Referência em cultura pop, nerd, gamer e Ásia

Blizzard revela acessibilidade de Diablo IV em vídeo especial do Dia Mundial da Conscientização

A Blizzard Entertainment entrou no clima do Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade (GAAD 2025) com um conteúdo que vai além das celebrações: um vídeo inédito nos canais oficiais de Diablo IV mostra os bastidores do trabalho de acessibilidade no game. O foco é claro — incluir mais jogadores no universo sombrio e desafiador de Santuário.

No curta, a equipe de desenvolvimento revela como foi o processo de criação dos recursos de acessibilidade implementados em Diablo IV. Designers, engenheiros e analistas de teste compartilham os desafios técnicos e criativos para adaptar o game a uma experiência mais inclusiva, atendendo jogadores com deficiências visuais, auditivas e motoras.

Entre os destaques do vídeo estão ferramentas como:
Contraste visual ajustável
Legendas personalizáveis
Leitura de tela
Suporte ampliado a periféricos adaptáveis
Feedback tátil e navegação assistida por áudio

Drew McCrory, líder de design de acessibilidade do jogo, reforça o compromisso da Blizzard com a inclusão:
“Nossa missão sempre foi criar um mundo onde todos pudessem viver a emoção de Santuário. Enquanto ainda há mais a ser feito, estou orgulhoso do que já conquistamos até o momento e animado para compartilhar esse olhar sobre como garantimos que todos os jogadores se sintam acolhidos, ouvidos e empoderados.”

Curta

O vídeo deixa claro que a acessibilidade em Diablo IV não é um “modo extra”, mas parte do próprio design do jogo. O objetivo é garantir que qualquer pessoa, independente de suas limitações, possa explorar masmorras, enfrentar chefões épicos e curtir tudo o que o game oferece, com autonomia e imersão.

Com essa iniciativa, Diablo IV se soma a uma nova geração de títulos que reconhece a importância da acessibilidade como parte essencial da experiência gamer.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.