Review | Sonic Origins

Sonic está de volta e desta vez numa coletânea de jogos de Mega Drive e Sega CD que significam o “Origem” do título da coletânea de jogos. Mas a pergunta que fica é se a remasterização dada aos jogos fazem jus aos jogos clássicos? E a resposta é que em grande parte sim, mas infelizmente em toda festa tem um convidado chato e aqui tivemos um jogo que não brilhou tanto como os demais que foi o Sonic 3 & Knuckles.

Assim, temos Sonic the Hedgehog, Sonic CD, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic 3 & Knuckles de volta, agora todos em Widescreen e também em seu modo original, além de trazer Tails e Knuckles no jogo Sonic the Hedgehog. Cada jogo ganhou animações novas, modo de aniversário, além do modo original.

Valeu a pena Sonic Origins? Sim, acho que independente de problemas em um jogo dentro da coletânea, a proposta de trazer jogos clássicos para o público atual funcionou. Teve muita gente que só se importou com Sonic devido o sucesso do filme em 2020 e sua continuação esse ano, assim a Sega precisava reapresentar esses jogos que foram inspirações para o cinema.

Sonic the Hedgehog e sua importância na guerra de consoles

Se você teve um Mega Drive nos anos 90, você pode separar Mega Drive antes com Castle of Illusion Starring Mickey Mouse e depois com Sonic the Hedgehog. No meu caso foi com Castle of Illusion Starring Mickey Mouse, então quando saiu Sonic, a Sega estava brigando pau a pau com a Nintendo com seu Super Mario World.

Ter Sonic the Hedgehog lá no começo da década de 1990 era ter o cartucho que sinalizava a importância de ter um Mega Drive, se tornando o desejo de toda criança daquela época.

Hoje sabemos que o jogo foi produzido como uma arma contra Super Mario Bros e a Nintendo. Estudos em torno do Sonic tornou o personagem mais popular que Mickey Mouse nos anos 90, além de 80% dos jogadores de Mario preferiam Sonic em testes feitos pela Sega nos EUA.

Assim, o sucesso de Sonic foi tão grande a ponto que a Sega teve que correr contra o tempo para entregar continuações tão boas quanto, além de manter as vendas do Mega Drive na briga de consoles.

Novas animações em jogos clássicos

Sonic Origins apresenta sempre uma animação antes do jogo original, além de uma animação no final do seu respectivo jogo. Assim, temos 8 animações novas produzidas para a coletânea, além dos episódios produzidos no Sonic Mania como bônus aqui.

Todas essas animações assim liberadas, acabam ficando disponibilizadas no museu dentro da coletânea, podendo serem assistidas à vontade.

Sonic the Hedgehog 

O jogo produzido em 1991 continua sendo um belíssimo jogo. É extremamente nostálgico jogar em Green Hill Zone, porém não é tudo igual, porque podemos jogar com Tails e o Knuckles, além de poder ficar parado rodando e também girar ao clicar em pulo enquanto o personagem cai em tela.

Por mais que sejam pequenas as mudanças, fãs do Sonic irão reparar que o Sonic the Hedgehog está levemente diferente do original, mas fizeram um excelente trabalho que faz com que tudo funcione muito bem aqui.

Talvez a maior ressalva como jogador “velho”, seria reconhecer que a tela em Widescreen faz com que jogabilidades clássicas precisam ser reaprendidas. No primeiro chefe, percebi que estava acostumado com o formato original e tive que me readaptar ao novo formato da tela que deu mais espaço para plataformas, ficando diferente, mas funcionando muito bem.

Sonic the Hedgehog 2

Produzido em 1992, este jogo apresenta o Tails, podendo jogar em dupla. Na versão do Sonic Origins, temos uma animação com a história do Tails, além de apresentar novas formas de jogar o jogo original.

Similar ao jogo original, temos Modo Aniversário e o Modo original, além de poder jogar em formato Widescreen e formato 4:3 (quadradão).

Mais uma vez, o jogo funciona muito bem aqui nessa coletânea e temos jogabilidade fluindo muito bem.

Vale aqui a curiosidade que diferente do jogo original, este foi produzido pela Sega americana, tendo uma equipe diversa que pode ter influenciado e muito no resultado final do jogo.

Sonic CD

Lançado para Sega CD (Mega CD em algumas regiões), Sonic CD saiu em 1994 apresentando Metal Sonic e a Amy. Ambos estão presentes na animação que abre aqui a coletânea do Sonic Origins, mostrando mais uma versatilidade dos jogos do ouriço.

Sendo um jogo que envolve passado, futuro, efeitos 3D de profundidade, Sonic CD é bem diferente dos demais jogos da franquia. Vale aqui a ressalva que o jogo tem uma animação muito bonita originalmente e uma trilha sonora bastante diferente dos dois primeiros jogos, mostrando todo o poder do Sega CD e dos jogos em CD ROM.

Aqui o jogo também recebeu tratamento em Widescreen, porém aqui não temos todos os modos dos demais jogos, assim nada de Knuckles por aqui.

Sinceramente, Sonic CD continua sendo um bom jogo, mesmo sendo o mais “diferentão” de todos aqui apresentados, ele está muito bem adaptado aqui na Coletânea.

Sonic 3 & Knuckles 

Chegamos no jogo de 1994 e aqui temos a maior das mudanças em relação aos jogos originais. Jogador antigo provavelmente lembra do Sonic 3 e do Sonic & Knuckles que foram desenvolvidos originalmente para serem um jogo só, mas a Sega devido ao prazo apertado, acabou lançado separados com a inovadora Lock On que encaixava os dois cartuchos tornando um jogo único.

O problema aqui do Sonic Origins é que ele só apresenta Sonic 3 & Knuckles, impedindo a experiência original que eram dois jogos separados. Tudo bem que foram pensados juntos e estamos jogando como foi idealizado, mas não é a mesma coisa.

Este também é o jogo que também teve trilha sonora alterada, então temos novas músicas em fases aqui do jogo o que pode não trazer a nostalgia que você espera. Não sabemos se a trilha foi alterada por causa da história do Michael Jackson estar ou não estar na trilha do jogo, mas algumas músicas foram alteradas aqui. Ficaram boas? Sim ficaram, mas se o objetivo era a nostalgia, talvez acabe estragando mais uma vez a experiência.

Por fim, não poderia deixar de comentar que de todos os jogos testados aqui, pelo menos na minha versão jogada no Playstation 5, o Sonic começou a baixar sozinho em algumas fases. Não entendi se era algum bug, mas o jogo infelizmente está um pouco aquém dos outros 3 jogos aqui em Sonic Origins.

Museu

Sonic tem 30 anos de existência e aqui temos trilhas sonoras, artes e animações reunidas nesse museu representado por uma outra ilha dentro do Sonic Origins.

Uma das maiores curiosidades aqui é como os jogos ganharam capas absurdamente diferentes no Ocidente e no Oriente. Outra coisa é como o Sonic ganhava olhos diferentes no Japão e nos EUA, parecendo bonzinho para os japoneses e um pouco mais “rebelde” para os americanos. Isso não é uma novidade e diversos personagens tiveram o mesmo tratamento, igual ao Kirby da Nintendo.

Aqui também tem todos os vídeos novos criados para esta coletânea e os episódios do Sonic Mania.

Mas sinceramente, a sensação que passa é que faltou algo aqui neste museu. Seja comerciais da época, entrevistas, rascunhos de fases antigas, vídeos de jogos mais novos entre outras possibilidades.

É bom, mas podia ir além do que está disponibilizado. 

Outros jogos

Uma das coisas que mais faz falta aqui no Sonic Origins é o “descaso” com os outros jogos do Sonic lançados para Master System e Spin Offs da franquia. Enquanto temos outras coletâneas que trazem diversas versões de todos jogos do passado, Sonic Origins se preocupou em atualizar os jogos principais do Sonic, porém deixaram de lado outros jogos que podiam ter sido lançados como estavam, simplesmente como bônus.

Sonic The Hedgehog de Master System, Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine e Sonic Pinball são alguns jogos que poderiam estar presentes, mas não participaram da festa do ouriço.

Vale a pena?

Sonic Origins fez a lição de casa e trouxe os jogos clássicos para uma nova geração. Então é uma coletânea que trouxe novos modos, trouxe personagens diferentes em jogos antigos, além de novas animações.

Tem bem mais pontos positivos do que negativos, tornando uma excelente experiência em reviver as primeiras histórias do Sonic ou apresentar os jogos da sua geração para seus filhos e sobrinhos.

Talvez o preço seja meio salgado no lançamento, mas analisando como um todo, Sonic Origins cumpriu o que se esperava dele, assim trazendo uma nova experiência para jogos clássicos

Durante a produção deste review, tivemos um patch de atualização, manifestação da equipe que trabalhou na coletânea, entre outros adendos. Então, ficamos de olho como um todo para entender o trabalho da Sega neste jogo e como foi sua relação com Sonic Origins depois de lançado.

A parte boa é que Sonic Origins está no mercado e está recebendo atualizações com correções, mas a parte ruim é que sempre tem alguém pra reforçar mais os defeitos do que qualidades do jogo.

Diversão

Um dos pontos que considero muito importante quando um jogo está no mercado, acaba sendo o fator diversão.

Jogos antigos tem um diferencial muito importante que é o alto índice de replay e aqui numa remasterização, Sonic Origins garante e cumpre esse replay alto, mantendo a diversão original.

Então, por mais que Sonic The Hedgehog 1 e 2, Sonic CD, Sonic The Hedgehog 3 e Knuckles estejam um pouco diferentes do que quando você jogava quando criança, a diversão ainda está lá. Isso importa muito e cumpre seu papel na hora de você comprar um jogo.

Sonic Origins

Desenvolvedores: Sonic Team

Distribuição: Sega

Diretor: Katsuyuki Shigihara

Produtor: Takashi Iizuka e Nobuya Ohashi

Desenhista: Tyson Hesse Roteirista: Ian Flynn

Compositores: Jun Senoue e Tee Lopes

Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One e Xbox Series X/S

Lançamento: 23 de Junho

Nota: 8/10

Agradecemos a assessoria Theogames que nos enviou uma cópia do jogo Sonic Origins para testar no Playstation 5.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.