Referência em cultura pop, nerd, gamer e Ásia

Stella: vítima e culpada | Filme alemão retrata a história de Stella Goldschlag e chega aos cinemas em junho

O drama histórico Stella: vítima e culpada (Stella. Ein Leben.), baseado em uma história real, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de junho e promete provocar discussões profundas sobre moralidade, sobrevivência e culpa em meio aos horrores do nazismo. Com direção de Kilian Riedhof, o filme é uma coprodução entre Alemanha, Áustria, Suíça e Reino Unido, e chega ao Brasil com distribuição da Mares Filmes.

Com 121 minutos de duração, o longa acompanha Stella Goldschlag, uma jovem judia que cresce em Berlim durante o regime nazista. Apaixonada por jazz, ela sonha em seguir carreira na música, mas vê sua vida virar um pesadelo quando, em 1943, é capturada pela Gestapo. Torturada e ameaçada, Stella é forçada a escolher entre a deportação para Auschwitz junto com seus pais ou colaborar com os nazistas, denunciando judeus escondidos pela cidade.

Last Song for Stella Germany 2021
Photo Christian Schulz/Letterbox/ Majestic Film

A protagonista é vivida por Paula Beer (Undine, Frantz), que entrega uma performance densa e carregada de emoção. Ao lado dela estão nomes como Joel Basman, Jannis Niewöhner e Katja Riemann. O roteiro, assinado por Riedhof em parceria com Jan Braren e Marc Blöbaum, aposta em uma narrativa que não simplifica os dilemas morais da personagem. O resultado é um retrato angustiante de uma jovem que viveu entre o desejo de sobreviver e as consequências devastadoras de suas escolhas.

Ao invés de glamourizar o passado, Stella: vítima e culpada mergulha na complexidade dos fatos históricos com um olhar humano e doloroso. O filme não julga, mas também não poupa: expõe a pressão imposta sobre Stella e o peso de cada decisão, convidando o espectador a refletir sobre como situações extremas podem empurrar indivíduos a fazerem o impensável.

Para quem se interessa por cinema europeu, histórias da Segunda Guerra Mundial e filmes baseados em fatos reais, Stella: vítima e culpada é uma estreia imperdível em junho. O longa se junta a outras produções recentes que resgatam vozes femininas silenciadas pelo tempo, e certamente vai emocionar e chocar o público brasileiro.

STELLA: VÍTIMA E CULPADA

Alemanha – Áustria – Suíça – Reino Unido | 2023 | 121 min. | Drama

Título Original: Stella. Ein leben.

Direção: Kilian Riedhof

Roteiro: Kilian Riedhof, Jan Braren, Marc Blöbaum

Elenco: Paula Beer, Joel Basman, Jannis Niewöhner, Katja Riemann, Lukas Miko, Bekim Latifi, Damian Hardung, Gerdy Zint

Distribuição: Mares Filmes

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.