Sato Company inaugura cinema no bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade já foi conhecido por ser o bairro de cinemas japoneses. Tendo cinemas, como Cine Niterói, Cine Tokyo, Cine Nippon e Cine Jóia, o centro de São Paulo é lembrado até hoje, como um polo de filmes japoneses vindos diretamente das grandes distribuidoras nipônicas. E podemos relembrar um pouco esse período com a inauguração da Sato Cinema, uma sala da Sato Company dentro do prédio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.

Utilizando o Grande Auditório do prédio tradicional do bairro, a Sato Company inaugura sua sala de cinema com capacidade para 1.100 pessoas. Sendo entre elas, 700 pessoas no térreo do Grande auditório.

Outro fato que desperta atenção é a tela motorizada, sendo a maior da cidade de São Paulo. Respeitando a arquitetura clássica do prédio, a tela foi pensada desta maneira para comportar outras atividades do Bunkyo no mesmo espaço. Tendo uma lista de horários inicialmente aos finais de semana, a sala de cinema ainda conta com projetor DCP canadense CHRISTIE (reforçado pelo Nelson Sato que é o mesmo projetor utilizado em mais de 50% dos cinemas nos Estados Unidos), além de um som cristalino com Dolby 5.1.

Akira e a história de sucesso do Nelson Sato

Criado pela mente de Katsuhiro Otomo, Akira é um clássico atemporal. Lançado em 1988, o filme veio pelo Nelson Sato em 1991 em 7 rolos de 35mm para os cinemas da capital. Seu lançamento comercial foi caótico, numa época que as empresas só queriam saber de desenhos infantis da Disney e da Hanna-Barbera.

Tendo apoio de influentes no mercado brasileiro, como Maurício de Sousa, Nelson Sato conseguiu lançar o filme nos cinemas e o mesmo ficou um ano sendo exibido, conquistando um público de 250 mil pessoas.

Lançado posteriormente para locadoras, Akira fez história, se tornando uma referência até hoje na história do cinema. Não sendo à toa que a empresa utilizou o filme como um talismã da sorte, o escolhendo para exibição da imprensa convidada para coletiva da distribuidora.

Remasterizado em 4K, Akira ganhou contornos ainda mais atuais, se parecendo com animê atual, por trazer uma imagem tão limpa e em alta resolução como das animações atuais. E por ser um filme que tem várias cenas de ação, pudemos constatar a potência do Dolby 5.1 bem diferente do que era exibido no cinema.

Um cinema além das produções da Sato Company

Tendo um catálogo bastante vasto, na coletiva de imprensa, Nelson e a Jacqueline Sato deixaram claro que existe interesse de homenagear diretores, como Hirokazu Kore-eda, por isso a sala está de portas abertas para exibir filmes de outras distribuidoras brasileiras.

Destacando e democratizando a sociedade asiática

Um dos desejos da Jacqueline Sato está no sucesso comercial da Sato Cinema a ponto de se planejar no futuro a exibição de filmes e produções brasileiras que valorizem a comunidade asiática.

Não se vendo representado na televisão brasileira, o cinema pode ajudar a corrigir essa lacuna, dando voz a produções que destaca todo aquele que tenha sua ascendência asiática.

Uma parceria de sucesso com Bunkyo

Em 2022, o Museu da Imigração Japonesa estava renovando seu acervo e criando um andar mais conectado com mundo pop japonês. Procurando empresas brasileiras, nasceu uma sinergia com a Sato Company, levando armaduras de tokusatsu, além de um dos rolos originais do Akira de 35mm lá de 1991.

O sucesso de público visitando o museu exatamente por causa dos itens da Sato Company, fez com que um projeto se desenvolvesse em torno do Grande Auditório do Bunkyo. Uma parceria inicialmente planejada para durar um ano, fez com que a Sato Company ganhasse uma sala de cinema, enquanto o Bunkyo viu seu espaço ser modernizado com o que tinha de melhor disponível no mercado internacional.

O Dr. Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo, reforçou que o espaço era mal utilizado e com a chegada do cinema é a chance de valorizar não só o espaço, mas todas as outras áreas do Bunkyo.

Espaço instagramável

Um dos grandes diferenciais da Sato Cinema é que o espaço terá decoração de seus filmes e séries. Assim, temos as armaduras de Jaspion, Jiraya, Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX. Além de cenários dos filmes de My Hero Academia, pôsteres de seus títulos e muito mais.

Além disso, muitas surpresas irão estrear no espaço e uma delas é a moto do Akira que foi anunciado que estará instalada em 50 dias. E entre as armaduras, a roupa do Jiban também estará disponível na área livre em frente a sala do museu, nas próximas semanas.

A estreia será com ‘Deus do Cinema’

Se para os jornalistas a empresa optou escolher Akira, para o público em geral, a Sato Company escolheu a produção de 2021, chamada de “Deus do Cinema”.

Dirigida por Yôji Yamada, a produção se destacou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo ao contar a história de um homem que adora cinema, trabalha em um estúdio cinematográfico em busca de seus sonhos, rodeado de grandes diretores e atores famosos. Ele e seu amigo se apaixonam por uma jovem, cuja família administrava um restaurante.

A produção será lançada na Sato Cinema no dia 16 de julho em três sessões.

O último episódio de Black Kamen Rider

Durante a coletiva, Nelson Sato disse que os fãs de tokusatsu iam surtar, mas que ele lançaria o filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME junto do episódio 51 de Black Kamen Rider, nunca exibido dublado no Brasil.

Para entender essa história, precisamos relembrar que 2020, a Sato Company tinha uma parceria com a Band de exibir produções de tokusatsu aos domingos. Naquele momento, eles preparam o lançamento de Black Kamen Rider remasterizado com a dublagem original, mandando dublar o último episódio com mesmo elenco da época.

Infelizmente a série foi interrompida por um impasse entre os dubladores, o que fez com que a série fosse lançada posteriormente no Prime Video, apenas com legendas em português. Mesmo assim, o último episódio se manteve inédito até ser anunciado agora em 2023 que será exibido no cinema.

Enquanto isso, o filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME já foi exibido nos cinemas e ganhou dublagem com destaque ao dublador Bruno Yoshioka que fez o protagonista do filme.

Ambas as produções serão exibidas intercaladas com “Deus do Cinema” no dia 16 de julho.

Ingressos online

Outro ponto é que custando 35 reais, na sua estreia com folheto do cinema, se ganha desconto de 5 reais, além do ingresso também estar disponível na plataforma ingresso.com (ainda não apareceu por lá, mas foi anunciado que estaria disponível).

Programação

16 de julho de 2023

  • 10h: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus
  • 12h05: O Deus do Cinema
  • 14h25: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus 
  • 16h30: O Deus do Cinema
  • 18h50: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

23 de julho de 2023

  • 10h: Human Lost
  • 12h10 – The Promised Neverland
  • 14h30 – Human Lost
  • 16h30 – The Promised Neverland
  • 18h45 – Human Lost

30 de julho de 2023

  • 10h: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus
  • 12h05: Human Lost
  • 14h15: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus
  • 16h20: Human Lost
  • 18h30: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

Informações: Sato Cinema
Instagram: @satocinemaoficial
Tel.: 11 4134-4455
E-mail: [email protected]

Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – 01508-900 – São Paulo – SP Brasil

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.