Akira ganha versão ‘Reels’ com ajuda da inteligência artificial

Quando Akira foi produzido não existia redes sociais, muito menos o formato vertical tão utilizado em plataformas, como Tiktok, Youtube e Instagram. Tendo um nome diferente em cada plataforma, os vídeos em formato vertical popularização com uso do telefone agora o diretor Eric Groza utilizou a inteligência artificial do Adobe para complementar diversas cenas do filme para que soassem naturais na vertical.

O diretor ficou surpreso com a rapidez que a ferramenta ainda em estado beta conseguiu complementar e “reimaginar” quadros do Akira em sua versão vertical. Criado originalmente em rolo 35mm, Akira atualmente já se encontra remasterizado em 4K, trazendo um nível de detalhamento que segundo diretor Eric Groza, superam animações Disney que eram líder do seguimento na mesma época.

A técnica está longe de ser perfeita e ele ressaltou que diversas vezes teve que mandar refazer ou retocar o complemento criado pelo uso da IA. Porém, mesmo retocando ou refazendo, o processo é muito mais rápido do que realmente fazer frame a frame da obra original.

Ele optou utilizar a IA ao invés de recortar a imagem na vertical, por querer manter a ação ali em cena. O resultado realmente impressiona e demonstra um pouco do potencial da inteligência artificial para o futuro.

Sobre Akira

Criada pelo autor Katsuhiro Otomo em 1982, Akira mistura elementos de ficção científica, cyberpunk e ação, a trama se passa em Neo-Tokyo, uma metrópole pós-apocalíptica. O enredo gira em torno de Kaneda e Tetsuo, dois jovens envolvidos em experimentos governamentais com poderes psíquicos. Com visual impressionante e narrativa complexa, a série em mangá deu origem a um filme de animação em 1988, aclamado mundialmente. Akira influenciou inúmeras obras e continua sendo uma referência crucial para a cultura pop e ficção japonesa, destacando-se por sua abordagem ousada e visionária.

A obra foi publicado no Brasil pela primeira vez na Editora Globo em formato colorido adaptado pela Marvel Comics, sendo republicado recentemente em seu formato original japonês. O animê foi lançado em 1991 no Brasil, sendo remasterizado recentemente em 4K, está versão já se encontra disponível no Brasil em streaming.

Texto escrito por Giuliano Peccilli originalmente para o Portal Nippon Já

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.