VDF Connection leva cinema brasileiro independente ao Marché du Film de Cannes durante o Ano Brasil–França

O cinema brasileiro marca presença no Marché du Film de Cannes 2025 com a estreia da VDF Connection, uma nova consultoria que chega ao maior mercado audiovisual do mundo com uma proposta ousada: impulsionar o cinema de gênero, arte e documentário produzido na América Latina.

A VDF Connection nasce em um momento estratégico, integrando as ações culturais do Ano Brasil–França. E chega com um diferencial importante — é a única consultoria brasileira presente nesta edição do Marché. Criada por Mónica Trigo e Javier Fernández, nomes reconhecidos pela atuação em festivais internacionais e no fortalecimento do cinema fantástico latino-americano, a VDF promete abrir portas para novos talentos e fomentar conexões globais.

Três filmes brasileiros ganham destaque em Cannes

Logo em sua estreia, a VDF Connection apresenta cinco longas-metragens em pós-produção — três deles brasileiros. O Casarão (Cintia Domit Bittar), O Mundo Que Eu Conheço Lá Não Existe Mais (Thiago Luciano) e Amor Livre Amor (Flávio Frederico e Mariana Pamplona) ganham projeção internacional com exibição agendada no Palais I, em 16 de maio. A seleção reforça o compromisso da consultoria com produções autorais, inovadoras e com potencial de circular entre públicos diversos.

O que é a VDF Connection?

Mais que uma agência de vendas, a VDF Connection funciona como uma ponte entre criadores e o mercado internacional. Com foco em filmes independentes, a consultoria atua em três frentes principais:

  • Consultoria Audiovisual: apoio estratégico completo em todas as etapas da produção — do desenvolvimento ao lançamento.
  • Treinamento e Redes Profissionais: espaços de capacitação e networking com apoio de universidades, festivais e instituições culturais.
  • Agência de Vendas Internacional: representação de filmes autorais em festivais e mercados como Berlinale (Alemanha), TIFF (Canadá), Annecy (França), Sitges (Espanha), Ventana Sur (Argentina), Rio2C (Brasil), BIFFF (Bélgica) e Guadalajara (México).

A proposta da VDF é acompanhar o crescimento artístico dos projetos enquanto posiciona as obras no circuito mundial de forma estratégica, inclusive por meio de modelos de coprodução internacional.

Quem são Mónica Trigo e Javier Fernández?

Com mais de duas décadas dedicadas ao audiovisual, Mónica Trigo é gestora cultural, curadora de festivais e ex-diretora de desenvolvimento na Empresa Mineira de Comunicação. Seu trabalho passa pela criação de políticas públicas, plataformas de streaming e festivais como o de Paulínia. Ela também atuou em curadorias para Cannes, Berlim e Buenos Aires, além de integrar a Academia Brasileira de Cinema.

Javier Fernández, por sua vez, é especialista em cinema de gênero e foi um dos principais nomes por trás do Blood Window no Ventana Sur. Atualmente, é consultor de projetos em eventos como Sitges, NAFF (Coreia do Sul), Fantasolab (Colômbia) e IFFAM (Macau). Sua atuação conecta criadores latino-americanos a distribuidores, agentes de vendas e festivais de todo o mundo.

Uma nova vitrine para o cinema latino-americano

“Acreditamos que o cinema tem o poder de transcender fronteiras e conectar culturas”, afirma Mónica Trigo. Com essa filosofia, a VDF Connection se apresenta como uma alternativa real para cineastas que desejam expandir seus horizontes sem abrir mão de suas raízes e identidades.

Com sede no Brasil e atuação internacional, a consultoria promete ser um nome recorrente nos próximos anos quando o assunto for a presença latino-americana em grandes eventos do cinema mundial.

Mais informações em: vdfconnection.com

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas