Referência em cultura pop, nerd, gamer e Ásia

Duolingo leva mascote para Maid Café na Liberdade para lançar curso de japonês

O japonês conquistou um espaço importante no Brasil e no Duolingo, principal plataforma mundial de aprendizado de idiomas. Em 2024, a língua japonesa figurou entre as cinco mais populares globalmente no app, refletindo o crescente interesse pela cultura asiática no país, especialmente entre fãs de anime, mangá e entretenimento nipônico.

Com a chegada oficial do curso de japonês para falantes de português, o Duolingo inovou ao transformar um Maid Café – tradicional cafeteria temática muito presente na cultura japonesa – em um espaço dedicado à experiência do aprendizado. O local escolhido foi o bairro da Liberdade, em São Paulo, maior reduto japonês fora do Japão.

Na cafeteria personalizada do Duolingo, os visitantes podem tomar café ou chá enquanto praticam lições do idioma no app, por meio de tablets disponíveis. A experiência inclui a oportunidade de aprender palavras em japonês durante a refeição e, para quem iniciar o curso no app, a oferta de itens especiais ou descontos.

A iniciativa também contará com a presença de influenciadores digitais, que vão vivenciar o ambiente e compartilhar suas experiências, reforçando a conexão entre cultura, tecnologia e aprendizado. A campanha, desenvolvida pela agência Jotacom, é uma resposta direta aos pedidos dos alunos brasileiros, que nos últimos dois anos viram o interesse pelo japonês crescer 133% no Duolingo, mesmo antes da interface oficial em português.

Segundo Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil, a ação foi pensada para engajar os fãs da cultura japonesa e oferecer uma forma divertida de manter a motivação para aprender. Para Brunno Maceno, head de conteúdo da agência Jotacom, adaptar o conceito do Maid Café foi a escolha mais natural para conectar o público otaku ao novo curso.

O Duolingo mantém sua posição como líder global no ensino móvel de idiomas, focado em tornar o aprendizado acessível e divertido. A plataforma é o aplicativo de educação mais rentável da Google Play e App Store, empenhada em criar experiências que motivem usuários de diferentes culturas e interesses.

Essa iniciativa mostra que o interesse pela língua japonesa no Brasil vai além dos simples estudos: é uma imersão cultural que une diversão, tecnologia e tradição, em um dos espaços mais emblemáticos da cultura nipônica no país.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.