O Canal Brasil exibe nesta segunda-feira, 19 de maio, às 19h30, uma entrevista inédita com Othon Bastos no programa Cinejornal, apresentado por Simone Zuccolotto. Aos 91 anos, o ator consagrado revive momentos marcantes de seus mais de 70 anos de carreira e fala sobre o retorno aos palcos com o monólogo Não Me Entrego, Não! — sua primeira peça solo, que tem rodado o Brasil.
O título da peça faz referência à icônica frase de Corisco, personagem que Othon interpretou em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha. Porém, o monólogo não é uma biografia tradicional, como o próprio ator explica: “Não estou fazendo uma biografia no palco, falo de momentos da minha vida e do que acho importante dizer. Não estou ali para me exibir, com ego. Não vivo de passado, o que fiz, fiz, e a história está aí para mostrar.”
Na entrevista, Othon Bastos relembra sua trajetória por filmes que marcaram a história do cinema nacional, como São Bernardo (Leon Hirszman) e Os Deuses e os Mortos (Ruy Guerra). Ele destaca o papel do acaso em sua carreira, especialmente a escolha para viver Corisco, quando o ator originalmente escalado desistiu do papel. “Eu nunca quis me repetir em nada que fazia. O acaso foi fundamental na minha vida”, conta.
O ator também fala sobre os desafios de trabalhar na arte durante a ditadura militar, período de forte repressão e censura. “Era um abuso. Tínhamos que lutar contra isso. Mesmo com a repressão, a gente se entregava e fazia grandes filmes.”
Com energia surpreendente para a idade, Othon Bastos compartilha o que motivou seu retorno ao teatro após anos dedicados ao cinema e à TV. “Um dia ouvi uma voz dizendo: ‘Está se esquecendo de mim?’ Foi uma surpresa o impacto que a peça teve no público. Não é só a minha história, é a do Brasil. Cada pessoa vê o monólogo de um jeito diferente, e isso estimula continuar.”
Essa entrevista inédita no Cinejornal é uma oportunidade para fãs e amantes do cinema brasileiro acompanharem um depoimento sincero de um dos maiores atores do país, que segue ativo e inspirador mesmo após nove décadas de vida.

Cinejornal – Entrevista com Othon Bastos
Data: Segunda-feira, 19 de maio
Horário: 19h30
Canal: Canal Brasil
Apresentadora: Simone Zuccolotto

