Spcine leva em games independentes e painéis na gamescom latam 2025

A Spcine, empresa de fomento ao audiovisual da Prefeitura de São Paulo, chega com tudo na gamescom latam 2025 — maior evento de games da América Latina — levando uma programação que vai muito além da vitrine institucional. Entre 30 de abril e 4 de maio, a capital paulista mostra seu protagonismo na cena gamer com painéis afiados sobre QA, políticas públicas e uma exposição com títulos independentes desenvolvidos por estúdios locais.

Painel sobre QA mostra como os testes estão moldando o futuro dos games

No dia 1º de maio, às 11h55, o painel “Testando o Futuro: Como QA Define a Nova Era dos Games” reúne especialistas da área para discutir o impacto direto da qualidade e testes no desenvolvimento de jogos. Participam Hélio Menino e Ingrid Santos (Spgame_Lab), Cláudio Gusmão (UX4indie) e Marcus Vinícius (Sue the Real), com mediação de Murilo Santana. A discussão vai além da técnica: mostra como o QA é peça-chave para jogos mais polidos e experiências mais imersivas.

Games e políticas públicas lado a lado

No dia 2 de maio, às 10h, é a vez do painel “Game é Cultura: O Papel das Entidades Públicas na Indústria de Games”, que debate como o apoio institucional pode impulsionar o setor. Participam Tainá Félix (Game e Arte), Kayque Santos (Rede Dahora) e Ary Scapin (Spcine), sob mediação da pesquisadora e apresentadora Juliana Oliveira. A conversa promete colocar em pauta o papel do Estado no crescimento da indústria de jogos digitais no Brasil.

Estúdios independentes mostram a força da cena paulistana

De 1º a 4 de maio, quem visitar a área B2C da feira poderá conhecer de perto alguns dos games que vêm ganhando destaque na cena indie paulistana. No estande da Prefeitura de São Paulo, a Spcine apresenta cinco projetos desenvolvidos com apoio do programa Spcine Game:

  • F.O.O.D.S – Luski Studio
  • Pivit of Hearts – Dragonroll
  • Glitchers – Push Start
  • Folklore – Infinity Green
  • lunr.radio.taxi – Soin Coletivo

Os títulos representam a diversidade criativa e a inovação dos estúdios que passaram por programas de capacitação, incubação e suporte financeiro oferecidos pela Spcine.

Spcine Game, do incentivo ao protagonismo

A Spcine Game é a frente da Spcine voltada exclusivamente ao mercado de games. Entre editais, incubadoras e laboratórios, o programa já impactou diretamente dezenas de estúdios da capital paulista, ajudando a estruturar uma cena que hoje se apresenta com maturidade e identidade própria. A presença na gamescom latam 2025 reforça esse papel de fomentar e profissionalizar a indústria local.

Muito além do apoio simbólico, a Spcine vem apostando alto para colocar São Paulo no radar nacional e internacional como polo estratégico de desenvolvimento de games. E isso se vê na prática: com estúdios produzindo, dialogando com o público e pensando o futuro da indústria.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas