BIG Festival 2023 | Cobertura Geral

Criado em 2012, BIG Festival era um evento minimalista e até mais intimista, realizado por muitos anos no Centro Cultural Vergueiro. Passado 11 anos, o evento hoje é 10 vezes maior que o original, sendo realizado no São Paulo Expo, num modelo mais próximo dos grandes eventos da cidade.

Se por um lado o evento é muito maior que o original, existem coisas essenciais no BIG Festival que continuam as mesmas. Colocando diversos consoles, computadores e smartphones por toda a estrutura, a base essencial do BIG Festival é democratizar a experiência de testar um jogo, seja nacional ou internacional.

Hoje tendo diversas marcas presentes no evento, como Square Enix, Capcom, Blizzard, Konami, a empresa teve impressionantes 725 empresas de 56 países. O BIG Festival também se tornou um local para testar os principais lançamentos do mercado gamer.

O BIG Festival ainda tem um ponto bem característico que é conhecido como a Área Business. Trazendo grandes empresas nacionais e internacionais, este espaço é para networking, expandindo a conexões e parcerias no mercado gamer em geral. Este ano, o evento contou com mais de 8 mil reuniões do setor.

Outro ponto bem esperado do público é o BIG Awards, quando são premiados os melhores jogos nacionais e internacionais pela feira. A premiação focada totalmente em jogos indies, apresenta boas opções ao player que talvez desconheça o jogo.

Sabendo de tudo isso, o BIG Festival é uma experiência completa que merece ser apreciada por qualquer um que deseja conhecer e jogar coisas novas.

Maior e parceria com CCXP

Numa parceria com Omelete desde 2022, o BIG Festival este ano ofereceu a opção de desconto, quando comprasse ingressos do evento. Além disso, o BIG Festival ganhou contornos muito mais próximos do CCXP sendo realizado no São Paulo Expo, ganhando praça de alimentação parecida, além da grande adesão de influenciadores ao evento, tornando o evento ainda muito mais pop, do que originalmente era.

Além do gamer

Uma coisa que chamou atenção ao visitar o evento na sexta-feira foi a quantidade de escolas presentes no evento. Tendo diversos alunos andando pela feira, ficou claro que o BIG Festival além da experiência gamer comum, trazia a experimentação para muitos ali.

Tendo diversas divisões de governo, como SP Cine, o BIG Festival também contou com diversos jogos educacionais como parte da experiência do público. O que torna ainda mais interessante a participação de escolas.

Convidados de peso

O grande destaque deste ano estava na presença do Takashi Tokita, diretor da Square Enix. Isso não muda a quantidade de palestrantes de peso que passaram nos palcos do evento. Trazendo o modelo de um auditório unificado, o palco da Sabesp tinha três palcos, o que BIG Festival permitia o público ouvir a palestra que lhe desejasse por fone do próprio evento.

Sendo uma experiência bem interessante, o evento contou com palestras como Horizon Chase 2 que também estava disponível para testar, exclusivamente para iPad.

Além dos palcos da Sabesp, também tinha o The Enemy by TNT que focava mais no jornalismo nos games, Creators Lounge focado em palestras para influenciadores, Arena e-Sports que teve palestra especial do Alok e o do Banco do Brasil.

Trazendo atrações bem diversificadas e muito interessantes, devo assumir que lamentei profundamente tantas palestras tão interessantes acontecerem ao mesmo tempo. Mesmo que ofereça algumas palestras para se ver online, ainda está aquém de tudo que o evento realmente oferece.

Outro ponto que infelizmente aconteceu comigo é que cheguei no horário de uma palestra em especial e descobri que ela foi antecipada, por problemas numa palestra anterior. Mas são coisas que acontecem e entendemos.

Diablo IV

O evento contou com diversos pontos instagramável, mas não tem como não destacar o Diablo IV. Recém-lançado, o evento contou com uma estátua da Lilith e uma sala com trono para fotografar.

Além disso, existia algumas baias com algumas cópias do Diabo IV próximo do local, para poder testar o jogo à vontade.

Atari anuncia no BIG Festival

Conhecida por ser o primeiro console de muitos, a Atari reservou o evento para divulgar dois títulos. Não só anunciando, o evento também disponibiliza alguns aparelhos com estes futuros títulos.

Nintendo e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

A Big N estava presente no evento, em especial aproveitando o lançamento do jogo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Além do novo jogo de Zelda, a Nintendo ainda permitia jogar uma versão atualizada do Mario Kart com as novas pistas online, além de outros jogos como Super Mario 3D World + Bowser’s Fury.

No mesmo espaço, também havia um espaço instagramável com Link. Tanto tirar foto, como jogar, dava direito a ganhar um pôster de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Tendo um espaço muito bonito, ficava difícil não experimentar algum jogo da Nintendo.

BIG Awards

Na sexta-feira, o evento aconteceu o tradicional BIG Awards que contou com 626 jogos de 52 países que foram inscritos para a premiação deste ano. O grande vencedor da noite foi SEASON: A letter to the future produzido pela canadense Scavengers Studios.

Você pode ver todos jogos numa matéria especial que produzimos no JWave com os vencedores.

World of Warships: Legends

Tendo um estande bem grande, próximo ao Creators Lounge, a Wargaming levou World of Warships: Legends para testar no evento. Sendo divertido e bastante fácil de jogar, o World of Warships: Legends ainda dava direito a uma mochila, quando se cadastrava no jogo pelo telefone.

Coca-Cola X League of Legends

Numa parceria com o jogo League of Legends, a Coca-Cola levou o sabor Ultimate Limited Edition. Sendo de longe, a lata mais bonita do selo creations da empresa, a bebida é bastante gostosa e refrescante. Dá pra sentir o gosto de coca-cola ao fundo, mas assumo que descobrir o que vem na lata é um grande mistério.

No mesmo espaço, não podendo ser diferente, havia diversos computadores para jogar League of Legends.

Opinião

Fazia um tempo que eu não ia no BIG Festival e sinceramente foi uma experiência bem positiva. Tive o prazer de jogar alguns jogos que tinham acabado de serem lançados, como Ghost Trick: Phantom Detective, além de experimentar muitos jogos ainda não lançados comercialmente falando.

Comparado com experiências do antigo BIG Festival, devo confessar que a imagem forte do evento no Centro Cultural Vergueiro pelo São Paulo Expo, se desfez com a roupagem atual do evento mais próximo dos grandes eventos no mesmo local. Maior e diversificado, o evento deixou de ser tão nicho, massificando-se e ressignificando-se como um todo.

Se no antigo evento, o destaque eram as palestras e jogos indies, aqui temos um evento rico de títulos não só indie, mas também grandes títulos do mercado, diversos influenciadores, uma praça de alimentação robusta..

É inevitável dizer que o evento amadureceu e hoje se encontra na sua melhor forma. Conseguindo um público de 50 mil pessoas, o evento contou com 1.486 profissionais da indústria, mostrando que tem tudo para se tornar ainda maior nos próximos anos.

O próximo BIG Festival será realizado entre 26 a 30 de junho.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.