Awkwafina sabe atuar, fazer comédia e música, mas admite que existe algo que nunca aprendeu: cozinhar. É justamente essa falta de experiência que serve como ponto de partida para Awkwafina – A Cozinheira Improvável, nova série documental do Apple TV que acaba de ganhar seu primeiro trailer.
Com estreia marcada para 6 de novembro, a produção acompanha Nora Lum, nome verdadeiro da atriz, em uma viagem pelos Estados Unidos para aprender a cozinhar e encontrar uma maneira de revitalizar o legado do Lum’s, restaurante cantonês que pertenceu à sua família em Flushing, Nova York.
O problema é que ela começa praticamente do zero.
“Eu não sei cozinhar. Tipo, nada mesmo”, admite Awkwafina no programa.
Ao longo de oito episódios, ela recebe ajuda de chefs, donos de restaurantes e familiares enquanto conhece diferentes vertentes da culinária asiático-americana e procura entender como as tradições do Lum’s poderiam ser reinterpretadas para uma nova geração.
Da sala de aula às cozinhas dos Estados Unidos
A jornada começa com um curso intensivo no Instituto de Culinária da América, mas logo deixa a sala de aula.
Awkwafina viaja pelo Texas ao lado do ator Jimmy O. Yang para conhecer o churrasco local e aprende novas técnicas com os chefs Roy Choi e Martin Yan. No Havaí, investiga a cultura tiki que serviu de inspiração para o restaurante de sua avó.
A experiência também coloca a atriz dentro de uma cozinha profissional em Chinatown, em Los Angeles, preparando-a para o desafio que conduz a temporada: colocar o que aprendeu em prática e encarar uma noite de inauguração.
E há uma pessoa especialmente importante entre os convidados dessa experiência: sua avó.
Além da gastronomia, a série usa a viagem para explorar a relação de Awkwafina com sua própria história familiar e com a culinária asiático-americana contemporânea, transformando o aprendizado na cozinha em uma tentativa de reconexão com o legado dos Lum.
Produzida pela Twofour, Awkwafina – A Cozinheira Improvável tem produção executiva da própria Nora Lum, além de David Brindley, Itay Reiss e Caroline Davies.
Awkwafina – A Cozinheira Improvável estreia mundialmente em 6 de novembro no Apple TV, com oito episódios.


