InícioCulturaPrograma CPLP Audiovisual anuncia selecionados da nova edição nesta quarta (18)

Programa CPLP Audiovisual anuncia selecionados da nova edição nesta quarta (18)

Iniciativa internacional reforça cooperação entre países de língua portuguesa e prevê investimentos em telefilmes e curtas

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa divulga nesta quarta-feira (18) os projetos selecionados para a terceira edição do Programa CPLP Audiovisual (PAV III). No Brasil, a iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Cultura e a TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação. A lista será publicada no site oficial do programa.

A nova edição, que abrange o período de 2025 a 2027, marca a retomada do investimento brasileiro após seis anos e conta com financiamento conjunto de Brasil, Portugal e Angola. O programa busca fortalecer a produção audiovisual nos países lusófonos e ampliar a circulação de conteúdos em língua portuguesa.

Ao longo de 2025, o processo avançou com a pré-seleção de 79 projetos em oito países, sendo 16 brasileiros, divididos entre telefilmes e curtas-metragens. Todos participaram de oficinas de desenvolvimento com mentorias em roteiro e produção, etapa que funcionou como refinamento criativo antes da seleção final.

Os projetos escolhidos receberão apoio financeiro para produção, com investimento de 65 mil euros para telefilmes e 18 mil euros para curtas. Além disso, as obras terão exibição garantida na rede de emissoras públicas da CPLP, ampliando o alcance das produções.

Mais do que financiar projetos isolados, o programa atua como ferramenta de integração cultural, buscando reduzir desigualdades entre os países participantes e consolidar um ecossistema audiovisual compartilhado, onde circulação, formação e produção caminham juntos.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também