InícioEventosDan Stulbach vive Shylock em nova montagem de O Mercador de Veneza...

Dan Stulbach vive Shylock em nova montagem de O Mercador de Veneza em São Paulo

Um dos textos mais emblemáticos de William Shakespeare ganha nova vida em São Paulo. O Mercador de Veneza estreia no Tucarena no dia 3 de outubro e segue em cartaz até 14 de dezembro de 2025, com sessões às sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 18h. Depois de passar por Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, sempre com ingressos esgotados, a montagem chega à capital paulista com Dan Stulbach no papel do agiota judeu Shylock — personagem que já foi interpretado por gigantes como Al Pacino, Laurence Olivier e Pedro Paulo Rangel.

Dirigida por Daniela Stirbulov, a adaptação transporta a trama da Itália renascentista para um cenário contemporâneo. A história é situada nos anos 1990, década marcada pela aceleração da globalização e pela transformação da economia mundial. A Bolsa de Valores surge como espaço central, refletindo as tensões do capital e da desigualdade. Segundo a diretora, o objetivo foi colocar a obra em diálogo direto com o presente, destacando questões como intolerância, antissemitismo e preconceito racial.

Ao contrário de algumas versões tradicionais, esta montagem coloca Shylock como protagonista, narrando os acontecimentos a partir de sua perspectiva. Isso reforça o peso dramático de um personagem dividido entre dor e resistência, ao mesmo tempo vítima e antagonista. A clássica trama acompanha Antônio, o mercador que contrai uma dívida com Shylock para ajudar o amigo Bassânio. Como garantia, oferece uma libra de sua própria carne, o que leva a um julgamento tenso e simbólico sobre justiça, identidade e intolerância.

A encenação aposta em recursos visuais e musicais para atualizar o texto shakespeariano. O palco traz uma estrutura acrílica transparente elevada, que funciona como tablado para os atores, enquanto um painel circular de LED exibe palavras e imagens captadas em tempo real. A trilha é tocada ao vivo por uma baterista, reforçando a atmosfera urbana e dinâmica da montagem.

Elenco e bastidores

Além de Dan Stulbach, o elenco conta com Cesar Baccan (Antônio), Marcelo Ullmann (Bassânio), Gabriela Westphal (Pórcia), Augusto Pompeo (Duque), Amaurih Oliveira (Lorenzo e Príncipe de Marrocos), Marisol Marcondes (Jéssica), Rebeca Oliveira (Nerissa), Júnior Cabral (Graciano), Marcelo Diaz (Lancelotte Gobbo), Renato Caldas (Solânio e Tubal) e Thiago Sak (Salarino e Príncipe de Aragão). A cenografia é de Carmem Guerra, com desenho de luz de Wagner Pinto e Gabriel Greghi, figurino de Allan Ferc e vídeos de André Voulgaris.

Com experiência em produções no Brasil e no exterior, Daniela Stirbulov destaca que dirigir Shakespeare é sempre um exercício de risco e confronto: “Vilões e heróis se confundem nas máscaras sociais. A obra, atravessada por tensões religiosas e preconceitos, nos provoca a refletir sobre intolerância, identidade e justiça — temas tão atuais quanto no século XVI”.

Serviço

O Mercador de Veneza
Local: Tucarena – Teatro da PUC-SP (Entrada pela Rua Bartira, s/n, esquina com Rua Monte Alegre, 1024)
Capacidade: 288 lugares
Classificação: 12 anos | Duração: 95 minutos
Temporada: 3 de outubro a 14 de dezembro de 2025 (sextas e sábados, 21h; domingos, 18h)
Obs: não haverá sessões entre 17 e 19 de outubro e 7 a 9 de novembro
Ingressos: Sympla ou na bilheteria do teatro

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas