InícioEventos9º Prêmio CINEB celebra o cinema brasileiro com homenagem a filmes que...

9º Prêmio CINEB celebra o cinema brasileiro com homenagem a filmes que marcaram o público

O Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro chega à sua 9ª edição no dia 28 de junho (sábado), reforçando seu compromisso com a valorização do audiovisual nacional. A cerimônia acontece no Sindicato dos Bancários de São Paulo e será conduzida por dois nomes conhecidos do cinema brasileiro: o ator, diretor e roteirista Silvio Guindane, e a diretora, atriz e apresentadora Marina Person.

Criado como uma extensão do circuito itinerante CineB — iniciativa do Sindicato dos Bancários em parceria com a Brazucah Produções — o prêmio reconhece os filmes que passaram pelas telas do projeto nos últimos anos, homenageando tanto realizadores quanto instituições que contribuem para democratizar o acesso à cultura.

Homenagens a filmes que circularam pelo Brasil

A edição deste ano presta homenagem a uma seleção diversa de longas-metragens nacionais que foram exibidos em sessões gratuitas por bairros, periferias e universidades de São Paulo e cidades vizinhas. Estão entre os destaques:

  • Me Chama Que Eu Vou (Joana Marini)
  • Jair Rodrigues – Deixa que Digam (Rubens Arnaldo Rewald)
  • Mussum, O Filmis (Silvio Guindane)
  • Três Verões (Sandra Kogut)
  • Turma da Mônica – Laços e Lições (Daniel Rezende)
  • Doutor Gama (Jeferson De)
  • O Homem Cordial (Iberê Carvalho)
  • Pureza (Renato Barbieri)
  • Tô Ryca 2 e Um Tio Quase Perfeito 2 (Pedro Antonio)
  • Nosso Sonho (Lucas Penteado)
  • Saudosa Maloca (Pedro Serrano)
  • Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil (Marcelo Felipe Sampaio)
  • Selvagem (Diego da Costa)
  • Galeria Futuro (Fernando Sanches)
  • Um Dia Qualquer (Denis Feijão)
  • Pandemia do Sistema (Naná Prudêncio)
  • O Homem do Sacode (Felipe Kfouri)
  • Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano (Tatiana Lohman)
  • O Palhaço, Deserto (Patrícia Lobo)
  • Partido (Andrés Benedykt)

Um circuito que transforma a relação do público com o cinema

Desde sua criação em 2007, o CineB já promoveu mais de 761 sessões gratuitas, alcançando mais de 94 mil espectadores em 23 cidades e mais de 300 bairros, além de universidades. A tela itinerante já exibiu mais de 180 longas-metragens e 125 curtas, criando uma ponte direta entre o cinema brasileiro e as populações menos assistidas pela indústria cultural.

De acordo com o coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos, o prêmio é uma celebração do elo simbólico entre os diretores e as comunidades que assistem a seus filmes. “É a valorização de quem leva e de quem faz o cinema brasileiro chegar às periferias”, afirma.

Parcerias com universidades também serão reconhecidas

Além dos filmes e realizadores, o 9º Prêmio CINEB também homenageará instituições que têm colaborado com a difusão da cultura cinematográfica no meio acadêmico. Entre os parceiros homenageados estão o Centro Universitário das Américas – FAM, FIAM FAAM, Universidade São Judas e Anhembi Morumbi.

A premiação reforça o papel do cinema como ferramenta de transformação social e resgate da identidade cultural brasileira, especialmente em tempos em que o acesso à cultura precisa ser descentralizado e democratizado.

Redes sociais do Projeto CINEB

Instagram: @projeto_cineb
TikTok: @projetocineb
Facebook: @cinebsolar
YouTube: @projetoCineB

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas