Review | Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é diferente do que se esperava

Produzindo jogos de Naruto desde 2003, a CyberConnect2 se tornou uma referência pela experiência tão rica com universo criado por Masashi Kishimoto. A chegada de Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é uma volta ao passado e mostra porque seus jogos eram tão conectados à série original.

O novo jogo em si, se conecta com a série Naruto: Ultimate Ninja Storm criada em 2008 e que atravessou gerações. Tendo início ao Playstation 3, o jogo era um dos diferenciais do console naquele momento, por apresentar um cenário bastante rico, repleto de missões do personagem. Foi meu primeiro jogo do personagem e por trazer uma narrativa muito rica, devo confessar aqui que num momento optei acompanhar a saga de Naruto apenas pelos jogos a partir de então.

Mas o que falar de um novo jogo que se conecta com uma quadrilogia encerrada em 2016? Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections vem com uma proposta de duas histórias, sendo uma revisar as sagas de Naruto e Naruto Shippuden, enquanto a outra história é uma original com Boruto. E aqui que talvez o jogo não era o que esperávamos, por se apoiar numa ideia de ser o primeiro jogo com toda a história do Naruto, deixando em segundo plano o que realmente foi produzido pro jogo que é a história nova do Boruto. Claro que se você procurava uma versão definitiva do jogo de luta, isso é o que menos importa, com o elenco de mais de 130 personagens jogáveis.

A produção de ‘Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections’

Com objetivo de comemorar 20 anos do animê Naruto, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections foi anunciado junto de episódios inéditos de Naruto, além de uma pausa em Boruto que sofreu um timeskip.

O jogo teve personagens novos, Boro, Delta e Koji Kashin, além de trazer uma nova versão Boruto (Karma), Kawaki e Jigen. Isso sem contar os vilões da história original com Nanashi e Merz.

E se você jogou Naruto to Boruto: Shinobi Striker, roupas entre personagens se conectam, aumentando a lista de opções de roupas dos personagens aqui no Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections.

Para nós brasileiros, o jogo ainda trouxe dublagem, um diferencial que apenas Naruto e Cavaleiros do Zodíaco tem por aqui. Com uma popularidade enorme, o jogo manteve grande parte do elenco, trazendo adições interessantes como Guilherme Briggs como a nova voz do Kakashi.

A história de Naruto

O Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections se destaca por acompanharmos a história completa de Naruto. Dividido em 8 atos, o jogo consegue reduzir em 8 grandes momentos toda a história do protagonista.

Trazendo diversos capítulos em cada momento, você joga cenas clássicas presentes em jogos anteriores, numa mistura de cenas animadas e textos estáticos que vão posicionando você no universo dos personagens.

Devo confessar que acostumado com os jogos anteriores, a experiência de só ir avançando os capítulos, sem explorar e ser uma sucessão de lutas, deixa uma sensação aquém do esperado.

Por mais que as lutas estejam muito boas aqui, fica a sensação que você está nos “Melhores Momentos”, o que até tenta ser remediado com uma evolução de personagens, mas nada além disso.

Devido a essa escolha dos produtores, as lutas tem algumas simplificações, por exemplo os itens como Shuriken que normalmente se comprava em outros jogos da série, aqui são infinitos com limitação de tempo para utilizar.

Para marinheiros de primeira viagem, o modo história do Naruto em ‘Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections’ não é a melhor forma de conhecer os personagens. Se você os conhece por acompanhar o animê, o mangá ou jogos anteriores, provavelmente saberá o que está sendo contado, caso contrário prefira jogar Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Trilogy/Legacy com os 4 jogos anteriores da série.

História Extra do Boruto

Aqui temos a cereja do bolo e o grande destaque de ‘Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections’. E é até injusto não chamarmos de ‘História Principal’, por roubar a atenção e consegue fazer tudo que o modo história do Naruto deixa aquém, é justamente o extra com Boruto.

Nessa nova história, conhecemos uma febre na vila chamada “Ninja Heroes” que é um jogo de realidade virtual que está na moda entre os amigos do Boruto. Desejando para conseguir uma réplica do antigo colar do seu pai, Boruto pede para a sua mãe Hinata e logo se vicia no novo jogo.

Em ‘Ninja Heroes’ o jogo é como fosse um MMO, sendo que o Boruto acaba escolhendo o avatar do seu pai com visual de Naruto Shippuden. Chega a ser curioso como os amigos dele também acabam escolhendo visuais dos pais deles, o que ajuda muito quem não acompanha Boruto (Meu caso!).

Tendo ajuda da guia do jogo, Nanashi, Boruto vai fazendo algumas missões para conseguir as Kiseki e assim trocar pelo colar réplica do seu pai. Paralelo a isso, Boruto percebe que cada vez que sai do jogo, está com dores nos olhos e cansado, como se algo dentro do ‘Ninja Heroes’ o sugasse.

Numa investigação no mundo real e dentro do jogo, Boruto vai descobrindo que existe algo errado ali, inclusive não existir uma produtora do jogo e tal. Enquanto temos uma noite de lua cheia que faz com que todas pessoas fora do jogo recebam um selo.

Naruto nesse meio tempo se prepara para uma guerra entre as outras vilas, enquanto somos apresentados a organização que fez o ‘Ninja Heroes’ e o grande vilão ali que é Merz.

A história do Boruto se divide em dois momentos, descobrindo que o ‘Ninja Heroes’ afeta as lembranças das pessoas da vila e obrigando a viajar pelo tempo para restaurar e conseguir as pessoas se livrarem da influência de Merz. Nessa parte o jogo muda drasticamente com Boruto revendo as grandes lutas de seu pai, fazendo comentários bem pertinentes sobre passado e futuro da série.

Trazendo uma jogabilidade em torno de 5 horas, a história do Boruto tem tudo que relembra os outros jogos da série com exploração e uma narrativa que se convence. Tudo bem que o plot do vilão não é lá dos melhores, mas funciona no que é proposto aqui e sendo o que você encontra de melhor.

Por mais que Boruto seja um pouco caótico de se entender, por mangá e o animê terem ido para caminhos diferentes um período, além do próprio personagem já ter viajado do tempo em sua série, acaba que funciona.

Dividido em 7 momentos, a história do Boruto ainda traz dois finais, o que nos faz pensar que viagem no tempo sempre traz o problema sobre o que realmente existiu.

Localização em português

Trazendo dublagem e legendas em português brasileiro, o ‘Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections’ tem uma localização meio curiosa. Trazendo referências a ‘Chaves’ e pronúncias de palavras japonesas um pouco estranhas (Kiseki é a que mais chama atenção), o jogo ainda traz erros de grafias com próprio nome do personagem ao aparecer ‘Natoru’ diversas vezes na tela.

Isso se compensa com um bom elenco de dublagem, trazendo vozes que estão com os personagens há tantos anos. E para aqueles que não assistem Boruto, acaba sendo uma ótima oportunidade ver os novos personagens com as suas vozes em português.

Um problema chato é que muitas vezes as vozes dos personagens não batem com sincronia, mas sabemos que é um problema que acontece por muitas vezes a localização não ter acesso às cenas, apenas aos diálogos. Acontece e não sabemos se é o caso aqui, mas dá para entender que sim. Além disso, existem casos de Jutsus em conjunto que a dupla de personagens falam palavras diferentes no mesmo momento, o que demonstra uma certa desatenção por parte da equipe.

A chegada de novos nomes como Guilherme Briggs na voz do Kakashi, poderiam ser polêmicas por troca de dubladores, mas funciona em cena, convencendo como a nova voz do personagem. Não sabemos o motivo de não ter sido convidado o dublador anterior, mas temos que reconhecer quando não afeta o personagem.

O fato mais gritante ao meu ver é que o Naruto sendo mostrado em todas as suas fases de vida, parece que a dublagem não se preocupou em dar um tom e uma diferenciação do personagem a suas diferentes idades. Dando a sensação que o Naruto não mudou nada, ao usar gírias e expressões idênticas às que falava quando criança, agora também adulto e casado e com filhos adolescentes. Pode soar uma besteira, mas uma pessoa que virou fã de Naruto em 2000 e hoje está casado e com filhos, se espelha e se projeta a sua vida com a do personagem, igual outras obras como Goku em Dragon Ball, e pensando nisso, não concordo que o tom do personagem seja o mesmo em todas as suas fases.

Problemas de grafia, dublagem e adaptação incomodam e tiram um pouco do brilho do jogo, mas elas podem e devem ser corrigidas via atualização. Não compromete em jogar o jogo, mas talvez faça com que você pense se deva jogar em idioma português.

Jogo de Luta

Aqui estamos falando do que torna esse jogo o melhor de todos da série, por trazer 130 personagens e diversas variações de Naruto, Boruto e Sasuke, percebemos que é uma chance única de colocar tantos personagens entre si.

É verdade que a tela de seleção não foi uma escolha muito feliz ao trazer páginas e não optando por uma tela única, mas funciona muito e permite que você escolha um personagem de acordo com o seu núcleo de personagens. Assim os personagens de Naruto e Boruto estão separados e organizados com os seus respectivos núcleos.

As lutas fluem bem e aqui é meio que chover no molhado, porque as lutas seguem um padrão que só foram aprimorados, sendo um sistema de luta bem único e consolidado, o que permite jogar por diversas horas a fio.

Músicas clássicas estão de volta

Se você está com mais de 30 anos, sabe o quão icônica são as trilhas sonoras do animê de Naruto, presente em grande parte dos eventos de animê e mangá da primeira década de 2000. Tocando sem parar sucessos como “Haruka Kanata” de Asian Kung-Fu Generation e “Go!!!” de Flow, a trilha do animê está de volta agora na forma de um DLC no jogo.

Custando em torno de 107 reais (no Playstation 5), você pode jogar com as músicas: “Haruka Kanata” de Asian Kung-Fu Generation, “Go!!!” de Flow, “Blue Bird” de Ikimonogakari, “Silhouette” de Kana-Boom e “Kaze” de Yamazaru.

A sensação de jogar com a trilha que fez grande sucesso entre os fãs e que impulsionou a vinda dos cantores ao Brasil, com certeza é algo que vale ter no jogo. Só que vamos combinar que pagar quase um terço do valor do jogo em 5 músicas, acaba fazendo você repensar se quer ter a experiência completa na sua casa.

Sabemos que vale a pena ter a trilha sonora, mas ao mesmo tempo, pensamos duas vezes se queremos pagar tanto por isso.

Opinião

O Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é um jogo que traz acertos e erros, dependendo por onde você começa, poderá ficar empolgado ou decepcionado com o que tem nele. Mas ao mesmo tempo, apresenta um encontro único de tantos personagens e um modo história do Boruto que traz uma certa nostalgia com os jogos anteriores da franquia, porém está aquém na experiência de reviver as aventuras do Naruto.

Fiquei decepcionado com o modo história da saga do Naruto, por mais que o foco de sua narrativa tenha sido muito feliz ao condensar diversos fatos, a forma que se traduz na tela com textos e imagens estáticas, não lembra em nada os outros jogos da série. Não é ruim, mas está longe de ser bom como os jogos anteriores.

Já o modo Boruto é a cereja aqui do bolo com uma história simples, mas que funciona para se divertir e conhecer melhor os personagens. Trazendo um MMO misturado com viagens no tempo, essa história traz uma certa nostalgia de relembrar o quão bom e único eram os jogos da série.

Quando falamos de seu modo de luta, ele traz tudo que você imaginou num jogo da série, assim trazendo muitos encontros impossíveis na mesma tela. Excelente, o modo de luta dele se vende sozinho, ao trazer uma enorme gama de personagens, além de roupas e cores, fazendo que seja algo para se jogar diversas vezes com seus amigos.

Podemos definir que Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections ainda traz muito do universo da obra produzida pela CyberConnect2, ao mesmo tempo que o jogo talvez não tenha saído como se esperasse dele. Divertido e tendo muitas coisas boas, o jogo também traz problemas que pensam na hora de se decidir comprar o título. Talvez a adaptação brasileira não tenha funcionado tão bem como as anteriores e isso realmente incomoda na experiência como jogador.

Se você é fã da obra de Masashi Kishimoto, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections merece totalmente a sua atenção. Agora, se você gosta do personagem e prefere história do que jogo de luta, talvez você prefira a Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Trilogy/Legacy do que esse jogo.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections

Plataformas: Nintendo Switch, PS 5, PS 4, Xbox X|S, Xbox One, Steam

Gênero: Ação

Jogadores: 1-2

Data de lançamento: Nov. 17, 2023

Preço sugerido: $ 59,99 (edição Standard)

Idiomas de legenda: Inglês, Francês, Português brasileiro, Espanhol neutro

Idiomas de áudio: Inglês, Japonês, Português brasileiro, Francês, Espanhol neutro

Nota: 4 de 5

Nossos sinceros agradecimentos à assessoria da Bandai Namco por nos fornecer uma cópia digital de cortesia do jogo para teste e para a produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Produzindo jogos de Naruto desde 2003, a CyberConnect2 se tornou uma referência pela experiência tão rica com universo criado por Masashi Kishimoto. A chegada de Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é uma volta ao passado e mostra porque seus jogos eram tão...Review | Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é diferente do que se esperava