O Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano encerrou sua quarta edição neste sábado (1º), em Bonito (MS), anunciando os vencedores das mostras competitivas e do voto popular. A cerimônia foi apresentada pelos atores Valentina Herszage e Paulo Betti, além de prestar homenagem ao cineasta e indigenista Vincent Carelli, que recebeu o Troféu Pantanal pelo conjunto de sua obra.
Realizado entre 24 de julho e 1º de agosto, o festival reuniu 46 filmes de dez países sul-americanos e distribuiu R$ 57,5 mil em prêmios nas mostras Sul-Americana, Ambiental e Sul-Mato-Grossense.

Confira os vencedores
Júri Oficial
Melhor Longa-Metragem Sul-Americano
- ¿Quién Mató a Narciso? (Paraguai), de Marcelo Martinessi
Melhor Curta-Metragem Sul-Americano
- Sukua (Colômbia), de Omar E. Ospina
Melhor Longa-Metragem Ambiental
- Páramos II: El Origen (Colômbia), de Alejandro Calderón
Melhor Curta-Metragem Ambiental
- Hipopótamos, El Arca de Escobar (Colômbia), de Alejandro Calderón
Melhor Filme Sul-Mato-Grossense
- Natasha, de Ana Ostapenko, Willerson Amorim, Thiago Rotta e Rafael Rotta
Voto Popular
Melhor Longa-Metragem Sul-Americano
- Naira (Peru), de Gabriela Quiroz
Melhor Curta-Metragem Sul-Americano
- A Vida de Jerônimo Dentro e Fora da Casca (Brasil), de Andrews Nascimento
Melhor Longa-Metragem Ambiental
- Páramos II: El Origen (Colômbia), de Alejandro Calderón
Melhor Curta-Metragem Ambiental
- Buen Vivir – Ñutse Canseye (Equador), de Zoé Nathalie Kugler
Melhor Filme Sul-Mato-Grossense
- Higa Ke – Olho por Olho, de Conrado Roel e Debora Bah
Menções honrosas
O júri também concedeu Menção Honrosa ao longa peruano Naira, destacando a atuação de seus protagonistas, e ao filme sul-mato-grossense Quatro Luas Pantaneiras, dirigido por Ana Carla Loureiro.
Vincent Carelli recebe Troféu Pantanal

Além da premiação dos filmes, a cerimônia homenageou o cineasta e indigenista Vincent Carelli, fundador do projeto Vídeo nas Aldeias, reconhecido por seu trabalho na valorização do cinema produzido por povos indígenas.
Durante o discurso de agradecimento, Carelli destacou a importância do festival para a integração do cinema sul-americano e voltou a chamar atenção para a situação enfrentada pelos povos Guarani-Kaiowá.
Com o encerramento da edição de 2026, o Bonito Cinesur reforça sua proposta de aproximar as cinematografias da América do Sul, reunindo produções independentes, debates e profissionais do audiovisual em um dos principais eventos dedicados ao cinema do continente.


