Desde 2015, os voos da Azul contam com um repertório de filmes brasileiros que já incluíram títulos emblemáticos como Elis, O Palhaço, Que Horas Ela Volta? e Cidade de Deus. Agora, a companhia aérea avança na valorização do cinema nacional com uma curadoria especializada para enriquecer ainda mais seu catálogo a bordo.
A iniciativa nasce da parceria entre a Azul e a produtora 2Hs Entretenimento e Assessoria, que atua há três décadas em festivais e mostras de cinema no Brasil. Com o objetivo de ampliar o acesso dos passageiros a obras nacionais recentes e relevantes, a curadoria é conduzida por Fabiana Amorim, especialista em roteiro e sócia-fundadora da 2Hs, em colaboração com Erika Fromm, produtora audiovisual experiente no mercado de distribuição e festivais.
De acordo com Jason Ward, vice-presidente de Marketing e Pessoas da Azul, a demanda por filmes nacionais nos voos é significativa: “Nos últimos três anos, tivemos mais de 320 mil visualizações de títulos brasileiros na plataforma de entretenimento a bordo”. Para atender a esse interesse crescente, a curadoria ajuda a selecionar cuidadosamente os títulos, garantindo a diversidade e a qualidade das produções.
Documentários musicais em destaque

A estreia da nova curadoria traz para os voos dois documentários que exploram trajetórias marcantes da música popular brasileira: Dominguinhos e Luiz Melodia – No Coração do Brasil.
O documentário sobre Dominguinhos chega num momento especial, alinhado ao patrocínio da Azul às tradicionais festas juninas do Nordeste, especialmente em cidades como Caruaru e Campina Grande. O filme traça um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor, responsável por popularizar o forró e eternizar clássicos como “Eu Só Quero um Xodó” e “Lamento Sertanejo”.
Já Luiz Melodia – No Coração do Brasil revisita a vida e obra do cantor e compositor carioca, reconhecido pela originalidade e liberdade musical. O documentário, lançado no cinema no ano passado, será uma homenagem a um artista que influenciou gerações.
A valorização da música brasileira também está presente na própria campanha da Azul, cujo jingle “O Céu do Brasil é Azul” foi interpretado por nomes como Alceu Valença, Céu e Mariana Aydar, em versão forró, reforçando a conexão da companhia com a cultura nacional.
Um catálogo rico em histórias brasileiras
Desde o lançamento do serviço de entretenimento a bordo, a Azul já exibiu uma variedade de filmes brasileiros, que transitam entre gêneros e estilos. Passaram pelos monitores das aeronaves sucessos como Entre Nós, Tatuagem, Meu País, O Menino e o Mundo, Bingo: O Rei das Manhãs, Simonal, Minha Mãe é uma Peça 3, além dos já citados Elis, Cidade de Deus e Medida Provisória.
Esse acervo diversificado é parte do compromisso da Azul em incentivar a produção audiovisual nacional e proporcionar aos seus Clientes a oportunidade de conhecer mais profundamente a cultura do Brasil durante os voos.
Azul: a companhia que conecta o Brasil pelo céu e pela cultura
Com uma frota de mais de 200 aeronaves e 900 voos diários para mais de 150 destinos, a Azul é a maior companhia aérea brasileira em número de partidas e cidades atendidas. Eleita a 2ª mais pontual do mundo em 2023 pela Cirium e premiada em 2020 como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, a Azul mantém seu foco na excelência do serviço aliado à valorização da identidade cultural nacional.
A curadoria especializada para o entretenimento a bordo é mais uma prova do esforço da Azul para tornar cada voo uma experiência que vai além do transporte, revelando as histórias, sons e imagens do Brasil para seus passageiros.