Review | Live A Live

Live A Live é mais um daqueles jogos absurdamente influentes que poucos fora do Japão sequer ouviram falar. Isso é porque ele foi originalmente lançado em 1994 para Super Famicom, somente naquele território pela então Squaresoft. Live A Live é um RPG diferente, trazendo uma história segmentada em diversos capítulos estrelados por personagens diferentes e que podem ser jogados em qualquer ordem. Agora, o jogo ganha outra vida no Nintendo Switch, e é claro, uma oportunidade de conquistar um público ainda maior com seu estilo único de contar história.  

Cada um dos sete capítulos iniciais de Live A Live acontece em um momento específico no tempo, além de apresentar protagonistas totalmente distintos, culminando em um oitavo capítulo, mais longo e elaborado que os anteriores. Além disso, cada um deles possui um diretor diferente, o que dá a cada um sabor único, mas que também deixa a primeira metade do jogo um pouco desequilibrada em termos de ritmo devido à falta de coesão entre eles. A jogabilidade básica do jogo permanece a mesma no geral, o que muda são as habilidades de seus personagens, que variam bastante de caso a caso.

Live A Live possui um sistema de combate bem divertido, que dá a você bastante liberdade de movimento. Você pode posicionar seus personagens livremente enquanto a barra de ataque do inimigo vai se enchendo. Levar em conta seu posicionamento é importante, já que dependendo de onde você atingir o inimigo, maior pode ser o dano. O campo de batalha é dividido em quadrados, e certas magias deixam efeitos elementais que vão causando dano aos poucos, fazendo com que você se movimente taticamente para não acabar levando a pior.

Diversas histórias, uma só aventura 

Fora as batalhas, os objetivos de cada capítulo variam bastante. Por exemplo, no que se passa no Velho Oeste, você controla um pistoleiro andarilho procurado pela justiça que acaba se envolvendo em um conflito numa cidade no meio do nada. Cabe a você ajudar a organizar a população a fim de rechaçar o ataque iminente de uma gangue de bandidos, colocando armadilhas antes que o tempo acabe. Já no do Japão feudal, sob o manto de um shinobi, rola uma invasão a um castelo cheio de inimigos, dependendo de você a decisão de matá-los ou ser um ninja invisível.

É essa variedade de situações que faz de Live A Live algo único. Se você já é um fã de RPGs há um certo tempo, deve ter feito a ligação dele com Octopath Traveller, e não é à toa. Ambos seguem uma fórmula similar, apresentando diversas histórias aparentemente sem relação que acabam por se conectar na segunda metade dos respectivos jogos, fazendo a conexão de tudo e unindo os protagonistas.

Quando chega a este ponto, Live A Live acaba mostrando um pouco da sua idade, pois é aí que a dificuldade de jogos dá uma bela guinada e o que antes vinha sendo um passeio acaba virando uma verdadeira luta. É nessa parte que Live A Live acaba recorrendo a táticas malfadadas típicas de RPGs das eras 8 e 16 bits, como o grind e o excesso de batalhas aleatórias, que acabam deixando um gostinho azedo logo no final da aventura.

Viaje no tempo do conforto do seu sofá 

Por ser um jogo da geração 16 bits, Live a Live acabou recebendo uma bela atualização gráfica em sua nova versão do Switch. Do mesmo modo que Octopath Traveller e Triangle Strategy se utilizaram da Unreal Engine para construir seus mundos 2.5D, Live A Live segue um caminho similar. Ele apresenta personagens simples, no estilo 16 bit, em ambientes poligonais, com um acabamento que não se utiliza de tantos efeitos de pós-processamento quanto os lançamentos antecessores.

A performance do jogo no hardware do Switch é bastante satisfatória, mas há poucos momentos em que Live A Live dá umas tossidas ao rodar no portátil híbrido da Nintendo. Não é nada que incomode, já que o jogo em si é extremamente bonito e dinâmico de se jogar, mas vale avisar para que ninguém seja pego desavisado. 

Isso de nada tira o brilho de Live A Live, que como os RPGs que a Square Enix vem lançando no Switch, conta com um elenco de voz que entrega atuações que variam em qualidade, mas não chegam a ser ruins, só em certos casos bizarras. É do tipo de dublagem que coloca um sotaque irlandês saindo da boca de um samurai. A trilha sonora, por outro lado, é boa, apesar de ser um pouco repetitiva, já que começa novamente a tocar as músicas de fundo do início toda vez que se troca de tela.

Live A Live é uma relíquia do passado que recebe uma mais que merecida segunda chance para brilhar no Nintendo Switch. Ele foi o RPG que introduziu o revolucionário conceito de histórias não-lineares ao panteão de jogos japoneses. Apesar de haver alguns problemas de ritmo de jogo no decorrer da jornada, com capítulos às vezes repetitivos demais, Live A Live não deixa de ser uma compra mais do que recomendada para fãs do gênero em busca de algo novo para jogar.

Live A Live

Desenvolvimento: Square (jogo original)

Distribuidora: Square Enix

Gênero: RPG

Lançamento: 22 de Julho de 2022

Lançamento do jogo original: 2 de setembro de 1994

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