Review | Pikmin 4 é de longe o melhor jogo da série

O novo jogo da charmosa franquia da Nintendo é um dos mais bonitos e divertidos lançamentos do ano para o Switch.

Desta vez, Pikmin vai decolar. A série, uma das que menos vende dentro das propriedades intelectuais da Nintendo, chegou ao seu quarto título agora em julho. Seu criador, Shigeru Miyamoto, afirmou que os jogos dela até então não eram campeões de vendas do mesmo modo que outros produtos da Nintendo, então houve um grande esforço no desenvolvimento de Pikmin 4 a fim de torná-lo algo mais atraente para o público geral. 

Eles conseguiram. Pikmin 4 não é só o melhor jogo da série até então, mas também é uma das melhores pedidas no Switch este ano, trazendo melhorias à já excelente jogabilidade de seus antecessores e utilizando-se da tecnologia Unreal para trazer uma experiência simplesmente lindíssima. Apesar de não ser uma grande inovação por si só, tudo o que há no jogo é extremamente polido e divertido.

A grande pegada desta vez é que o jogo é uma missão de resgate. O Capitão Olimar encontra-se novamente perdido na Terra, e cabe a você e sua equipe salvá-lo. Como o mais novo membro do grupo, a sua missão será encontrar não só Olimar, mas também seus colegas, que de alguma maneira também estão desaparecidos. Na medida em que vai achando cada um deles, novas mecânicas são trazidas ao jogo, e a cadência em que isso acontece é simplesmente deliciosa e viciante.

Um amicão para todas as ocasiões

Dentre as novidades de Pikmin 4 está Otchin, um cãozinho que serve de parceiro nas suas aventuras, dando espaço para o jogo dividir-se entre mais de um protagonista, o que abre um leque ainda maior de possibilidades ao que já era bem variado somente com um personagem jogável. Liderar os adoráveis pikmins junto desse amicão é uma delícia, não só em termos de divertimento, mas também para os olhos, pois os pequeninos agarram-se ao bichinho enquanto você corre de um lado para o outro nos enormes mundos do jogo, uma fofura só. 

Falando nos seus amiguinhos em forma de plantinhas com pernas, há dois tipos exclusivos do novo jogo. São eles os pikmins de gelo e os luminosos. A função dos geladitos é bem óbvia, eles são capazes de congelar inimigos e superfícies de água, aumentando a gama de possibilidades de combate e locomoção. Mas são os lúmens que trazem a maior novidade, em forma de missões noturnas.

Nessas fases especiais, Pikmin 4 se transforma em um jogo de tower defense, você sabe, aqueles em que você tem que proteger sua base dos ataques inimigos colocando unidades de ataque no caminho deles. É um jeito divertido de variar a jogabilidade que já é extremamente viciante de Pikmin 4. Não é de surpreender que seja tão bom jogar assim, pensando bem, pois os jogos Pikmin sempre tiveram uma pegada de RTS, os conhecidos jogos de tática em tempo real, então por que não assumir esse manto com um modo de jogo especialmente dedicado a ele?

Isso fica ainda mais claro quando nós nos deparamos com as batalhas Dandori, outra nova maneira de se jogar, em que duas equipes – uma delas controladas pelo computador ou por outro jogador – competem para ver quem é mais eficiente em seu trabalho de obtenção de recursos, utilizando uma mesma quantidade de pikmins para realizar o feito. De início, essas batalhas são até tranquilas, mas logo se tornam bem desafiantes, lembrando que também é possível participar delas fora da campanha, pelo menu principal.

Charme e personalidade até dizer “chega”

Falando em menu principal, que trilha sonora maravilhosa é essa de Pikmin 4. Ela é tão boa que tive que parar de jogar de vez em quando para simplesmente deixar o jogo rodando ao fundo enquanto trabalhava, de tão agradável que é a música-tema do game. A sonoplastia dele também é incrível, conferindo aos seus colegas diminutos ainda mais personalidade enquanto eles correm atrás de você, ou quando estão trabalhando, “conversando” entre si e até cantando. Eles são uma graça.

Como já comentado no começo da matéria, Pikmin 4 é visualmente lindo de morrer. É incrível ver um jogo tão bonito rodando sem qualquer travada no Nintendo Switch, o que mostra que os desenvolvedores estão conseguindo tirar até a última gota do limitado poder de processamento do console híbrido da Big N. Pikmin 4 sem dúvida alguma é um dos senão o mais bonito dos lançamentos deste sistema até hoje, contando com uma performance excelente além de toda sua formosura.

E tudo no nosso próprio idioma!

Bem como Kirby’s Return to Dreamland Deluxe, Pikmin 4 foi totalmente localizado para o Português Brasileiro e o trabalho de tradução é digno dos nossos parabéns, pois ele traz todo um charme especial não só pelo fato de estar em nosso idioma, mas também por trazer personalidade a praticamente todas as falas dentro do jogo. Trabalhos de preparo de texto deste nível dão gosto de se ver, a única lástima é que isso demorou tanto para acontecer, já que o público brasileiro da Nintendo é um dos mais ardorosos que há no mundo todo. 

A Nintendo prometeu que este não será o último jogo a ter localização para o Brasil. Ela vai dar o mesmo tratamento para alguns de seus lançamentos futuros no Switch, como Super Mario Wonder, que está previsto para outubro deste ano. Já pudemos ter uma palhinha de como o texto do jogo está ficando em um dos trailers mostrados no anúncio do jogo, há algumas semanas, o que já agradou um bocado.

Pikmin 4 é a grande aposta da Nintendo para agradar um público ainda maior e ganhar mais vendas dos jogos da franquia, e por tudo que foi visto neste lançamento, há muito com que se entusiasmar dentro do game. Tem de tudo um pouco, desde modos multijogador quanto partes dedicadas aos que gostam de curtir uma aventura solo e bastante desafiadora, como são as missões no subsolo. Isso sem falar em meios totalmente novos de se batalhar ao lado dos pikmins, agora até durante a noite, que são um show à parte.

E por patinhas não podemos deixar de elogiar a Otchin, que esbanja alegria e simpatia, trazendo a Pikmin 4 um parceiro de peso que cresce e se desenvolve junto com o jogador de uma maneira orgânica e intuitiva, se moldando ao estilo de jogo dele a cada nova habilidade aprendida. 

O nível de profundidade deste jogo é assustador e a quantidade de horas necessárias para zerá-lo não é grande à toa: há muito o que se descobrir e o seu tempo gasto vai valer a pena. Pikmin 4 é uma delícia de jogo que pode ser curtido por qualquer jogador, adulto ou criança, veterano ou recém-embarcado. Todos serão capazes de se divertir e é exatamente isso que faz dele um jogo obrigatório para qualquer dono de Switch.

NOTA: 5 de 5

Ficha Técnica:

Nome: Pikmin 4

Desenvolvedora: Nintendo Entertainment Planning and Development

Publicadora: Nintendo

Gênero: Estratégia

Lançamento: 21 de Julho de 2023

O Jwave agradece a assessoria da Nintendo no Brasil pelo fornecimento dos códigos para teste dos jogos e para a produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O novo jogo da charmosa franquia da Nintendo é um dos mais bonitos e divertidos lançamentos do ano para o Switch.Desta vez, Pikmin vai decolar. A série, uma das que menos vende dentro das propriedades intelectuais da Nintendo, chegou ao seu quarto título agora...Review | Pikmin 4 é de longe o melhor jogo da série