Review | Alive

Seguindo com os lançamentos de dezembro da Panini, o JMangá traz agora o volume único de Alive.

De autoria de Tsutomu Takahashi, Alive é uma obra muito conceituada no meio e já ganhou adaptação para um longa metragem nos cinemas.

A história

Tenshu Yashiro foi condenado à pena de morte por enforcamento. Seus crimes foram porte ilegal de arma de fogo, homicídio premeditado de cinco pessoas e ocultação de cadáver.

No dia de sua execução, ao invés de ser conduzido ao local de sua morte, Yashiro é levado para uma sala onde um casal o espera. O rapaz lhe informa que ele tem opção de continuar vivendo caso escolha trabalhar com eles, bastava assinar um documento.

Movido pelo medo de desaparecer e pela ponta de esperança de continuar vivendo, Yashiro concorda e é conduzido para fora do presídio. Junto com outro ex-condenado, parte rumo ao que ele chamaria de segunda condenação.

Eles são levados a uma sala sem relógio, janelas ou qualquer outro recurso que permita que ambos tenham a noção de tempo. Desde que as regras do local permitam, eles podem pedir qualquer coisa via interfone e têm bebida alcoólica à vontade.

Dias se passam e ambos começam a voltar a ser como eram antes da vida na prisão. Gondo, companheiro de sala de Yashiro, revela-se cada dia mais desagradável e assustador. Yashiro parece ser uma pessoa tranquila e revela ter matado apenas quatro pessoas.

Enquanto está imerso em seus pensamentos, Yashiro percebe uma espécie de janela e, do outro lado, uma linda mulher nua. Gondo se empolga e começa a mexer com ela, que diz estar de castigo por ser uma bruxa e o convida para vir até onde ela está, desde que mate Yashiro.

Além do casal que retirou Yashiro da cadeia, existe uma equipe observando tudo o que se passa na sala. Quando percebem a intenção de Gondo em passar para a sala da “bruxa”, eles iniciam um protocolo: uma fresta aparece dando a entender que existe uma saída, mas ao mesmo tempo as paredes começam a se movimentar dando a entender que, em algum momento, eles serão esmagados.

Na sala de controle, o conselheiro de segurança quer saber sobre a evolução da experiência, que tenciona transferir a bruxa para o corpo de um dos dois detentos, já que a mulher está possuída por uma entidade violenta, que não permite que seu hospedeiro envelheça. Ele deixa bem claro que não tem interesse em salvar a hospedeira e que não há tempo nem intenção de disponibilizar mais verbas para continuar com o projeto.

A essa altura, Yashiro já está deixando as lembranças do passado o consumirem, enquanto Gondo parece ter se saído bem no plano de adentrar a sala da bruxa. O único problema é que ela não estava brincando com relação aos seus poderes e que a experiência pode não ter o resultado aguardado por todos.

A edição brasileira

Assim como deveriam ser todos os volumes únicos, Alive foi publicado em papel off-set, tem orelhas e preservou as páginas coloridas.

A tradução é de Lídia Ivasa e a edição de Beth Kodama.

Opinião

O traço de Tsutomu Takahashi harmoniza bem com a história, tanto nas páginas coloridas (com imagens deslumbrantes) como no restante da obra.

 

Yashiro é um personagem bem fácil de entender; para proteger a honra da namorada comete um crime e depois não sabe como lidar com as consequências de seus atos. Matar os estupradores não cura o psicológico da garota e podemos dizer que ele mesmo não fez nada para tentar diminuir a dor que ela sentia.

Suas ações bem intencionadas, porém equivocadas lhe rendem mais um cadáver e uma condenação à pena de morte. Ao se arrepender e aceitar que irá morrer para se purificar dos pecados que cometeu, recebe uma segunda chance que se revela uma verdadeira roubada e que sela de vez seu destino.

A trama é bem amarrada e não consegui identificar o momento exato em que é definido o final de cada personagem; é uma história um pouco diferente do que estamos acostumados a ver por aqui e uma escolha feliz por parte da editora.

Agradecemos ao pessoal da Panini por ter encaminhado o exemplar para análise.

Relacionados

spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.