InícioEventosSão Paulo Food Film Fest mistura cinema e gastronomia em sessões gratuitas
spot_img

São Paulo Food Film Fest mistura cinema e gastronomia em sessões gratuitas

Festival começa em 1º de outubro com filmes acompanhados de degustações, além de aulas-show, feira gastronômica e atividades para crianças

Já imaginou assistir a A Fantástica Fábrica de Chocolate e terminar a sessão com um sorvete de chocolate? Ou rever Curtindo a Vida Adoidado e depois comer um cachorro-quente inspirado na programação?

Cinema e comida dividem a mesma sessão no São Paulo Food Film Fest, que realiza sua quinta edição entre 1º e 14 de outubro, em São Paulo. Com entrada gratuita, o evento reúne mais de 30 sessões acompanhadas de degustações, além de aulas-show, feira gastronômica e atividades para crianças.

Boa parte da programação acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a brincadeira está justamente em descobrir qual comida vai acompanhar cada filme.

Logo no primeiro dia, por exemplo, o documentário A Colheita será seguido por uma sopa de cebola, enquanto Histórias das Culinárias Cubanas termina com arroz, feijão preto, mandioca cozida e especiarias.

Quando a comida sai da tela

Algumas combinações são praticamente inevitáveis. No dia 6 de outubro, A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Tim Burton, será exibido às 19h e terá sorvete de chocolate na casquinha depois da sessão.

No dia seguinte, o cinema brasileiro entra no cardápio com Dona Flor e Seus Dois Maridos, às 16h, acompanhado de moqueca baiana.

Já no dia 9 de outubro, às 19h15, será a vez de Curtindo a Vida Adoidado. Depois de acompanhar Ferris Bueller aproveitando seu famoso dia de folga, o público poderá encerrar a sessão com cachorro-quente.

A programação também traz O Clube dos Anjos, com picadinho e banana, e o documentário Cachaça, O Espírito Brasileiro, acompanhado de cachaça Salinas e caldinho de feijão.

E nem sempre a relação entre filme e comida precisa ser tão óbvia. O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante, de Peter Greenaway, por exemplo, terá um mini café da manhã depois de sua exibição em 7 de outubro.

Cinema também vira cozinha

O festival aproveita essa relação com a comida para ir além das sessões.

No dia 3 de outubro, episódios da série História da Alimentação no Brasil serão combinados com aulas-show. Letícia Massula trabalha diferentes preparos com banana, Graziela Tavares apresenta açordas portuguesas e Mara Salles prepara uma marinada de vegetais brasileiros.

Entre 9 e 11 de outubro, das 15h às 20h, o CCSP também recebe a Feirinha SP Food, com pequenos produtores, artesãos e cozinheiras.

As crianças entram nessa mistura de cinema e gastronomia no dia 14 de outubro, na Biblioteca Municipal Roberto Santos. A animação brasileira Papaya será exibida às 10h, enquanto uma oficina de gastronomia infantil acontece às 14h.

Serviço

5º São Paulo Food Film Fest

Data: 1º a 14 de outubro
Entrada: gratuita

Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo
Sessões de cinema, degustações, aulas-show e Feirinha SP Food.

Biblioteca Municipal Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, São Paulo
Sessão de Papaya e oficina de gastronomia infantil em 14 de outubro.

Ingressos: distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada sessão de cinema, com limite de um ingresso por pessoa e sem reserva antecipada. As degustações acontecem ao final das sessões.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Veja também