Nossas Vidas Importam | Exposição no MUHCAB transforma a fotografia em ato de resistência

A partir do dia 23 de maio, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa (RJ), recebe a exposição Nossas Vidas Importam, que mergulha nos registros visuais dos movimentos antirracistas do Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, a mostra ocupa a sala Mercedes Baptista até o dia 22 de junho e apresenta mais de 30 obras que reafirmam a fotografia como ferramenta de denúncia, identidade e resistência.

Com curadoria de Hiago de Farias (também expositor), ao lado de Jéssica Rodrigues e Vinícius Ribeiro, Nossas Vidas Importam é uma realização do Coletivo Amendoeira — formado por fotógrafos negros, periféricos e comprometidos com uma comunicação visual contra-hegemônica. A metáfora da encruzilhada guia a exposição, refletindo sobre os atravessamentos das vidas negras no espaço urbano, nos gestos cotidianos e nos registros de protestos. Mais do que mostrar, a proposta é aproximar: entre quem fotografa e quem é fotografado, entre a arte e o ativismo, entre o museu e a rua.

O público encontrará obras em diferentes suportes — entre impressões e lambe-lambes —, com trabalhos de Alice Machado, Lucas Novello, Rodrigo Matos, Camila Vieira, Kaolin Maxakali, Natália Perdomo, Rafael Daguerre, Ratão Diniz, além dos próprios curadores. A mostra provoca uma releitura crítica da história visual brasileira, ao colocar em evidência olhares e narrativas antes silenciados.

A abertura, no dia 23 de maio, acontece das 18h às 22h, com discotecagem da DJ Nat Bombom — referência nas batalhas de rap do estado — e pocket show da cantora trans negra Azula, que já passou pelo palco do Espaço Favela no Rock in Rio. O encerramento, em 22 de junho, contará com uma roda de conversa sobre Fotografia Antirracista, com Ratão Diniz e Thais Alvarenga, mediada por Hiago de Farias, seguida da apresentação musical de Magno Myller, cantor e percussionista com trabalho voltado para a MPB, jazz e maracatu.

A programação inclui também uma oficina prática de fotografia com celular, no dia 6 de junho, das 14h às 16h, ministrada por Rodrigo Matos e voltada ao público jovem. A proposta é democratizar a criação de imagens, ampliando o uso da fotografia como forma de expressão política e cultural.

Inspirado na amendoeira, árvore comum na paisagem urbana do Rio e símbolo de resistência, o Coletivo Amendoeira atua com foco em narrativas visuais sobre a luta por direitos, o cotidiano das periferias e as múltiplas identidades negras. Seu trabalho parte do território e reverbera nas imagens, propondo um outro olhar para aquilo que muitas vezes é apagado pela lógica dominante.

“É buscar trazer essa vida para essas imagens que, por muito tempo, nas paredes dos museus ou nos fotolivros, sempre pareceram distantes. Encurtar a distância entre quem está sendo fotografado e quem fotografa me parece uma das missões da curadoria. E a gente conseguiu fazer isso na nossa seleção de fotos para essa exposição”, destaca Hiago de Farias.

Com apoio do edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, a mostra se insere em um contexto maior de valorização das artes visuais como linguagem de combate ao racismo e de celebração da ancestralidade negra.

Exposição Nossas Vidas Importam
📅 De 23 de maio a 22 de junho de 2025
📍 MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – Sala Mercedes Baptista
📌 Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, Rio de Janeiro – RJ
🎟️ Entrada gratuita | Classificação livre

Programação
Abertura: 23 de maio, das 18h às 22h
  – DJ Nat Bombom
  – Pocket show com Azula

Oficina de Fotografia com Celular: 6 de junho, das 14h às 16h
  – Com Rodrigo Matos

Encerramento: 22 de junho
  – Roda de conversa: Fotografia Antirracista (Ratão Diniz, Thais Alvarenga, mediação de Hiago de Farias)
  – Pocket show com Magno Myller

Curadoria
Hiago de Farias (Curador Geral)
Jéssica Rodrigues (Curadora Adjunta)
Vinícius Ribeiro (Curador Adjunto)

Expositores do Coletivo Amendoeira:
Alice Machado, Hiago de Farias, Lucas Novello, Rodrigo Matos, Vinícius Ribeiro

Convidados:
Camila Vieira, Kaolin Maxakali, Natália Perdomo, Rafael Daguerre, Ratão Diniz

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas