InícioEventosAyakashi: o Japão das criaturas místicas | Fundação Japão em São Paulo...

Ayakashi: o Japão das criaturas místicas | Fundação Japão em São Paulo e Cinemateca Brasileira apresentam clássicos restaurados do cinema japonês

A Fundação Japão em São Paulo e a Cinemateca Brasileira se unem para trazer ao público brasileiro uma imersão no universo das criaturas místicas do cinema japonês. Entre 25 e 28 de setembro, a mostra Ayakashi: o Japão das criaturas místicas apresenta quatro filmes restaurados que exploram o imaginário sobrenatural japonês, os Ayakashi.

Clássicos restaurados que atravessam gerações

A seleção inclui obras de diretores consagrados que marcaram o cinema nipônico:

  • Lago do Demônio (1979), de Masahiro Shinoda: um casal tenta manter a paz de sua vila tocando um sino três vezes ao dia para conter um Deus-Dragão aprisionado, até que a rotina é quebrada por acontecimentos inesperados.
  • O retorno do Gigante Majin (1966), de Kenji Misumi: uma estátua sagrada desperta para vingar a destruição causada por guerreiros que retornam à sua cidade.
  • A família Inugami (1976), de Kon Ichikawa: mistério sobrenatural em torno da disputa pela herança de um patriarca, envolvendo assassinatos, ganância e intriga familiar.
  • A reencarnação do Samurai (1981), de Kinji Fukasaku: um samurai assassinado em um massacre é ressuscitado e vende a alma ao diabo em busca de poder para trazer os mortos de volta à vida.

Programação completa

Quinta-feira, 25/09

  • 17h – A família Inugami (146 min, 16 anos)
  • 20h – Lago do Demônio (124 min, 14 anos)

Sexta-feira, 26/09

  • 15h – A reencarnação do Samurai (122 min, 18 anos)
  • 17h30 – O retorno do Gigante Majin (79 min, 14 anos)

Sábado, 27/09

  • 19h30 – Lago do Demônio (124 min, 14 anos)

Domingo, 28/09

  • 15h – O retorno do Gigante Majin (79 min, 14 anos)
  • 17h30 – A reencarnação do Samurai (122 min, 18 anos)
  • 20h – A família Inugami (146 min, 16 anos)

Todas as sessões acontecem na Sala Grande Otelo, da Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, SP), com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada exibição.

Ponte cultural entre Brasil e Japão

Presente no Brasil desde 1975, a Fundação Japão promove eventos que aproximam tradição e contemporaneidade, reforçando o intercâmbio cultural entre os dois países. A Cinemateca Brasileira, criada em 1949, é referência na preservação da produção audiovisual e abriga o maior acervo de filmes da América do Sul, com mais de 40 mil títulos.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Últimas