Review | Brasil Game Show 2022

O evento voltou presencialmente, depois de 3 anos e nunca foi tão bom ver esta edição de volta. Devido a pandemia, Brasil Game Show se adaptou ao formato online, mas a proposta de voltar presencialmente, animava a oportunidade de testar jogos rever presencialmente amigos de imprensa e convidados desta edição.

Criado no Rio de Janeiro, o Brasil Game Show migrou para São Paulo, quando se consolidou e tornou-se o enorme evento que existe hoje, se tornando um polo na América Latina.

Este ano, o Brasil Game Show também trouxe um tom diferente, se destacando pela vinda de lojas de departamento, marcas de televisão e influencers. É diferente? É, mas não necessariamente ruim. Aprendemos que a pandemia nos mudou nossa concepção, sendo que nela mesmo, muitas pessoas talentosas surgiram, mostrando sua paixão e relação com games, sendo justo elas brilharem nesta edição.

Mas vamos falar de jogos? Difícil não falar do Brasil Game Show e não associar a vinda de Street Fighter 6 e da incrível apresentação que foi Sonic 30th Anniversary Symphony.

Samsung

A empresa sul-coreana esteve presente no evento, mostrando monitores e televisões gamer, destacando a linha Neo Qled, além da linha Odyssey. Para fãs de jogos, a empresa promoveu diversões ações no estande com o jogo Multiversus que reúne os personagens da Warner.

Marvel

Trazendo diversos lugares para tirar foto, destacando Homem-Aranha, Thor e Pantera Negra, o espaço da Marvel ainda tinha uma loja oficial de produtos.

Era um estande bem grande, trazendo diversas ações que qualquer fã da Marvel pararia por lá.

Capcom e Street Fighter 6

Ir ao evento e não jogar o novo Street Fighter não é ir ao evento. Trazendo o jogo para o público brasileiro, a Capcom montou um espaço para testes trazendo 8 personagens.

Esta também foi a primeira vez que eu tive contato com a assessoria de imprensa que está cuidando da Capcom, a Theogames. Até então, eu conversava diretamente com a equipe da Capcom e por conhecer a assessoria de outros jogos, assumo que a sensação não foi de total estranhamento.

Falando da estrela do evento, Street Fighter 6 está bem mais realista do que a edição anterior, porém mantendo algumas animações de tinta que lembram bastante Street Fighter 4. É bem diferente esteticamente, porém mantém a essência dos personagens, fazendo você reconhecer em pouco tempo que está jogando um jogo da série Street Fighter.

A versão que joguei no evento, trazia uma locução do jogo e foi uma experiência totalmente nova, jogando recebendo uma locução dos movimentos dos seus personagens numa batalha. É diferente, mas vale a experiência.

Em relação ao controle, na versão que joguei não tinha a opção de escolher controle clássico ou moderno, porém pela configuração do meu controle, eu chuto que ele era moderno. Por que falo isso? Porque apanhei para me acostumar com controle mesmo sendo personagens velhos conhecidos. Então pela mecânica diferente, traduzo que estava no controle moderno.

Uma das coisas que mais me incomodou no jogo em si foram alguns itens que aparecem na batalha interagindo com os personagens. Não são itens para utilizar como arma, apenas algo que remete ao universo da Capcom e surge no cenário. É estranho e sinceramente não achei muita serventia na tela.

Independente disso, o novo jogo trouxe uma excelente experiência que faz nos lamentar que o jogo só saia ano que vem.

Nintendo

A Nintendo esteve presente no evento com um estande impressionante. Trazendo diferentes jogos, o destaque estava para Kirby’s Dream Buffet, Mario Kart 8 Deluxe e as pistas adicionais do DLC Mario Kart8 Deluxe – Booster Course Pass, Mario Party Superstars, Mario Strikers: Battle League, Nintendo Switch Sports, Pokémon Legends: Arceus, Splatoon 3, Super Smash Bros.Ultimate e The Legend of Zelda Breath of the Wild.

Perto do centro do estande da Nintendo, a empresa deu destaque aos desenvolvedores brasileiros, contando com jogos Cobra Kai: The Karate Kid Saga Continues, da Flux Games, Horizon Chase Turbo, da Aquiris, Cassiodora, da Void Studios, e Kukoos: Lost Pets, da Petit Fabrik.

Mas qual era a estrela da vez? Mario + Rabbids Sparks of Hope que foi lançado logo depois do evento e pode ser jogado em primeira mão. Trazendo diversos elementos do universo do Mario Galaxy, o jogo combina mais uma vez os universos da Nintendo e da Ubisoft.

E se você foi no primeiro dia do evento, ainda tivemos o prazer de assistir a premiere do trailer do filme do Super Mario Bros.

Playstation

A Sony veio com a promessa de trazer o maior estande da história da empresa na BGS e cumpriu com 1.000m². A empresa trouxe diversos jogos recém lançados, como remake de The Last of Us, Gran Turismo e outros jogos que puderam ser jogados por lá.

A empresa também tinha uma área de futuros lançamentos trazendo One Piece Odyssey que será lançado em breve pela Bandai Namco.

Indie, Genshin Impact, Hyper X e muito mais

O Brasil Game Show tinha muitas empresas diferentes, sendo que o corredor de jogos indies estava muito maior que dos outros anos. Tinham jogos nacionais, mas este ano tinham diversos jogos internacionais e tipo a oportunidade de jogar um jogo de cards italiano, por exemplo.

Genshin Impact tinha um estande enorme com destaque a cosplayers, além de diversos espaços para tirar fotos com os personagens do jogo. O mesmo espaço ainda tinha uma loja aos fundos do estande.

A Hyper X que sempre está presente na BGS, este ano esteve com um estande ainda maior. Especialista em apresentar itens indispensáveis para gamers de plantão, a empresa fez um espaço recuado que dava gosto andar por ele. Merecia toda atenção que teve este ano.

Logicamente é impossível falar de todo o Brasil Game Show, mas estes foram os espaços que mais despertaram a minha atenção na edição deste ano. Teve mais? Sim, muito mais, mas tentei destacar aqui o que mais chamou a minha atenção.

Opinião

É ótimo ver o Brasil Game Show de volta presencialmente e é muito bom ver novos espaços, como os palcos do TikTok. Logicamente como gamer, sinto que o evento deste ano foi mais um reencontro do que um lugar de novidades do mercado de games.

Diversos influenciadores falavam nos palcos do evento que parte do público descobriu o mercado de gamers com a pandemia. Que muitos ali se tornaram influenciadores na pandemia, ou começaram a consumir material na pandemia, sendo público do evento. Então é muito interessante ver e enxergar esta renovação do público do evento tão claro assim.

Outro fato que me chamou atenção é o espaço que a Samsung teve nesta edição. Fazendo uma campanha gamer com as televisões deste ano, a Samsung levou hub de games para as televisões levando a experiência de jogar em nuvem nelas. Por mais que ela não tenha um console, a Samsung levou a experiência e até títulos como Multiversus com os personagens da Warner em seu palco. Até o jogo One Piece Odyssey que estava na Playstation, também estava disponível na Samsung. Então a Samsung se destaca em virar um mecanismo para jogar videogame de terceiros em seus aparelhos.

Lojas como Fast Shop e Magazine Luiza também tiveram um enorme peso nesta edição. Trazendo experiência de novo jogos em seus espaços, além da experiência de testar as melhores tvs do mercado. No caso da Fast Shop, a empresa ainda trouxe toda a experiência geek recente de suas lojas, levando estes itens ao seu espaço.

As lojas de mercado geek também marcaram presença no evento. Assumo que tinha muita coisa bacana ali no evento para se olhar e tinha que ter paciência para ver realmente tudo. Teve lojas que eu só encontrei no terceiro dia que estive no evento, por isso lamento muito de não as ter visto antes.

Outro ponto que só dá pra comparar com CCXP é a praça de alimentação. Trazendo as maiores empresas de fast food, o BGS tinha de Big X Picanha, Gendai, Domino’s a Cacau Show. Imensa e com muitas mesas, a praça foi muito bem pensada e merece parabéns pelo seu planejamento. Talvez o preço não seja convidativo, mas invejável trazer tantas opções assim.

Uma coisa que foi diferente este ano é que o Expo Center Norte tinha vans especiais para o Shopping Center Norte. Trazendo descontos para a praça de alimentação do shopping, a van era mais convidativa para aqueles que preferem passear no shopping depois do evento, seja procurando praça de alimentação ou chamando Uber em um local melhor que a saída do evento. Foi um diferencial muito bem vindo para quem foge da muvuca de saída de eventos.

O Brasil Game Show 2022 deixará saudades pela edição deste ano. Pode ser lembrada por não ter trazido tantas novidades, mas foi um evento exemplar trazendo qualidade que torna a experiência tão incrível para seu público. Pós pandemia, Brasil Game Show está de volta com a sensação que nunca parou antes.

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Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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