Martinho da Vila encontra Machado de Assis na nova temporada de A(u)tores, do Canal Futura

Martinho da Vila sempre foi mais do que um ícone do samba. Em sua trajetória, cruzou com personagens da literatura brasileira, até que Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, virou tema de um samba seu. Agora, o encontro se torna ainda mais íntimo: Martinho é um dos nomes da nova temporada da série A(u)tores, do Canal Futura, que vai ao ar todas as sextas-feiras, às 22h30.

Nesta sexta, 2 de maio, o segundo episódio da temporada destaca a relação afetiva de Martinho com a obra de Machado. O artista lê trechos do autor e comenta como, ao compor a música Machado de Assis – Boca do Mato, 59, acabou se enxergando no escritor. “Fomos meninos do morro, criados por mães lavadeiras. Vi pontos em comum antes de mergulhar nos livros dele de verdade. Depois disso, foi paixão literária. Volto sempre aos contos, mas tenho um carinho especial pelas Memórias Póstumas de Brás Cubas.”

A nova temporada marca uma mudança significativa no formato da série, que passa de episódios curtos de cinco minutos para 13 programas com meia hora de duração. Dirigida por Thiago Sacramento e Marcio Vianna, da produtora Guaraná Conteúdo, a série aposta em uma abordagem sensível e imersiva sobre o prazer da leitura, agora com o reforço da participação da pesquisadora Fabiana de Pinho, doutora em Literatura, que oferece reflexões acadêmicas e acessíveis em cada episódio.

O programa convida o público a ver a literatura com outros olhos, guiado por artistas que têm conexões reais com os autores abordados. Não se trata apenas de ler, mas de sentir, viver e compartilhar experiências com as palavras. É um documentário em formato poético, onde cada obra lida reverbera histórias de vida, afetos e descobertas.

A temporada conta com nomes como Beth Goulart (Clarice Lispector), Maria Gal (Carolina Maria de Jesus), Zahy Tentehar (Literatura Indígena), Luis Miranda (Lima Barreto), Verônica Sabino (Fernando Sabino), Hugo Germano (Mário de Andrade), Emílio Dantas (Cazuza), Luana Xavier (Djamila Ribeiro), Grupo Galpão (Shakespeare), Cia Luna Lunera (Caio Fernando Abreu), e o coletivo Complexo Negra Palavra (Solano Trindade), entre outros.

Cada episódio une performance, depoimentos e leitura, trazendo à tona o poder transformador da literatura. Para a supervisora do Canal Futura, Mariana Seivalos, o programa reforça a ideia de que diferentes expressões artísticas se entrelaçam na mesma missão: emocionar e provocar. “Ver um artista interpretar seu autor favorito é uma das formas mais autênticas de conexão com a literatura. Estamos felizes em lançar essa nova fase do projeto.”

A(u)tores também pode ser assistido em horários alternativos: sábado às 12h, domingo às 21h, segunda-feira às 2h15, terça às 15h30, quarta às 1h e quinta às 10h30. Os episódios estão disponíveis gratuitamente via Globoplay, com acesso ao vivo e a um extenso catálogo de conteúdos audiovisuais educativos.

Próximos episódios confirmados:

  • 09/05: Carolina Maria de Jesus por Maria Gal
  • 16/05: Literatura Indígena por Zahy Tentehar
  • 23/05: Lima Barreto por Luis Miranda
  • 30/05: Fernando Sabino por Verônica Sabino
  • 06/06: Mário de Andrade por Hugo Germano
  • 13/06: Cazuza por Emílio Dantas
  • 20/06: Djamila Ribeiro por Luana Xavier
  • 27/06: Shakespeare por Grupo Galpão
  • 04/07: Caio Fernando Abreu por Cia Luna Lunera
  • 11/07: Conceição Evaristo por Tatiana Tiburcio, Damiana Inês e Luciana Lopes
  • 18/07: Solano Trindade por Complexo Negra Palavra
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas