Sobreviventes | Último filme de José Barahona ganha trailer e pôster com estreia em abril nos cinemas brasileiros

A produção luso-brasileira Sobreviventes, último longa dirigido por José Barahona, acaba de ganhar seu trailer e cartaz oficiais. O filme estreia nos cinemas do Brasil no dia 24 de abril, com distribuição da Pandora Filmes, e marca um tributo emocionante ao cineasta, que faleceu em novembro de 2024, aos 55 anos. Mais do que uma despedida, o longa reafirma o compromisso do diretor com temas históricos, sociais e políticos — especialmente os ligados à escravidão e ao colonialismo.

Uma ilha isolada, dilemas modernos

Sobreviventes – Roberto Bomtempo

Com roteiro assinado por José Eduardo Agualusa e Barahona, Sobreviventes mistura realidade e ficção ao mostrar um grupo de náufragos — brancos e negros — presos em uma ilha no século XIX. Sem leis, estruturas sociais ou autoridade, os personagens precisam decidir se vão reproduzir as hierarquias do passado ou se tentarão construir um novo modelo de convivência.

O filme, que teve estreia mundial no IndieLisboa, também passou pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e pelo Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A proposta de Barahona era clara: revisitar o passado e trazer à tona as consequências da escravidão, tema recorrente em sua obra.

“O tema da escravatura foi muitas vezes esquecido, escondido atrás de uma ‘gloriosa’ epopeia ultramarina”, escreveu Barahona em suas notas. “Como é possível a harmonia e a instauração de uma sociedade igualitária e democrática depois de um passado de tanta violência? Não sabemos até hoje, mas ela é certamente desejável.”

Elenco afiado e música de peso

SOBREVIVENTES – Anabela Moreira

O elenco principal de Sobreviventes conta com Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo, Paulo Azevedo e Zia Soares. A trilha sonora original é de Philippe Seabra e traz a participação especial de Milton Nascimento, com sua voz marcante que adiciona ainda mais emoção à narrativa.

A produção é uma parceria entre a portuguesa David & Golias e a brasileira Refinaria Filmes, com Fernando Vendrell, Luís Alvarães e Carolina Dias na produção executiva.

O Legado de José Barahona no Cinema

Sobreviventes -Equipe Filmagem ©AnaPaganini

José Barahona foi um diretor que explorou tanto a ficção quanto o documentário para refletir sobre identidade, memória e justiça histórica. Estudou cinema em Lisboa, Cuba (EICTV) e Nova Iorque (New York Film Academy). Em 2016, dirigiu o elogiado Estive em Lisboa e Lembrei de Você, baseado no livro de Luiz Ruffato, lançado comercialmente no Brasil e em Portugal. Já em 2020, com o documentário Nheengatu, filmado na Amazônia, venceu prêmios em festivais como CineAmazônia e Festival Caminhos do Cinema Português.

Além de diretor, também atuou como produtor, programador da Mostra de Cinema Português Contemporâneo no Brasil e colaborador do jornal Público, onde publicou ensaios sobre cinema.

Barahona faleceu em novembro de 2024, mas deixou um legado que ecoa em cada plano de Sobreviventes — um filme que convida o público a refletir sobre o passado para imaginar futuros possíveis.

Assista ao trailer de Sobreviventes

Confira o cartaz oficial

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas