Review | Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

Quando se fala em Tartarugas Ninja e se pensa em videogame, acaba sendo impossível não associar os jogos da Konami com elas. Lógico que existe um fator nostalgia, por mais que as personagens já tenham ganhado diversas versões nessas quatro décadas, continua sendo a versão do desenho dos anos de 1980 que sempre são lembradas.

O jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection traz 13 jogos desta época, então temos jogos de arcade, Super Nintendo, Mega Drive e Gameboy. Todos eles foram adaptados, porém continuam sendo os mesmos jogos de sempre.

Ressalto aqui que esse ano tivemos um novo jogo inspirado nestas versões que é o Teenage Mutant Ninja Turtle: Shredder’s Revenge e com ele tivemos algumas jogabilidades mais variadas que nos originais, por isso jogar a coletânea, pode parecer ultrapassado. Só que temos que lembrar que não dá para comparar um jogo atual com jogos que tem 30 anos na bagagem. Tendo isso em mente, podemos nos divertir bastante com esta coletânea.

13 jogos de muita nostalgia

A coletânea traz basicamente tudo que foi lançado naquela época, então se você foi uma criança dos anos de 1990, provavelmente jogou alguns destes jogos. Sendo que outros você sabia, mas nunca tinha tido a oportunidade de jogar antes.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection tem os jogos: Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade), Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade), 

Teenage Mutant Ninja Turtles (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo), Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo), Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Sega Genesis/ Mega Drive), Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Sega Genesis/ Mega Drive), Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy), Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy), Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy).

É importante ressaltar que mesmo trazendo diferenças pequenas, a coletânea oferece a oportunidade de você jogar versões japonesas dos jogos. Neste caso são apenas 11 jogos que tem versão japonesa e versão americana, mas vale a curiosidade, principalmente no material de divulgação dos jogos naquela época.

Também precisamos frisar que não são todos os jogos que tem opção de jogar online, ficando restrito em Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade), Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade), Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Sega Genesis/ Mega Drive) e Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo).

Vale aqui ressaltar que muitos jogos (em especial os de Game Boy) acabam sendo uma repetição de jogabilidade. Outros acabam sendo port de jogos de Arcade, então você tem a oportunidade de jogar várias versões do mesmo jogo. Devido a esse critério em ser uma coletânea tão vasta, optamos por falar dela, destacando alguns jogos, mas não falar de todos em especial.

Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)

Criado em 1989, o jogo foi uma revolução em beat ‘em up, tornando um sucesso dos personagens e inspirando a Konami em trazer outros personagens famosos como Simpsons em 1991.

O jogo traz uma experiência excelente e naquele momento ainda não era possível ter algo próximo daquela jogatina na sua casa.

Trazendo uma enorme memória afetiva em relação a este jogo, Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade) traz um pontapé inicial que seria explorado em outros jogos da série.

Trazendo jogo 2D clássico com sprites que eram extremamente fiéis ao desenho animado, Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade) trazia uma trilha sonora incrível e a oportunidade de jogar com as quatro tartarugas de forma distinta, devido a sua força e arma.

O cooperativo com quatro jogadores é um dos destaques desta versão e que foi aprimorado e equilibrado em jogos posteriores.

Vale aqui mencionar que a coletânea traz a sua versão de NES e sinceramente por mais que ela tenha seu valor afetivo e eu tenha jogado bem mais vezes esta versão que a de arcade, não tem como comparar ambos os jogos. Sendo uma versão bem mais simplificada, trazendo uma experiência solitária e com gráficos bem mais simplórios devido às limitações do console, Teenage Mutant Ninja Turtles vale ser jogado pela curiosidade e nostalgia, mas a versão completa continuará sendo a versão Arcade.

Vale aqui salientar que esta versão tem opção online e um dos diferenciais aqui é que quando você joga online, você pode entrar durante o jogo de alguém ou começar o seu, deixando aberto para outro jogador aparecer durante o seu jogo. Esse tipo de solução que a Konami encontrou, lembra muito o Arcade que qualquer jogador poderia entrar no meio, simplesmente colocando a ficha e participando do jogo com o outro jogador ali presente.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)

Lançado em 1991, o jogo era uma evolução enorme entre o primeiro jogo e este, trazendo o que seria um marco de as tartarugas ninjas. Turtles in Time é a consagração da Konami e com ela, temos um dos melhores beat ‘em up da história.

O jogo que leva os personagens das Tartarugas Ninja a uma viagem pelo tempo, acabou se tornando um marco e com certeza este é mais uma versão definitiva do jogo.

Assumo que este jogo, tive a oportunidade de tantas vezes jogar a versão de SNES que jogar a versão de Arcade dá um gostinho a mais. Sendo versões bastante próximas, cada uma tem diferenças pontuais, seja em fases, sons e adaptações até mesmo na abertura de seus respectivos jogos.

Vale aqui salientar que este jogo também influenciou e muito o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist para Mega Drive. Este sendo o primeiro jogo das tartarugas para o console da Sega, sua jogabilidade veio da versão dos fliperamas que serviu de base para os personagens.

Lembrando que este jogo também tem opção de jogar online, sendo o meu favorito  aqui para jogar com os amigos.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters em três versões distintas

Como comentei anteriormente, a coletânea é uma oportunidade de comparar versões que eram lançadas para consoles daquela época. Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters é mais um exemplo, ao ganhar versões para NES, Super NES e Mega Drive.

As três versões são muito boas e não são mero port de uma versão pra outra. Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters de NES está um grau acima a Street Fighter 2 para Master System, sendo um excelente port para as limitações do console da Nintendo. Simples, rápido e efetivo, o jogo é muito bom de jogar, porém confesso aqui que quando comparado aos outros ports, ele acaba virando só uma curiosidade.

A versão de Super Nintendo tem uma abertura linda, gráficos muito bonitos que lembram outros jogos, enquanto a versão de Mega Drive tem um redesenho e com cores totalmente distintas, adaptadas ao console da Sega. Aqui, cada um tem seu gosto, mas sinceramente a versão mais bacana de jogar nesta coletânea é a versão de Super Nintendo. Lembrando que a Konami definiu esta versão para ser jogada online.

Turtle´s Lair e conteúdo para nenhum fã botar defeito

Se tratando de uma coletânea, a Konami e a Nickelodeon não faltaram em conteúdo extra. Trazendo embalagens, manuais, rascunhos dos jogos, momentos de cada uma das temporadas dos quatro desenhos, propagandas da época, música entre outros.

Lógico que você pode comentar que poderia ser melhor e poderia, mas sinceramente fico muito feliz de encontrar material rico assim.

E pra quem viveu aquela época, provavelmente vai matar a saudade com as embalagens dos jogos daquela época, tanto em versão japonesa, como a versão americana.

Vale a pena comprar o Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection?

Se você é um fã da série original, jogou os jogos quando criança, provavelmente já deve ter comprado o jogo. Se você ainda não comprou, deveria, porque é muito nostálgico jogar todos estes títulos no seu console atual.

Agora se estamos falando de um público que conheceu as outras versões, ou jogou as versões das tartarugas lá do Playstation 2, inclusive o remake Turtles in Time, talvez este jogo não funcione tão bem assim pra você. Principalmente, porque você acompanhou um outro estilo de animação, um outro estilo de jogo e que talvez não se encaixe com o que você espera aqui.

Então, sendo bastante franco aqui, Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é para um fã das tartarugas. Eu sou este fã e amei jogar todos estes jogos, inclusive com o modo online. Você é um fã das tartarugas clássicas? Se sim, mete bronca e compra, porque vale muito a pena.

Agora se você achou a coletânea cara, sempre existe a opção de esperar alguma promoção no seu console ou no PC para comprar no momento que tiver num preço que é mais interessante para você.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection cumpre no que se compromete a entregar. Agrada e segue a mesma lógica de outras coletâneas da Konami, como Castlevania Anniversary Collection e Contra Anniversary Collection.

Talvez a única falha aqui é a quantidade de filtros e molduras para os jogos, não trazendo uma personalização maior ao jogador, mas enfatizo que isso não impede de curtir os jogos, apenas você tem a sensação que poderia ter um pouco mais.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

Desenvolvedor: Digital Eclipse

Modo: Jogo multijogador

Estúdio: Konami

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S, PlayStation 5

Nota: 9/10

Agradecimentos a Konami que nos encaminhou uma cópia para testarmos do jogo.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.