InícioCulturaBibliotecas de São Paulo abrem espaço para RPG, caça ao tesouro e...

Bibliotecas de São Paulo abrem espaço para RPG, caça ao tesouro e boardgames em setembro

As bibliotecas públicas municipais de São Paulo ganharam uma cara diferente neste mês de setembro de 2025. A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa colocou jogos, RPG e até caça ao tesouro na programação, transformando os espaços em pontos de encontro para quem curte se divertir de várias formas, seja com tabuleiros modernos, consoles ou atividades que resgatam a memória dos bairros.

Perus em clima de aventura

Na Biblioteca Padre José de Anchieta, em Perus, o destaque vai para a Caça ao Tesouro Histórica (23 e 30 de setembro). Alunos vão explorar a biblioteca e o Centro de Memória em busca de pistas sobre a história local, com direito a prêmio especial no final: um livreto de colorir exclusivo com imagens do bairro.

No mesmo espaço, o coletivo Bora Jogar Perus prepara uma tarde inteira de boardgames modernos (20 de setembro). A ideia é abrir as mesas para todas as idades, de crianças a veteranos.

Outro ponto interessante em Perus é o jogo “Perus no Tabuleiro da Memória”, desenvolvido pelo Centro de Memória Queixadas. Inspirado no conceito de memória coletiva, ele leva os jogadores a revisitar transformações do bairro em uma jornada de pertencimento.

RPG e imaginação sem limites

Quem gosta de narrativas fantásticas tem vez na Biblioteca Menotti Del Picchia. Todos os sábados, o mestre Breno Alves conduz o RPG Mutirão Imaginário (das 11h às 14h), voltado para maiores de 11 anos. O encontro aposta em mundos criados na hora, onde estratégia e trabalho em equipe são tão importantes quanto a imaginação.

Mesas abertas e clássicos revisitados

A Biblioteca Helena Silveira abre espaço livre para cartas e tabuleiros de terça a sábado, enquanto a Alceu Amoroso Lima traz tradição com a Oficina de Gamão, conduzida pelo mestre Nadin Jorge Arbex, todas as quintas às 14h.

Ainda na Alceu, o coletivo Joga n’ Alceu reúne fãs de RPG e boardgames em encontros mensais, sempre cheios de mesas rolando ao mesmo tempo.

Bibliotecas gamer

Nem só de tabuleiros vivem os espaços. Algumas bibliotecas também apostam em consoles. A Jayme Cortez, no Centro Cultural da Juventude, é referência para quem busca RPG de mesa como Dungeons & Dragons, mas também conta com futebol de botão, pebolim e pingue-pongue. Já a Anne Frank e a José Paulo Paes (no CC Penha) disponibilizam jogos no PlayStation 4, incluindo FIFA 2020, Shadow of the Colossus e Just Cause 3. Outras unidades mantêm PS3 e Nintendo Wii, criando um clima retrô para quem sente saudade dos clássicos.

Games e livros lado a lado

Hoje, mais de 40 bibliotecas da cidade oferecem não só acervo literário, mas também opções de lazer. Títulos como Detetive, Perfil, Imagem e Ação, Banco Imobiliário e Ludo podem ser solicitados na recepção, enquanto mesas de xadrez, damas e baralho ficam sempre à disposição dos frequentadores.

A iniciativa mostra como os espaços estão se transformando em pontos de encontro culturais e interativos, onde livros, jogos e memória se conectam em um mesmo ambiente.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Últimas