InícioNotícias15ª Mostra de Cinema Coreano encerra programação nesta sexta-feira (14) com sessão...
spot_img

15ª Mostra de Cinema Coreano encerra programação nesta sexta-feira (14) com sessão gratuita

A 15ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil chega ao fim nesta sexta-feira (14), em São Paulo, com uma programação que coloca o cinema independente sul-coreano em destaque. O encerramento acontece às 19h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), com duas sessões simultâneas de “O Apartamento das Duas Mulheres”, longa dirigido por Kim Se-in.

Uma das exibições será realizada ao ar livre, no jardim suspenso do CCSP, enquanto a segunda acontece na sala de cinema Paulo Emílio. Após a sessão na sala, a diretora participa de um bate-papo com o público.

Relação entre mãe e filha está no centro do filme

“O Apartamento das Duas Mulheres” acompanha uma mãe e sua filha, cuja relação é marcada por conflitos acumulados ao longo dos anos. Um acidente de trânsito acaba trazendo novamente à tona ressentimentos e questões que permaneceram sem resolução.

O longa foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Busan (BIFF) e selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim, destacando-se entre as produções independentes recentes da Coreia do Sul.

Mostra celebrou formação de novos cineastas

A edição deste ano teve como tema os 20 anos do curso de longas-metragens da Korean Academy of Film Arts (KAFA). A instituição já formou cineastas como Bong Joon-ho, diretor de Parasita.

Durante duas semanas, a programação apresentou 20 longas e 25 curtas-metragens produzidos por alunos da academia, além de encontros com realizadores coreanos e brasileiros.

A edição também marcou uma aproximação entre instituições de ensino dos dois países. Em 28 de julho, a KAFA e a Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) assinaram um Memorando de Entendimento para cooperação internacional. O acordo, com duração prevista de dois anos, contempla projetos para jovens criadores brasileiros e coreanos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Serviço

15ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil – Sessão de encerramento
Filme: O Apartamento das Duas Mulheres
Data: 14 de agosto de 2026
Horário: 19h
Local: Centro Cultural São Paulo — Rua Vergueiro, 1.000
Sessões: Jardim suspenso e Sala Paulo Emílio
Entrada: gratuita

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também