Crítica | Moneyboys

Essa semana chegou aos cinemas a produção Taiwanesa e Austríaca ‘Moneyboys’. Explorando o universo dos garotos de programa e tocando em temas, como relação conturbada com suas famílias no interior, o primeiro filme do diretor C.B.Yi toca em temas sensíveis num roteiro conciso e que traz algumas reviravoltas interessantes.

Sendo indicado a três categorias no Cannes, inclusive Queen Palm (dedicado a filmes LGBTQIA+), ‘Moneyboys’ cruzou o mundo, sendo indicado a diversos festivais de cinema, se destacando pelas indicações na Áustria por melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor design e melhor edição de som. Na Alemanha, no Filmfestival Max Ophüls Preis, o filme ganhou como melhor roteiro, melhor filme e do juri ecumenico.

Prestigiado e premiado, ‘Moneyboys’ veio ao Brasil pela Pandora Filmes e devo confessar que estava bastante curioso como o filme se desenvolveria. Assim a estrutura do filme nos apresenta em quatro atos precisos, a história do garoto de programa Liang Fei (interpretado por Kai Ko).

A história de ‘Moneyboys’

Numa noite, Liang Fei conhece outro garoto de programa, chamado Xiaolai (interpretado por J. C. Lin). Convocados para uma relação a três com um cliente em comum, Liang Fei e Xiaolai acabam se apaixonando e tendo uma relação, enquanto seguiam como garotos de programa.

Só que um dia, um empresário milionário acaba convocando Liang Fei e Xiaolai tenta a todo custo impedir, pelo histórico do empresário em bater e machucar os garotos de programa. Mesmo sendo alertado, isso não impediu Liang Fei chegar em casa machucado, o que faz Xiaolai  tirar satisfações e espancar o empresário.

Perseguido pela polícia e tendo a perna quebrada, Xiaolai acaba ficando no passado, enquanto Fei acaba mudando de cidade e vem um salto de 3 anos na história.

Podemos dizer que Moneyboys começa de verdade, a partir deste momento, em que Liang Fei tem uma vida consolidada, com clientes de luxo, além de um padrão de vida elevado. Enviando dinheiro para sua família no interior, ele não frequenta mais os encontros familiares, além de ter se afastado, depois da morte de sua mãe.

Só que nesse momento depois de uma inspeção da polícia, ele acaba indo pra casa da irmã, conhecendo seu sobrinho e tendo alguns dias longe da sua vida como garoto de programa, ao mesmo tempo, tendo que encarar conversas de família sobre se casar com alguma garota da ilha. É fato que esse tipo de conversa e até a reação extrema de um parente em querer bater nele, traz um incômodo velho conhecido e universal. É o famoso “E as namoradas?” dos tios do Pavê de festas da família, aqui caricaturado numa discussão acalorada, em que deixa claro o quão Liang Fei é a ovelha negra.

Vale aqui citar, que o diretor C.B.Yi gosta muito de trabalhar com contrastes, então toda essa discussão acontece depois de cenas de bar na capital em que Liang Fei conversa com outros jovens que abandonaram suas famílias, sendo que um “casal fake” teve um casamento ali, que subentende que é para apaziguar a família e ambos saírem desse submundo. Além disso, outros jovens ali falam da relação de voltar para seus lares no feriado, enquanto outros preferem não olhar para trás.

Voltando para Liang Fei no interior, ele acaba sempre encontrando Liang Long (interpretado por Yufan Bai) que comenta que tentou morar na capital, mas desistiu e queria ficar no interior. 

Só que quando Liang Fei volta para capital, acaba que Liang Long surge dias depois, dizendo que tentaria a qualquer custo ter a mesma vida de Fei. Inicialmente Long acaba fazendo outros serviços, mas acaba cedendo a virar garoto de programa, depois de uma briga feia com Fei.

É nesse momento da história que Long começa a se apaixonar por Fei, sendo que ambos se dividiram até o mesmo cliente do Fei. Se Long estava se entregando de corpo inteiro, Fei ficava desconfiado e não se entregava totalmente.

O último ato do filme acontece com o ressurgimento de Xiaolai cantando uma velha canção. Trazendo lembranças ao Liang Fei, ele acaba ouvindo e procurando, o Xiaolai está casado com uma esposa e com diversos filhos.

Liang Fei questiona Xiaolai se ele realmente amava a esposa e como ficava a relação dos dois, mas Xiaolai lança uma das melhores frases do filme que é: “Você acha que realmente só amei você?”. 

O Liang Long sente que está perdendo Liang Fei, tentando tirar ele de perto do Xiaolai, mas ao mesmo tempo Liang Fei deixa claro que ele é do tipo de pessoa que protege a todos.

Opinião

Moneyboys é um filme que ousa apresentar as figuras de garotos de programa e toda a sua origem. Trazendo brigas de família, problemas de relacionamento, além de uma fuga constante para se manter num emprego ilegal. Constantemente associado a drogas, pessoas como Liang Fei vivem na margem da sociedade, mantendo luxo, ao mesmo tempo que perde sua ligação com a sua família.

O ator Kai Ko impressiona bastante por sua atuação como Liang Fei, convencendo o tempo todo o quão frio e calculista que ele teve que se tornar para sobreviver. Conquistando certo luxo e status, o personagem Liang Fei não quer inspirar e trazer ninguém para esse mundo.

E a chegada de Liang Fong mostra uma certa inocência perdida do personagem, ele precisa aprender a vender o seu corpo a qualquer custo. O ator Yufan Bai rouba a cena ao apresentar um garoto inocente e até meio bobo ao tentar impressionar Fei, tendo que amadurecer do dia para a noite.

Mesmo sendo um filme de garotos de programa, a produção traz pouquíssimas cenas de sexo, sendo que o diretor C.B.Yi opta sempre por ângulos artistícos, nunca focando nos personagens no ato em si. Essa decisão, traz um ar mais rústico às cenas, sinalizando a profissão, mas mantendo o foco na história.

A briga entre os familiares do Liang Fei pode se tornar um gatilho para os telespectadores que se identificam com a visão deles sobre a orientação sexual do personagem. Incômoda e totalmente intencional, ela foi construída para gerar desconforto do telespectador.

Já a trama e a jornada do personagem Liang Fei, podemos dizer que aquele que tudo quer, nada terá. Mesmo com clientes fiéis, um novo namorado, ele não se sentia realizado sem ter o Xiaolai. Sua decisão de ajudar e querer a todo custo ter Xiaolai ao seu lado, mostra o quão doentia era a sua decisão em ter um velho amor ao seu lado na marra.

Merecido o sucesso da produção internacionalmente, o “Moneyboys” entrega reviravoltas, uma história redondinha, uma boa trilha sonora e excelentes atuações. É um filme que deve ser assistido nos cinemas e ser debatido com os amigos numa mesa de bar depois.

Moneyboys
País:
Áustria, França, Bélgica,Taiwan
Ano: 2021
Duração: 120 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos

Direção: C.B. Yi
Roteiro: C.B. Yi
Produção: Gabriele Kranzelbinder, André Logie, Barbara Pichler, Guillaume de la Boulaye
Elenco: Kai Ko, Chloe Maayan, Yufan Bai, J.C. Lin, Qiheng Sun, Yan-Ze Lu, Daphne Low, Mu Chen, Teng-Hui Huang, I-Hsiung Lin
Direção de Fotografia: Jean-Louis Vialard
Trilha Sonora: Yun Xie-Loussignan
Montagem: Dieter Pichler
Gênero: drama

Nota: 4,5 de 5

Nossos sinceros agradecimentos à assessoria da Pandora Filmes por nos convidar para uma sessão do filme para a produção desta matéria.

Relacionados

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Essa semana chegou aos cinemas a produção Taiwanesa e Austríaca ‘Moneyboys’. Explorando o universo dos garotos de programa e tocando em temas, como relação conturbada com suas famílias no interior, o primeiro filme do diretor C.B.Yi toca em temas sensíveis num roteiro conciso e...Crítica | Moneyboys