Ressaca Friends 2022 | Cobertura Geral

O Ressaca Friends aconteceu em dezembro, merecendo o título de “último evento geek do ano”. Trazendo acertos do Anime Friends deste ano, o Ressaca Friends 2022 trouxe bandas nacionais, painéis de dublagem, shows internacionais, se tornando uma versão menor do Anime Friends, porém trazendo um pouco de tudo que possa agradar o público geek/otaku.

O Ressaca Friends trouxe pela primeira vez para o público paulista o ator Kihachiro Uemura (que havia vindo ao Brasil no Rio Matsuri em 2020). O ator conversou com o público durante os dois dias com mediação do cantor Ricardo Cruz. Vale a curiosidade que o ator andou pelo evento, inclusive tirando fotos no estande do Tokusatsu.com.br, adicionando o podcast deles no seu próprio telefone, demonstrando simpatia de sobra.

Outra novidade para este ano acabou sendo o produtor de animês Tetsuya Watanabe. Ele deu duas palestras sobre a indústria de animê. Uma palestra focada na indústria de animê e outra falando da fórmula de sucesso para animações japonesas, deixando o público brasileiro sonhar.

Painel do One Piece Film Red

Vale destacar aqui que diferente do Anime Friends deste ano que optou dar um enorme destaque as bandas brasileiras de cover de animesongs, o Ressaca Friends deu destaque (mais que merecido!) aos dubladores brasileiros. O evento produziu painéis de One Piece Film Red, Chainsaw Man, além dos dubladores: Wendel Bezerra, Guilherme Briggs e Úrsula Bezerra. Todas as atrações de dublagem tiveram mediação do Daniel Kuroda que foi outro ponto forte do evento.

Ressalto aqui que a palestra do One Piece Film Red foi um dos melhores painéis com curiosidades de produção do filme, além de uma bônus com a dubladora Bianca Alencar cantando um trecho em português das músicas da personagens Uta do filme.

Centimillimental

Atrações músicas internacionais

O Ressaca Friends trouxe muitos artistas brasileiros talentosos este ano repetindo sucesso da edição de julho, mas assumo que pelo menos pra mim, o destaque estava nas participações das atrações Akino with bless4 e Centimillimental. Enquanto o primeiro é conhecido por Sousei no Aquarion, o segundo é conhecido pelo animê Given.

O show do Centimillimental foi no sábado e emocionou o público e a própria banda. No começo do show, enquanto os artistas afinavam no palco, o público cantou uma das músicas, trazendo emoção e o tom para o show. Lamentavelmente o show teve alguns problemas da equipe de som que prejudicou o grupo, mas não tirou o brilho deles. Lembrando que o grupo veio ao Brasil pela primeira vez numa parceria entre a NewPOP e a empresa organizadora do evento, a Maru Division.

Já o show do Akino with bless4 foi no domingo, trazendo músicas de produções como The Ancient Magus Bride que está disponível no país pelo Crunchyroll.

NewPOP e anúncios

Se nos últimos anos, o Ressaca Friends perdeu a famosa “mesa redonda” de editoras e até alguns anúncios que ficam restritos ao CCXP, aqui temos a editora NewPOP brilhando sozinha.

O Junior Fonseca trouxe as novidades no domingo, mostrando que a editora abraçou seu público e o seu nicho com a diversidade, trazendo muitas obras do gênero Boys Love. Passando por China, Coreia do Sul e Japão, a NewPOP também tematizou seu estande, abraçando esta diversidade e tornando ela o seu maior símbolo com bonés e camisetas, ao lado de seus mangás.

A editora já tem uma parceria com a revista Mimosa da editora Leed, então este ano a parceria se expande com mais título e a editora brasileira está trazendo o “Come to Hand”. O título professor Miharu começa uma amizade com tatuador Arashi que evolui para algo a mais.

Gosta de Webtoon? A NewPOP anunciou “The Beginning After the End’ dos autores TurtleMe e Fuyuki23 e Navillera de Hun e Jimmy, esta última sendo adaptada num dorama na Netflix em 2021 que fez muito sucesso no Brasil. A editora se consolida como maior editora de títulos sul coreanos no Brasil, algo que deve aumentar e muito nos próximos anos.

Come to Hand

Título original: カム トゥ ハンド

Autor: SEI

Revista original: Mimosa

Editora japonesa: Leed

The Beginning After the End

Título original: 끝이 아닌 시작,

Autor: TurtleMe e Fuyuki23

Webtoon


Navillera

Título original: 나빌레라

Autor: Hun e Jimmy

Kakao Webtoon

5 volumes


Artist’s Alley

O famoso Artist’s Alley estava presente no evento, trazendo diversos artistas talentosos. Vale aqui citar que as editoras brasileiras estão dando cada vez mais destaques e muitos títulos nacionais estão aparecendo nas prateleiras, sendo de muitas pessoas que podem estar vendendo seu trabalho independente por lá.

Assumo que gosto muito do Artist’s Alley e torço pelo crescimento deles, por isso não gostei da forma meio que caótica que estava ali representado no evento, porém não muda o papel do evento de dar voz ao talento nacional.

O Ressaca Friends está de parabéns em dar espaço para eles e torço que este espaço cresça nas próximas edições.

Valeu a pena?

O Ressaca Friends é um evento que nasceu na gestão antiga, como uma “ressaca” do Anime Friends. Pensando assim, o evento deste ano foi basicamente isso, repetindo acertos da edição principal, porém trazendo muitas atrações internacionais interessantes.

Assumo que achei a estrutura do evento um pouco pequena para o público que estava ali presente, porém preciso ser justo em falar que primeiro que 2022 foi um ano de retomada, trazendo eventos mais enxutos e que Ressaca Friends não é o Anime Friends, portanto não pode ser comparado como tal. Pensando assim, Ressaca Friends apresentou o que se esperava e até ficou pequeno para o público ali presente.

Financeiramente falando, a organização do evento está de parabéns pelos preços convidativos, além de promoções pontuais que tornaram de longe a melhor opção de eventos em dezembro, quando pensado no valor financeiro. É verdade que estava compacto, porém tudo que você encontra no Anime Friends estava lá.

O que me incomodou foi que por estar compacto, as atrações “se competiam” entre si. Assim, o Just Dance no telão da Panini Comics enfrentava o palco principal, e a Arena Kpop, se tornando meio caótico em alguns pontos do evento.

Aliás, falando da Panini Comics, a editora se limitou estar apenas com assinaturas no evento ao lado do telão, enquanto a Editora JBC nem esteve presente. A ausência de editoras de mangás em um evento como Ressaca Friends é sentido, ao lado da também ausente Crunchyroll. Sabemos que não estavam ali, porque teve outro evento no mesmo mês, mas considerando o nicho, considero o mínimo estranho a ausência delas no evento.

Em contrapartida, o Ressaca Friends teve um Arena Kpop bem divertido, inclusive com uma balada de Kpop fechando seus dias com duas DJs da festa A-Party. Outro ponto que ganhou destaque foi Maid Café que também estava representado num espaço trazendo tudo que faz sucesso nas famosas casas que abriram no bairro da Liberdade em São Paulo.

O Ressaca Friends num balanço geral, entregou o que se espera de um evento de animê e mangá. Trazendo atrações, lojas, uma praça de alimentação rica, além de um contato dos artistas com o seu público. Teve defeitos? Sim, mas não prejudicaram a ponto de tornar a experiência ruim. A Maru Division voltou com tudo depois da pandemia e torço para o sucesso da organização quando o evento principal comemorar 20 anos em julho de 2023.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.