InícioSériesCantos da Amazônia | Nova websérie da SOMMOS AMAZÔNIA explora a floresta...

Cantos da Amazônia | Nova websérie da SOMMOS AMAZÔNIA explora a floresta em duas temporadas

A SOMMOS AMAZÔNIA estreia em outubro a websérie “Cantos da Amazônia”, oferecendo uma experiência única de imersão na biodiversidade e nas culturas da região. A primeira temporada estará disponível a partir do dia 2 de outubro, seguida da segunda, no dia 9 de outubro, gratuitamente na plataforma. A série combina ciência, fotografia e narrativa para revelar os sons e imagens da floresta amazônica, com atenção especial às aves e às comunidades que atuam na conservação ambiental.

Roteiro e direção conectados à Amazônia

A direção e o roteiro são de Carolina Fernandes, cineasta radicada no Amazonas e autora de produções ambientais premiadas, como Pirarucu, o respiro da Amazônia e Somos Guardiões. Ao lado dela, o ornitólogo Mario Cohn-Haft, pesquisador do INPA, atua como apresentador e co-roteirista, traduzindo a complexidade do universo das aves amazônicas em narrativas acessíveis e envolventes. A fotografia é assinada por Marcos Amend, fotógrafo de natureza com trajetória em conservação e educação ambiental, que assina a idealização da série.

Gravada em áreas protegidas, como a Reserva Extrativista do Médio Juruá, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari e a Terra Indígena Deni, a produção retrata quase dois milhões de hectares de floresta, destacando biodiversidade, ciência e o protagonismo das comunidades tradicionais.

Consultoria científica e aproximação com o público

A equipe também conta com a consultoria da bióloga Priscilla Diniz, mestre em zoologia e especialista em observação de aves, que contribui para aproximar o público da ciência e da preservação ambiental.

Um ecossistema cultural além da websérie

A SOMMOS AMAZÔNIA não se limita a filmes e séries. A plataforma reúne mais de 300 títulos, incluindo exclusivos como Segredos do Putumayo, de Aurélio Michiles, Brincando nos Campos do Senhor, de Hector Babenco, e Olhares do Norte, de Fernando Segtowick. O catálogo musical oferece 40 mil músicas, com artistas regionais e parcerias com distribuidoras como ONErpm e Nikita Digital Music. A área de artes visuais apresenta desde nomes consagrados como Claudia Andujar e Araquém Alcântara até jovens artistas como Marcela Bonfim e Ana Mendes.

O Glossário de Ingredientes, parte do projeto “Preservação e promoção das Artes e Culturas da Amazônia”, conta com 450 verbetes de alimentos e receitas da região, acompanhados de ilustrações. O projeto é patrocinado pelo Ministério da Cultura, Laranjinha e Bemol, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e promove mapeamento cultural, cartografia de agentes locais e registro de manifestações tradicionais.

Acesso e assinatura

O conteúdo da SOMMOS AMAZÔNIA está disponível por R$ 9,90 mensais, com acesso ilimitado a todas as produções. A assinatura pode ser feita pelo link: www.sommosamazonia.art.br.

Plataforma como movimento cultural

Fundada em 2013, a SOMMOS Arte e Cultura Brasileira S.A. reúne um time de especialistas em tecnologia, criação e gestão cultural. Com visão ECG (Environment, Culture & Governance), a plataforma entende cultura e setores criativos como motores de um desenvolvimento econômico mais justo e sustentável. Mais do que um streaming, é um projeto coletivo que conecta centenas de artistas, produtores e instituições culturais e socioambientais.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Últimas