Crítica | O Homem do Norte

Novo filme do diretor Robert Eggers, “O Homem do Norte” carrega uma história bastante conhecida em releituras da literatura e do cinema. Lenda escandinava, Amleth foi uma inspiração direta para William Shakespeare para Hamlet e influenciou a cultura por gerações, incluindo animações Disney como O Rei Leão.

Partindo deste ponto inicial, o trailer do “O Homem do Norte” entrega o plot principal de sua história, em que o rei Horvendill foi morto pelo seu irmão e o príncipe Amleth fugiu, jurando vingança, retornando anos depois.

O que torna a experiência única e verdadeira é que o diretor optou trazer o mundo medieval em sua forma mais visceral possível. Assim, a história situada em 914 na Islândia, apresenta camadas de uma violência, brutalidade e escravidão de homens e mulheres, em que derrocada de um rei trará caos a todo seu povoado.

Assim, temos um filme denso, trazendo algumas cenas exóticas, mas que tentam trazer o cotidiano daquele povoado com suas crenças. E isso é um ponto importante na história que abusa muitas vezes do misticismo de um povo que não estamos familiarizados.

Voltando aqui a história, temos então o rei Horvendill que acaba emboscado pelo seu irmão que não só o mata, como também torna a rainha Gudrún, a sua nova esposa. O príncipe Amleth foge e acaba sendo dado como morto, encerrando assim o primeiro arco de sua história.

Anos depois, adulto, Amleth acaba diante de uma bruxa que lembra de seu legado e de sua vingança. O que traça seu plano de vingar seu pai, resgatar sua mãe e matar seu tio.

Opinião

O filme “O Homem do Norte” apresenta o que pode ter sido o mundo naquela época, e isso envolve uma violência e crueldade descomunal que talvez filmes evitam mostrar em tantos detalhes. Esse é um diferencial que talvez não torne esse filme pra todos, porém torna uma experiência única. Mas quem acha que isso o torna próximo de gore se engana, porque por mais que tenha violência, o filme abraça realismo em sua maioria, alterando para misticismo, na crença de seus personagens.

O ator Alexander Skarsgård como Amleth está muito bem no papel, ao trazer um homem assombrado pela morte de seu pai. Nicole Kidman como a rainha Gudrún, também ressalta camadas de uma personagem que só poderia estar nas mãos dela. Não dá pra deixar de lado a atriz Anya Taylor-Joy que faz aqui par com o ator Alexander Skarsgård, num segundo momento da história em que seus personagens estão ali representados por sua vingança. E para aqueles que gostam de participações especiais, não podemos deixar de citar as participações de Björk e Willem Dafoe em personagens míticos que apresentam toda a crença do povoado da Islândia.

Assim temos um filme bastante conciso e que funciona em suas 2 horas de tela. Podia ser menor? Podia, mas funciona em sua totalidade.

O Homem do Norte

137 minutos | Estados Unidos

Diretor Robert Eggers

Escrito por Sjón e Robert Eggers

Baseado em “A lenda de Amleth” de Saxo Grammaticus

Elenco

Alexander Skarsgård
Arnon Milchan
Starring
Alexander Skarsgård
Nicole Kidman
Claes Bang
Anya Taylor-Joy
Ethan Hawke
Björk
Willem Dafoe

Nota: 9/10

Texto produzido para o Castback na cabine de imprensa da Universal Pictures.

Agradecemos a parceria com Castback e publicamos aqui também no JWave.

Relacionados

A MALDIÇÃO DE CINDERELA | Releitura aterrorizante chega aos cinemas em junho

O universo cinematográfico continua a reinventar contos de fadas...

Diablo IV | Rumo à Renovação do Saque na Temporada 4

Os aventureiros do Santuário podem comemorar, pois grandes novidades...
spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.