Review | Pikmin 1 & 2 enfim chegam ao Switch

Já não resta mais dúvida de que o Switch é plataforma ideal para relançamentos de jogos antigos da Nintendo

Aventuras diminutas e charmosas

O modo com o qual as ideias fluem na cabeça de Shigeru Miyamoto é único. Visto que diversos dos clássicos que ele projetou no decorrer dos anos nasceram de experiências de vida do agora vetereno planejador de jogos da Nintendo, não é de surpreender que algo como Pikmin tenha sido bolado por ele. 

Lembrando que foi assim com a série Zelda, sucesso absoluto da empresa para qual trabalha, pois foi das suas lembranças de infância de brincar nas grutas perto de sua casa em Kyoto que lhe surgiu a ideia das aventuras de Link; do jardim de sua casa quando menino e o fascínio inerente dos japoneses por insetos pintou a simpática série Pikmin, que saiu do papel e teve seu primeiro jogo lançado para o GameCube em 2001.

De lá para cá, mais dois jogos chegaram para a série, mesmo assim o tema sempre se manteve o mesmo: a ênfase no divertimento através da simplicidade e tranquilidade, sem deixar de lado as raízes estratégicas em tempo real que fazem deles excelentes jogos para se curtir em dupla. Agora chegou a vez dos dois primeiros Pikmin receberem uma versão para o Switch, em preparação para o lançamento do quarto título da série daqui a algumas semanas.

Para quem não tem ideia de como um jogo Pikmin funciona, vamos refrescar sua memória. Controlando um homenzinho de aspecto peculiar, você tem a capacidade de controlar os adoráveis seres chamados pikmin. Eles vêm em todo tipo de formato e cor, e cada uma é capaz de realizar feitos diferentes. Quanto mais deles brotam do chão, mais forte fica seu “exército”, para então resgatar o objeto em questão para determinada fase, ou até fazer frente a algum inimigo à sua frente.

Gostosos de jogar, simples de aprender

A grande sacada de Pikmin, no entanto, está em sua apresentação. O mundo em que o jogo se passa é o próprio planeta Terra, mas o foco é mais micro do que macro, sendo que toda a ação desses jogos se passa em ambientes cheios de vegetação e objetos corriqueiros ampliados, tornando-se enorme artefatos que seus amiguinhos somente em grande números são capazes de carregar. Além de agir como força bruta para você, eles também são úteis para transpor barreiras que você venha a encontrar em seu caminho.

Em Pikmin 1, você ajuda o atrapalhado Capitão Olimar a recobrar as peças de sua nave espacial para que possa finalmente voltar para sua casa antes que seu suprimento de ar acabe em 30 dias; já no segundo game, a empresa para qual nosso amigo trabalha em seu planeta-natal está a um fio de falir, então cabe a ele e seu intrépido parceiro Louie voltar à Terra para juntar tesouros suficientes entre a tralha que os humanos deixam para trás e sanar essa dívida.

Ambos Pikmin 1 e 2 são excelentes distrações e estão ainda melhores no Switch, já que nele há como usar a tela tátil e também os controles de movimento, tudo em um mesmo console. Lembrando que os dois jogos receberam uma versão atualizada no Wii, e é nela que o que recebemos no Switch é baseado. Ou seja, se você somente jogou esses dois clássicos no GameCube, fique tranquilo que todas as melhorias e atualizações incluídas nos títulos sob o selo ‘New Play Control’ estão de volta nesses relançamentos. Novidades essas que trouxeram controles de movimento e de apontar na tela, o que em um jogo que conta com sua precisão ao lidar com pessoinhas diminutas como os pikmin, é absolutamente essencial, especialmente quando estiver lidando com mais de um tipo delas, o que é bastante comum.

Como jogos desenvolvidos internamente pela Nintendo, não há o que cutucar em termos de apresentação, ainda mais se tratando de jogos mais antigos rodando em um aparelho muito mais potente como o Switch. Tudo o que podia ser melhorado e levado para o máximo de resolução e taxa de quadros suportados pelos assets, ou seja, os arquivos de jogo, já existentes, foi colocado no talo. Apesar da idade dos dois jogos, eles ainda são charmosos e extremamente coloridos na tela do Switch, ainda mais se você estiver jogando em um modelo OLED do portátil, onde as cores simplesmente explodem de tão vibrantes.

Há um porém, por menor que ele seja

Mesmo assim, há de considerar que os dois jogos têm mais de 20 anos, e mesmo sendo relançamentos de versões melhoradas dos mesmos, eles são o que são, no melhor e no pior sentido. Caso esteja em busca de um RTS com alto nível de dificuldade e ação à flor da pele a todo o momento, infelizmente não encontrará isso nesses jogos, nem um nível elevado de profundidade em sua jogabilidade básica. 

No entanto, essa sua simplicidade funciona a seu favor quando estamos falando de um jogo que pode ser jogado por praticamente qualquer tipo de utilizador do Switch. Pikmin 1 + 2 são excelentes pedidas para pais que querem apresentar seus filhos a um tipo de jogabilidade que se diferencia de um jogo de plataforma, por exemplo, e graças ao seu estilo único dentro do âmbito Nintendo, a série acaba que por se tornar um destaque dentre as franquias mais tradicionais da Casa do Cogumelo.

Com isso em mente, cabe ressaltar que mesmo sendo jogos amigáveis e muito aconchegantes para um público mais jovem, eles não deixam de trazer aquela magia que só os jogos Nintendo são capazes de transmitir, e mesmo sendo fofinhos e à primeira vista “coisa de bebê”, eles não são; para completá-los até atingir o 100% de exploração, há muito, mas muito pano para a sua manga de jogador, por mais experiente que possa vir a ser. 

Seguindo a cartilha dos melhores jogos da empresa, Pikmin 1 + 2 trazem um fator replay médio para alto, e isso sem falar no modo de jogo cooperativo do segundo jogo que traz a dois jogadores uma aventura completa para ser curtida em casa, com um filho, um irmão, ou um amigo. Da mesma maneira que os jogos New Super Mario ou até Super Mario Galaxy, ambos os jogadores se auxiliam independente do seu grau de conhecimento do jogo, e é um jeito bastante divertido de se jogar, sem sombra de dúvidas.

Contagem regressiva para Pikmin 4

Pikmin 4

Com Pikmin 1 + 2 chegando ao Switch, juntos do já existente Pikmin 3 Deluxe, a biblioteca de aventuras das adoráveis criaturinhas está finalmente completa, bem a tempo do lançamento de Pikmin 4, logo mais no dia 21. Vale lembrar aos mais desavisados que já existe uma demo do novo jogo na eShop para download. 

Todo o seu progresso nela pode ser transferido para a versão final, então vale muito a pena conferir em primeira mão essa nova aventura sem compromisso algum. E é claro, chegando perto do lançamento você pode contar conosco para ler um review quentinho do novo jogo!

Pikmin 1 + 2 já estão disponíveis em versão digital para compra pela eShop do Nintendo Switch individualmente, custando R$ 149,90 cada um, ou em um pacote contendo os dois jogos, por um preço promocional de R$ 249,90. A versão física do combo da foto abaixo será disponibilizada em setembro deste ano.

NOTA: 4 de 5

Ficha Técnica:

Nome: Pikmin 1 + 2

Desenvolvedora: Nintendo European Research & Development

Publicadora: Nintendo

Gênero: Estratégia

Lançamento: 21 de Junho de 2023

O Jwave agradece a assessoria da Nintendo no Brasil pelo fornecimento dos códigos para teste dos jogos e para a produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

NOTA: 4 de 5Ficha Técnica:Nome: Pikmin 1 + 2Desenvolvedora: Nintendo European Research & DevelopmentPublicadora: NintendoGênero: EstratégiaLançamento: 21 de Junho de 2023Review | Pikmin 1 & 2 enfim chegam ao Switch