InícioFilmesO que assistir em fevereiro na FILMICCA

O que assistir em fevereiro na FILMICCA

Fevereiro chega com clima de curadoria afiada e espírito de festival. A FILMICCA segue expandindo seu catálogo com uma programação que cruza fronteiras, épocas e estilos, reunindo obras que raramente encontram espaço no circuito tradicional de exibição.

Ao longo das quatro sextas-feiras do mês, a plataforma estreia 17 títulos vindos do Brasil, Lituânia, Itália, Uganda, Cabo Verde, Portugal, Moçambique e Quênia. A seleção mistura clássicos restaurados do cinema lituano, filmes contemporâneos premiados e produções autorais que exploram temas como memória, identidade, amadurecimento, relações familiares, fé, política e desejo.

O cinema brasileiro ocupa lugar central, com filmes de Júlia Regis, Felipe Bragança, Bruno Costa, Gustavo Vinagre, Ewerton Belico e Samuel Marotta, reafirmando o compromisso da FILMICCA com novas vozes, narrativas dissidentes e olhares atentos ao presente. Já a presença africana, com obras de Uganda e Cabo Verde, amplia o alcance geográfico da curadoria e traz histórias femininas marcadas por resistência, ancestralidade e processos de cura.

A Itália aparece com dramas e comédias humanas que observam o cotidiano urbano e os afetos contemporâneos, enquanto os títulos lituanos restaurados oferecem um mergulho raro em uma cinematografia pouco vista no Brasil, atravessada por folclore, memória histórica e juventude.

Como já virou tradição na plataforma, fevereiro não é apenas um mês de estreias, mas um convite para descobrir filmes que provocam, emocionam e permanecem após os créditos finais.

Lançamentos de fevereiro na FILMICCA

A Noiva do Diabo

Data de lançamento: 06/02

Um diabo cai na Terra e faz um pacto com um moleiro, prometendo riqueza eterna em troca de algo que ele ainda não possui. Anos depois, a dívida cobra seu preço quando sua filha nasce. Clássico do cinema lituano baseado no romance de Kazys Boruta, em versão restaurada.

Um Animal Amarelo

Data de lançamento: 06/02

Um cineasta brasileiro falido enfrenta fantasmas familiares, crises políticas e promessas sobrenaturais enquanto tenta encontrar sentido em sua arte e em seu país.

Ana Cecília

Data de lançamento: 06/02

Entre conflitos familiares, primeiras paixões e o desejo de ir além da pequena cidade onde vive, uma adolescente inicia sua jornada de amadurecimento e autodescoberta.

Nina em Roma

Data de lançamento: 06/02
Durante um verão silencioso em Roma, uma jovem solitária ensina canto e cuida de cachorros, encontrando na imaginação uma nova forma de enxergar o futuro.

Mirador

Data de lançamento: 13/02

Um boxeador tenta retomar a carreira enquanto equilibra subempregos e a responsabilidade inesperada de criar a filha sozinho. Sua maior luta acontece fora do ringue.

O Fato

Screenshot

Data de lançamento: 13/02

Baseado em um massacre real da Segunda Guerra Mundial, o filme reconstrói o crime a partir de depoimentos de sobreviventes, moradores e algozes. Primeiro longa da Lituânia a competir pela Palma de Ouro, em versão restaurada.

A Garota Mundana

Data de lançamento: 13/02

Criada em um ambiente religioso rígido, uma jovem vê suas certezas abaladas ao se apaixonar por um homem fora de sua comunidade.

Vestido Preto

Data de lançamento: 13/02

Presa a uma rotina de culpa e obrigações, uma mulher encontra no despertar feminista a chance de recomeçar.

Todo Santo Dia

Data de lançamento: 20/02

Um casal de origens e personalidades opostas enfrenta os desafios, frustrações e afetos do cotidiano ao decidir ter um filho.

Já Não Lembro Mais do Seu Rosto

Data de lançamento: 20/02

Dois adolescentes se apaixonam em um sanatório infantil, onde a doença, o medo e a interferência dos adultos ameaçam um amor intenso e delicado. Versão restaurada.

Baixo Centro

Data de lançamento: 20/02
Fragmentos de uma noite revelam encontros, desejos e violências em uma cidade marcada pela opressão e pela ameaça constante da desaparição.

Dez em Ponto

Data de lançamento: 20/02

Determinada a romper o silêncio, uma mulher confronta a mãe sobre um passado marcado por negligência e abuso.

Pão de Nozes

Data de lançamento: 27/02

Memórias da infância, adolescência e do primeiro amor se entrelaçam em uma pequena cidade do interior da Lituânia. Clássico restaurado.

Três Tigres Tristes

Data de lançamento: 27/02

Em uma São Paulo distópica, três jovens queer compartilham afetos, lembranças e sobrevivência em meio à pandemia e ao colapso social.

O Comandante e a Cegonha

Data de lançamento: 27/02

Um encanador viúvo cruza caminhos com personagens excêntricos da cidade e descobre novas possibilidades de afeto e recomeço.

Pirinha

Data de lançamento: 27/02

Ao revisitar o folclore cabo-verdiano e memórias de infância, uma jovem enfrenta traumas do passado em uma jornada de cura e reconciliação.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Últimas