seja no Brasil, EUA, Inglatterra, Japão, Pokémon X & Y se tornou um fenômeno de vendas e a Nintendo liberou o primeiro número oficial de vendas do novo jogo, tendo mais de 4 milhões de unidades vendidas.

Se tornando respectivamente o terceiro e quarto jogos mais vendidos da Inglaterra. Pokémon em 48 horas entrou na lista de mais vendidos só perdendo para Fifa 12 e GTA.

No Japão, Pokémon X & Y vendeu 1.8 milhões de unidades e em 48 horas, o jogo se tornou o mais vendido do país, passando GTA V, Monster Hunter 4, entre outros jogos populares que não tiveram a mesma expressão em vendas por lá. Além disso, o sucesso do jogo impulsionou as vendas do portátil Nintendo 3DS, fazendo nada menos do que 213 mil unidades vendidas em uma semana.

No Brasil, tiveram diversas festas de lançamento do jogo em capitais brasileiras. O sucesso do jogo ainda não tem números a ser divulgados, mas no seu primeiro final de semana, diversas lojas não tinham mais unidades do jogo, no mesmo dia de seu lançamento, se tornando um fenômeno de vendas.

Na história da Nintendo, Pokémon X & Y acaba de se tornar o jogo mais vendido em pouquíssimo tempo. O lançamento da nova geração da franquia reacendeu as vendas do 3DS, 3DS LL (XL no restante do mundo), além de ter vindo acompanhado com dois modelos temáticos de 3DS LL e o novo modelo 2DS (que como o nome já diz, vem sem o 3D e é uma versão mais barata do portátil).

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, comentou sobre esse fenômeno que foi Pokémon X & Y: “A resposta inicial ao Pokémon X & Y não só reafirma a paixão dos fãs por Pokémon, mas também indica que toda uma nova geração de jogadores está ansiosa para experimentar a franquia por si mesma.”.

Vale aqui fazer algumas observações por se tratar do primeiro jogo da série com lançamento mundial. Trazendo o primeiro jogo da série para Nintendo 3DS, o jogo teve um grande salto de gráficos, além de toda uma campanha realizada pela própria Nintendo em trazer fãs antigos à franquia.

Para os jogadores de Gameboy, tivemos o anúncio do retorno dos três pokémons iniciais e que um personagem iria te dar a opção de escolher um deles, exatamente igual a Pokémon Red/Green/Blue há 17 anos atrás.

O novo jogo tem diversas homenagens e citações a Pokémon Ruby e Sapphire, além da Nintendo distribuir o Pokémon Torchic que é um dos iniciais dessa geração.

A Nintendo também produziu um anime chamado Pokémon Origins, homenageando os jogos de 1996, mas também inserindo as Mega Evoluções que são o destaque da nova edição. Aqui, alguns pokémons antigos poderão ter uma nova forma ao ter contato com pedras X e Y.

E o que vem por aí? O lançamento de Pokémon Bank em dezembro, no qual você poderá transferir Pokémons de X/Y, além de Black/White e Black2/White2 para as nuvens. Você poderá armazenar até 3 mils Pokémons, podendo transferir eles, para o jogo atual e os próximos que forem lançados. O serviço será pago e terá uma taxa anual para armazenar seus Pokémons por lá.

Pokémon é uma das franquias mais fortes no universo dos videogames, vendendo num total de 245 milhões de unidades, desde 1996. Pokémon X/Y é a sexta geração do jogo, trazendo foco para os dois pokémons lendários que emprestam suas iniciais para títulos do jogo, sendo Xerneas para Pokémon X e Yveltal para Pokémon Y.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também