InícioSériesMarcial Maciel: O Lobo de Deus | Série documental expõe um dos...

Marcial Maciel: O Lobo de Deus | Série documental expõe um dos maiores escândalos da Igreja

A HBO Max já disponibilizou os dois primeiros episódios de Marcial Maciel: O Lobo de Deus, série documental dirigida por Matías Gueilburt e produzida pela Ánima Films. A produção mergulha em documentos inéditos, depoimentos exclusivos e análises de especialistas para revelar a trajetória de Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo, figura que por décadas foi protegida mesmo diante de denúncias graves de abuso sexual, manipulação e redes de poder dentro da Igreja Católica.

O primeiro episódio apresenta Maciel ainda em Michoacán, mostrando suas ambições de criar uma congregação própria. A narrativa detalha como seu carisma e habilidade para manipular pessoas o ajudaram a construir uma rede de arrecadação de fundos. Também acompanha sua ida à Espanha, onde consolidou influência e lançou as bases para a criação dos Legionários de Cristo.

O peso das denúncias e a expansão do poder

Já o segundo capítulo foca na consolidação da congregação no México e no fortalecimento dos laços com o Vaticano. É nesse momento que surgem denúncias de abuso sexual infantil e dependência química. A investigação mostra como, mesmo diante das acusações, os Legionários de Cristo cresceram em poder e influência, até que a imagem pública de Maciel começou a ruir.

Vozes que romperam o silêncio

Um dos pontos fortes da série é dar espaço a testemunhos de pessoas que enfrentaram anos de silêncio institucional. Entre elas:

  • Juan José Vaca, ex-superior dos Legionários de Cristo nos EUA, um dos primeiros a denunciar os abusos.
  • José Barba, coautor da “Carta Aberta ao Papa” em 1997, que tornou públicas as acusações contra Maciel.
  • Alejandro Espinosa, autor de El Legionario, que relatou de dentro o controle e abusos da congregação.
  • Elena Sada, ex-membro do Regnum Christi, que expôs em Ave Negra as práticas de recrutamento e arrecadação.
  • Carmen Aristegui, jornalista mexicana que investigou as cumplicidades em torno de Maciel em História de um Criminoso.
  • Além de outros nomes de peso como Jason Berry, Raúl Olmos, Fernando González, Marco Politi, Iacopo Scaramuzzi e Idoia Sota, que complementam o mosaico de denúncias, investigações e análises sobre o caso.

Um retrato desconfortável, mas necessário

Mais do que um registro documental, Marcial Maciel: O Lobo de Deus expõe como um líder religioso pôde manipular estruturas de poder durante décadas, ao mesmo tempo em que cometeu crimes graves acobertados por uma rede de silêncio e influência.

Disponível na HBO Max, a série terá novos episódios lançados todas as quintas-feiras até 28 de agosto. Para quem acompanha produções que investigam os bastidores de grandes instituições, esta é uma obra que não se esquiva da complexidade de um dos maiores escândalos da Igreja Católica.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas